???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/594
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRios, Elisangela Martins de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3814405134167999por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marildo Geraldete-
dc.date.accessioned2018-01-31T21:47:43Z-
dc.date.issued2017-02-21-
dc.identifier.citationRIOS, Elisangela Martins de Oliveira. Astronomia básica como ponto de partida para a introdução de conceitos da física no ensino Médio. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/594-
dc.description.resumoA Alfabetização Científica é um dos grandes desafios da contemporaneidade. Criar alternativas para a promoção de práticas que elevem o patamar do letramento científico é um desafio para os educadores. A inclusão de atividades práticas envolvendo a Astronomia é uma estratégia que pode colaborar neste processo, tendo como base a Teoria da Aprendizagem Significativa. Neste sentido, este trabalho promoveu a difusão desta prática nas aulas de Física e Ciências na educação básica, bem como a prática de experimentos envolvendo a construção de instrumentos astronômicos básicos, observação de fenômenos astronômicos, exposições de planetário, seminários, participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e confecção de material didático para o ensino de Astronomia. O relato das atividades realizadas nas aulas de Física a partir dos conhecimentos trazidos pelos estudantes após pesquisa, elaboração de experimento e apresentação em sala de aula, promove o interesse, e melhora a compreensão dos fenômenos estudados. Como produto educacional foi construída uma homepage contendo o material desenvolvido neste trabalho, bem como o roteiro dos experimentos e descrição das atividades práticas e observacionais realizadas, para que possam servir como suporte metodológico em diversos contextos de aprendizagem em ciências.por
dc.description.abstractScientific Literacy is one of the big challenges in contemporary world. That way alternatives which promote practice that increase level of scientific Literacy is a challenge (deal) for educators. Inclusion of practice that involve Astronomy is a strategy which can collaborate in this process, and having support Significant Learning theories. Following this idea, this project promote a diffusion of this manner of learning though practise in Physical class and Basic Education Science, as well practice of experiments involving basic astronomical tools, observation of astronomical phenomena, planetarium sections, presentations, participations in Astronomy and Astronautic Brazilian Olympiad, science fairs and confection of didactic material for Teaching Astronomy are some activities include on this project. The report of all activities realized in the classes of Physics was through knowledges brought by students after researches, elaboration of experiment and presentation in classroom, promotes interest and improves understanding about the studied phenomena. As Educational Product, was created a homepage containing all material developed in this work, such as script of the experiments and descriptions of the practical activities and observations realized, which will serve as methodological handle in diverse Learning contexts in Science.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2018-01-31T21:47:43Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Elisangela - Versão final.pdf: 4721692 bytes, checksum: 932b8588b8105cec5dea658dc990cffd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-31T21:47:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Elisangela - Versão final.pdf: 4721692 bytes, checksum: 932b8588b8105cec5dea658dc990cffd (MD5) Previous issue date: 2017-02-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAstronomiapor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectAtividades práticaspor
dc.subjectLetramento científicopor
dc.subjectAtividades experimentaispor
dc.subjectAstronomyeng
dc.subjectTeaching of Physicaleng
dc.subjectPractice activitieseng
dc.subjectScientific literacyeng
dc.subjectExperimental activitieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.titleAstronomia básica como ponto de partida para a introdução de conceitos da física no ensino Médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Elisangela - Versão final.pdfArquivo em texto completo4.61 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.