???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Rebeca Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6491328736293474por
dc.contributor.advisor1Borges, Carla Luzia Carneiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5010628942117284por
dc.date.accessioned2018-02-01T22:02:02Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rebeca Barbosa. O sujeito estudante da educação de jovens e adultos: uma análise histórico-discursiva. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/605-
dc.description.resumoCom relevantes contribuições em diversas áreas do conhecimento, Michel Foucault trouxe, em suas obras, importantes reflexões sobre os sujeitos e seus processos de constituição histórica dentro das relações estabelecidas entre poder, verdade e saber. Partindo da noção foucaultiana de sujeito, o presente trabalho configura-se como uma investigação deprocessos histórico-discursivos que interpelam a formação do Sujeito Estudante do Programa de Educação de Jovens a Adultos. Para tanto, de forma inicial, foi construído um breve panorama histórico-documental sobre os movimentos de educação para jovens e adultos no Brasil, refletindo sobre a constituição do programa em sua relação com o público para o qual ele é direcionado. De forma subsequente, o processo de análise foi construído com base em A Arqueologia do Saber, tratando-se, portanto, de uma leitura atenta às possíveis regularidades encontradas na materialidade linguística do capítulo 1 do segmento de Língua Portuguesa do livro didático do programa. A identificação das possíveis regularidades é seguidadeuma caracterização das superfícies de emergência de possíveis discursos e, posteriormente, são demarcadas as possibilidades e interdições que delimitam as margens de constituição do sujeito estudante da EJA através das exterioridades.por
dc.description.abstractWith relevant contributions in several areas of knowledge, Michel Foucault provided, in his work, important reflections on the subjects and their processes of historical constitution within the relations established between power, truth and knowledge. Starting from Foucault's notion of subject, the present work constitutes an investigation of historical-discursive processes that discourses the formation of the student in the Young and Adult Education Program (EJA). To do so, initially, a brief historical-documental overview was given on the education movements for young people and adults in Brazil, reflecting on the constitution of the program in its relation with the public to which it is directed. Subsequently, the process of analysis was constructed based on The Archeology of Knowledge, and it is therefore a careful reading of the possible regularities found in the linguistic materiality of chapter 1 of the Portuguese Language segment of the program's textbook . The identification of possible regularities is followed by a characterization of the surfaces of emergence of possible speeches and, finally, the possibilities and interdictions that delimit the margins of constitution of the student subject of the EJA Program through the exteriorities are demarcated.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jadson Francisco de Jesus SILVA (jadson@uefs.br) on 2018-02-01T22:02:02Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Rebeca Barbosa Nascimento.pdf: 15807698 bytes, checksum: 664333bbb7472f35f56de775f39667bd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-01T22:02:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Rebeca Barbosa Nascimento.pdf: 15807698 bytes, checksum: 664333bbb7472f35f56de775f39667bd (MD5) Previous issue date: 2017-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Estudos Linguísticospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectRelações de poder-saber-verdadepor
dc.subjectYoung and Adult Educationeng
dc.subjectSubjecteng
dc.subjectPower-knowledge-truth relationseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.titleO sujeito estudante da educação de jovens e adultos: uma análise histórico-discursivapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Rebeca Barbosa Nascimento.pdfArquivo de texto completo15.44 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.