???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/606
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Um click na escola: imagens, produções fotográficas e influência na formação leitora e cultural dos sujeitos aprendentes nas itinerâncias do “EPA”
???metadata.dc.creator???: Penha, Gracielia Novaes da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Trinchão, Glaucia Maria Costa
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa teve como objetivo maior compreender o potencial formativo das produções visuais no processo de constituição cultural e leitora dos sujeitos no Colégio Estadual de Quixabeira, localizado na cidade de Quixabeira/Bahia. Essas produções foram construídas durante a participação dos sujeitos aprendentes no Projeto Estruturante “Educação Patrimonial Artística” promovido anualmente pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia nas escolas de ensino médio da rede. Os álbuns fotográficos são elaborados com a pesquisa e fotografia de patrimônio cultural (material e imaterial) do lugar de vivência dos sujeitos, que são feitos com a câmara do celular. O levantamento das informações visou analisar as produções visuais (álbuns fotográficos) com o intuito de perceber sua relevância na constituição do sujeito cultural e leitor; conhecer o perfil dos estudantes que participam do projeto Educação Patrimonial Artística na referida unidade escolar; analisar os materiais coletados (álbuns e depoimentos dos sujeitos) observando o seu potencial sócio educativo e interpretativo a partir da perspectiva da compreensão crítica da cultura visual; e, refletir sobre o processo de produção dos álbuns nos processos formativos dos sujeitos aprendentes enquanto leitores e produtores de sentidos. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, inspirada na perspectiva hermenêutica que é utilizada também como método de análise dos dados levantados durante a pesquisa de campo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: observação analítica dos álbuns fotográficos referentes aos anos de 2013, 2014 e 2015 nesta unidade; um encontro de discussão que contou com a participação de 10 (dez) aprendentes que participaram do projeto nas edições de 2014 e 2015. E entrevistas do tipo semiestrutruada com alguns dos aprendentes participantes do projeto EPA e também docentes orientadores do projeto no referido colégio. Esse estudo baseia-se no campo teórico da Cultura Visual, onde a imagem é compreendida como portadora de significados entre os sujeitos numa perspectiva crítica dos seus papéis e funções sociais, passando da simples apreciação de imagens para a formação de sujeitos intérpretes e produtores de textos visuais.
Abstract: The present research had as main goal to understand the formative potential of the visual productions in the process of reading and cultural constitution of the subjects in the Quixabeira State High School, located in the city of Quixabeira / Bahia. These productions were developed during the participation of the learning subjects in the structing project "Artistic Patrimonial Education" (EPA) promoted annually by State of Bahia’s Educational Department in their high schools. The photo books are produced with historical research and pictures of cultural patrimony (material and immaterial) of the of the subjects’ hometown, which were taken with cameras of their smartphones. This data collection was aimed with the purposes of: to analyze the visual productions (photo books), in order to understand their relevance in the reading and cultural constitution of the subject; to recognize the profile of the students who participate in the Artistic Patrimonial Education project in this school; to analyze the collected material(photo books and testimonials of the subjects), observing their socio educational and interpretive potential, from the perspective of critical understanding of visual culture; and to reflect on the process of producing the photo books in the formative processes of the learning subjects as readers and producers of meanings. This is qualitative approach research, inspired by the hermeneutic perspective, which is also used as a method of analyzing the data collected during field research. The methodological procedures performed during the research were analytical observation of photo books made in 2013, 2014 and 2015 in this state high school; a discussion meeting with the participation of ten (10) learners who were part of the project in the 2014 and 2015 editions. Semi-structured interviews with some of the subjects who participated of the EPA project, as well as with teachers of the high school who were also advisors in the project. This study is based on the theoretical field of Visual Culture, where the image is understood among the subjects as having meanings, in a critical perspective of their social roles and functions, from the simple appreciation of images to the formation of interpreters and producers of visual texts.
Keywords: Imagem
Cultura Visual
fotografia
formação leitora-cultural
projeto estruturante
Image
Visual Culture
photography
reading - cultural formation
structuring project
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: PENHA, Gracielia Novaes da. Um click na escola: imagens, produções fotográficas e influência na formação leitora e cultural dos sujeitos aprendentes nas itinerâncias do “EPA”. 2017. 158 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/606
Issue Date: 13-Mar-2017
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO. Gracielia Novaes da Penha..pdfArquivo de texto completo6.79 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.