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dc.creatorMiranda, Rodolfo Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0652310285859390por
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961548959919008por
dc.date.accessioned2018-02-22T23:13:30Z-
dc.date.issued2017-07-07-
dc.identifier.citationMIRANDA, Rodolfo Santos de. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e seu suposto caráter contra-hegemônico: análise da implementação do programa na UEFS – 2005 a 2008. 2017. 230 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/617-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de pesquisa o projeto desenvolvido por meio Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), que se encontra dentro das políticas públicas para a Educação do Campo, através da parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Cultura (FAPEC), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG-BA) e a Pastoral Rural da Diocese de Paulo Afonso, na modalidade de alfabetização de Jovens e Adultos, no período de 2005 a 2008. A pesquisa problematizou o processo de construção e desenvolvimento do projeto, buscando compreender em que medida se concretizou a suposta proposta contra-hegemônica do programa. A partir da teoria crítica, foram utilizadas referências como Gramsci (1989, 2007), Ribeiro (2010) e Caldart (2004, 2009), que respaldaram as categorias de análise Contra-hegemonia e Educação do Campo, demarcando o recorte de classe da pesquisa. Baseando-se na metodologia qualitativa, foi utilizada a pesquisa documental a partir da análise de conteúdo, servindo-se de documentos produzidos pelos parceiros do PRONERA/UEFS como por exemplo, o texto base do Projeto, os relatórios avaliativos das instituições e equipes envolvidas ao longo do percurso, o texto do convênio estabelecido interinstitucionalmente, os módulos de estudo do PRONERA, além das Manuais de Operações do programa. Constatou-se entre outras coisas, que o projeto do PRONERA/UEFS, ao pautar-se em uma concepção de educação construtivista (relacionada às diretrizes internacionais para a educação do século XXI criadas pela ONU e UNESCO), distanciou-se dos princípios políticos pedagógicos da educação do campo, negando de forma contraditória, a gênese da proposta educacional nascida com as lutas sociais do campo nas últimas décadas do século XX. Constatou-se também inúmeras contradições na participação e papel dos representantes da tríade movimentos sociais, Incra e universidade no processo de implementação e desenvolvimento da proposta, que trouxeram implicações para uma satisfatória execução da proposta em sua essência. Tais contradições colocaram sob risco a concepção de educação do campo na proposta educacional, assim como o potencial emancipatório que o PRONERA defende enquanto projeto contra hegemônico de/para as lutas sociais no/do campo.por
dc.description.abstractThis essay’s research subject is the project developed by the National Program of Education in Agrarian Reform (PRONERA), which is into the public politics for rural education, through a partnership with the State University of Feira de Santana (UEFS), Foundation for Research, Education and Culture (FAPEC), Ministry of Agrarian Development (MDA), Regional Superintendence of the National Institute of Colonization and Agrarian Reform (INCRA), Federation of Agricultural Workers in Bahia State (FETAG-BA) and the Rural Pastoral of Paulo Afonso Diocese in the modality of youth and adult literacy from 2005 to 2008. This research discussed the process of construction and development of the project, pursuing the understanding of how the program counter-hegemonic proposal was concretized. Based on the critical theory, the references used were Gramsci (1989, 2007), Ribeiro (2010) and Caldart (2004, 2009), that supported the analysis categories Counter-hegemony and Rural Education, establishing the research profile. Based on the qualitative methodology, a documentary research was used from the content analysis, which served as documents produced by the partners from PRONERA/UEFS, such as the project main text, the institution and supporting team evaluation reports, the text of interinstitutionally established agreement, the PRONERA study modules, in addition to the Program Operational Manuals. Among other findings, it was verified that the PRONERA/UEFS project, when guided in a conception of constructivist education (related to international guidelines for education in the twenty-first century, created by ONU and UNESCO), stood apart from the rural educational political principles. It denied, in a contrasting way, the origin of the educational proposal brought up from the rural social struggles in the last decades of the twentieth century. It was also verified a great number of contradictions related to the participation and role of the representatives in the triad of social movements, Incra and university on the process of implementation and proposal development, which brought implications for a satisfactory proposal implementation in its essence. These conditions risked the concept of rural education on the learning proposal, as well as the emancipatory potential, which PRONERA defends as a counter-hegemonic project from/to the social rural struggles.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jadson Francisco de Jesus SILVA (jadson@uefs.br) on 2018-02-22T23:13:30Z No. of bitstreams: 1 Rodolfo Miranda - PPGE-UEFS.pdf: 3098631 bytes, checksum: 60cc9992838949bbe42aa38f4b8675b8 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContra-hegemoniapor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectMovimentos Sociais do Campopor
dc.subjectcounter-hegemoniceng
dc.subjectRural Educationeng
dc.subjectRural Social Movementseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titlePrograma Nacional de Educação na Reforma Agrária e seu suposto caráter contra-hegemônico: análise da implementação do programa na UEFS – 2005 a 2008por
dc.typeDissertaçãopor
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