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dc.creatorSantos, Jaci Leal Pereira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5811702852258051por
dc.contributor.advisor1Borges, Carla Luzia Carneiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5010628942117284por
dc.date.accessioned2018-02-01T23:11:01Z-
dc.date.issued2017-02-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Jaci Leal Pereira dos. A produção de sentido no texto escrito pelo aluno surdo da Escola Professor Raimundo Mata do município de Catu - Ba. 117 f. 2017. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/609-
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da produção de sentido em textos produzidos em língua portuguesa como segunda língua (L2), por alunos surdos, da Escola Municipal Professor Raimundo Mata da cidade de Catu – BA. São analisados os escritos a partir dos elementos referenciais, destacando a importância que tem para o aluno surdo dominar tanto a Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, como a língua portuguesa escrita. Para tratarmos da importância que a produção escrita em português tem para o surdo nos espaços sociais, apropriamo-nos dos estudos de Quadros (1997), Skliar (2009, 2005), Silva (2001), Lodi (2009), Fávero (2003), Koch (1997), Marcuschi (2008) e Guarinello (2007). Elegemos como objeto de estudo o modo como o surdo referencia em suas produções textuais. A partir do reconto de filme foram analisadas duas produções escritas do ano letivo de 2016, de dois alunos do 9º ano, do turno matutino, ambos com 19 anos. Identificamos as estratégias utilizadas por estes em suas produções textuais que são responsáveis pela produção de sentido e percebemos que o surdo tem um modo particular de referenciar em português, caracterizado por uma referência construída mais a partir dos elementos não-verbais do que por elementos estritamente verbais.por
dc.description.abstractLa recherche traite de la production de sens dans les textes produits en langue portugaise comme seconde (L2) par des étudiants sourds de l'école municipale Professeur Raimundo Mata de la ville de Catu-BA. Les écrits sont analysés à partir des éléments référentiels, soulignant l'importance pour les étudiants sourds de maîtriser à la fois la langue de signes brésilienne (LIBRAS) et la langue portugaise écrite. Afin de traiter l'importance de l'écriture en portugais pour les sourds dans les espaces sociaux, nous nous appuyons sur les études de Skliar (2009, 2005), Silva (2001), Lodi (2009), Fávero (2003) , Koch (1997), Marcuschi (2008) et Guarinello (2007). Nous avons choisi comme objet d'étude la forme de référence du sourd dans ses productions textuelles. A partir du récit de film, ont été analysés deux productions écrites par deux étudiants de la 9ème année d'étude matinale, tous âgés de 19 ans, de l'année scolaire 2016. Nous avons identifiés les stratégies utilisées par ceux-ci dans leurs productions textuelles qui sont responsables de la production de sens et nous apercevons que les sourds ont une forme particulière de se référer en portugais, caractérisé par une référence construite plus à partir des éléments non verbaux que par des éléments strictement verbaux .fra
dc.description.provenanceSubmitted by Jadson Francisco de Jesus SILVA (jadson@uefs.br) on 2018-02-01T23:11:01Z No. of bitstreams: 1 Versão final da Dissertação1.pdf: 3017302 bytes, checksum: f9901a41619b1d9779d506122c6ab349 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-01T23:11:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versão final da Dissertação1.pdf: 3017302 bytes, checksum: f9901a41619b1d9779d506122c6ab349 (MD5) Previous issue date: 2017-02-20eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Estudos Linguísticospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProdução de sentidospor
dc.subjectObjeto de discursopor
dc.subjectTexto escritopor
dc.subjectAluno surdopor
dc.subjectReferenciaçãopor
dc.subjectProduction des significationsfra
dc.subjectObjet du discoursfra
dc.subjectTexte écritfra
dc.subjectÉtudiant sourdfra
dc.subjectRéférencefra
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.titleA produção de sentido no texto escrito pelo aluno surdo da Escola Professor Raimundo Mata do município de Catu – BApor
dc.typeDissertaçãopor
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