???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/599
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: De que povo é a praça? Lambe-lambes, estúdios e discursos urbanizadores em Feira de Santana (1970-1985)
???metadata.dc.creator???: Gama, Kalila Catharine Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Aldo José Morais
???metadata.dc.description.resumo???: A dissertação tem como objeto analisar a ocupação e a apropriação da praça Bernardino Bahia enquanto espaço de construção do fazer profissional dos fotógrafos lambe-lambes, empreendida no início da década de 1970, na cidade de Feira de Santana. A intenção é compreender as tensões nascidas da ocupação da praça pelos fotógrafos lambe-lambes. Para tanto, apresenta-se uma análise da conjuntura que precede o recorte temporal – 1970-1985. O recuo é fundamental para o entendimento acerca da ascensão do município feirense como entroncamento rodoviário e entreposto comercial, sua inserção na política de descentralização das indústrias via incentivos fiscais e as implicações nos processos de urbanização e de migração registrados na urbe. Ao longo do texto, serão estudadas, também, as representações forjadas pelos jornais Folha do Norte e Feira Hoje sobre o município feirense, em consonância com os interesses de determinados grupos. Ademais, busca-se entender como se desenrolou a determinação de um ordenamento no centro comercial, por meio de normas, a exemplo do Código Tributário de 1963 e o Código de Posturas de 1967. A partir dos depoimentos orais de três fotógrafos lambe-lambes, foi possível traçar um cenário da labuta diária desses profissionais, detalhando a jornada e a disciplina de trabalho, a técnica fotográfica e a organização interna do grupo. Por fim, foram examinadas as motivações pelas quais os fotógrafos ambulantes ocuparam a praça citada, os mecanismos utilizados para a apropriação do local e as táticas acionadas para a manutenção no espaço público; bem como as repercussões dessa dinâmica na imprensa feirense e no Legislativo municipal, sem deixar de atentar para as ações empreendidas pela Prefeitura Municipal visando amenizar os conflitos.
Abstract: The dissertation has as object to analyze the occupation and appropriation of the "Bernardino Bahia Square" as a space for the construction of the professional work of the lambe-lambes photographers, undertaken in the early 1970's in the city of Feira de Santana. The intention is to understand the tensions born of the occupation of the square by the photographers lambe-lambes. For that, an analysis of the conjuncture that precedes the temporal cut - 1970-1985 is presented. The kickback is fundamental for the understanding about the rise of the county Feirense as a road junction and commercial warehouse, its insertion in the policy of decentralization of industries through fiscal incentives and the implications in the processes of urbanization and migration registered in the city. Throughout the text, will also be studied the representations forged by the newspapers Folha do Norte and Feira Hoje on the county Feirense, in agreement with the interests of certain groups. In addition, it seeks to understand how the determination of an ordering in the commercial center was carried out, by means of norms, like the Tax Code of 1963 and the Code of Postures of 1967. From the oral testimonies of three lambe-lambes photographers, it was possible to draw a scenario of the daily toil of these professionals, detailing the journey and the discipline of work, the photographic technique and the internal organization of the group. Finally, were examined the motivations for traveling photographers to occupy the square cited, the mechanisms used for the appropriation of the site and the tactics for maintenance in the public space; as well as the repercussions of this dynamic in the local press and in the municipal legislature, without neglecting the actions undertaken by the Municipal Government to alleviate conflicts.
Keywords: lambe-lambe
fotografia
industrialização
urbanização
espaço
photography
industrialization
urbanization
space
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em História
Citation: GAMA, Kalila Catharine Oliveira. De que povo é a praça? Lambe-lambes, estúdios e discursos urbanizadores em Feira de Santana (1970-1985). 2017. 176 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/599
Issue Date: 30-Aug-2017
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_KALILAGAMA.pdfArquivo de texto completo2.3 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.