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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/603
Tipo do documento: Dissertação
Título: Da fala para a escrita: intervenções discursivas em processos de retextualização
Autor: Araujo, Márcia Souza Maia e 
Primeiro orientador: Besnosik, Maria Helena da Rocha
Resumo: Este trabalho, ancorado no aporte teórico da Linguística Textual, mais especificamente nos estudos de Marcuschi (2003) acerca da Retextualização, versa sobre a natureza das intervenções textuais-discursivas decorrentes do processo de retextualização de entrevistas, numa interface entre texto oral e texto escrito, considerando as operações linguísticas-discursivas aí envolvidas. O seu propósito é compreender o nível de ocorrência dessas intervenções, e como esses textos são modificados, considerando as operações de retextualização em que há interferências mais ou menos acentuadas. A constituição do corpus se dá a partir de entrevistas concedidas pelos candidatos à presidência da República Aécio Neves e Dilma Rousseff, na campanha eleitoral de 2014, transformadas para a modalidade escrita da língua, por estudantes de 3ª e 4ª séries do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA/Campus Ilhéus. Acreditamos que, mesmo não sendo a retextualização uma livre interpretação do texto-base, elementos constitutivos do evento de interação do qual o texto emerge poderão influenciar em alterações de sequências dos textos-alvo. A análise do corpus demonstrou que os estudantes assumiram a percepção das entrevistas levando em conta aspectos linguísticos e extralinguísticos do evento e que a adequação ao gênero textual proposto foi satisfatória. As intervenções ocorreram por meio de operações de substituição, reordenamento e condensação de ideias, descrevendo movimentos que modificaram partes do texto, produzindo novos sentidos e projetando a imagem dos candidatos positiva ou negativamente. A atividade de retextualização, por envolver complexas relações num plano textual-discursivo, e por depender de redes de referenciação dos sujeitos, é passível de alterações que excedem a relação entre fala e escrita.
Abstract: Cet étude aborde la nature des interventions textuelles-discursives résultantes du processus de retextualization d’intervews, à une interface entre le texte oral et le texte écrit, en considérant les opérations linguistique-discursives y présentes. L’objetiff est comprendre le niveau d'occurrence de ces interventions, et la façon dont ces textes sont modifiés, à partir des opérations de retextualization dans lequel les interférences sont plus ou moins intenses. La constitution du corpus est donnée à partir d’interviews, accordées par les candidats présidentiels Aécio Neves et Dilma Rousseff, pendant la campagne électorale en 2014, transformées en modalité écrite, pour les élèves de 3e et 4e année d'enseignement au course Technique Intégré de l’Institut Fédérale d’Education, Science et Technologie de Bahia - IFBA / Campus Ilhéus. Nous croyons que la retextualization n’est-ce pas une libre interprétation des textes-bases, mais que des éléments constitutifs de l'événement de l'interaction dont le texte apparaît peuvent influer dans des changements des séquences textuelles. Le corpus de l'analyse a montré que les étudiants ont pris la perception des interviews en tenant compte des aspects linguistiques et extralinguistiques de l'événement et la pertinence du genre proposé a été satisfaisante. Les interventions ont eu lieu à travers des opérations de remplacement, réordonnancement et condensation des idées, en décrivant des mouvements qui ont changé des parties du texte, avec la production de nouvelles significations et la projection d'une plus positives ou plus négatives des candidats. L'activité de retextualization, il implique des relations complexes dans un niveau textuel-discursive, et dépendent de réseaux d'orientation des individus, elle est soumise à des changements qui dépassent la relation entre la parole et l'écriture.
Palavras-chave: Retextualização
Intervenções discursivas
Fala e escrita
Retextualization
Interventions discursives
Parole et écritue
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
Programa: Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos
Citação: ARAUJO, Márcia Souza Maia e. Da fala para a escrita: intervenções discursivas em processos de retextualização. 2017. 173 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/603
Data de defesa: 17-Fev-2017
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