???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/641
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Lorena Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2308158650352963por
dc.contributor.advisor1Ragni, Mirco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3569271948805982por
dc.date.accessioned2018-07-11T21:34:41Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationFERREIRA, Lorena Rodrigues. Viagem à Lua. 2017. 186 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/tede/641-
dc.description.resumoVIAGEM À LUA Este trabalho foi feito pensando-se na possibilidade de inclusão de pré-adolescentes e adolescentes em pesquisas científicas envolvendo a simulação de uma viagem espacial até a Lua em um ambiente semelhante a uma espaçonave com capacidade para comportar até 6 tripulantes. Diante da necessidade imprescindível de se ter um ambiente informal de ensino para as áreas de física, química e ciências, o simulador é comparável a uma miragem no deserto onde as diversas áreas da pesquisa podem ser exploradas sincronicamente utilizando-se das diversas ferramentas tecnológicas e científicas para estimular a curiosidade dos jovens a se interessarem pela Ciência e a partir daí, desenvolverem-se obtendo uma aprendizagem significativa em relação àqueles que não fazem uso de ambientes informais. O simulador de Viagem à Lua é o instrumento necessário para preencher essas lacunas, acrescentando-se à possibilidade de inserção de jovens treinados em simuladores como este, serem integrados à tripulação de viagens espaciais de curta e média duração desfazendo todas as fronteiras da Ciência, em especial, a Astrofísica. O simulador é composto por ambientes diversificados que se assemelham aos existentes em espaçonaves reais, equipados com materiais necessários à execução de atividades experimentais didático-pedagógicas, físicas e das demais áreas incluídas neste estudo. A formação de uma equipe multiprofissional é crucial para o planejamento e execução do Projeto bem como a obtenção dos resultados positivos.por
dc.description.abstractTRIP TO THE MOON This work was done considering the possibility of including pre-adolescents and adolescents in scientific research involving the simulation of a space travel to the Moon in a space similar to a spacecraft capable of behaving up to 6 crew members. Faced with the essential need to have an informal teaching environment for the areas of physics, chemistry and science, the simulator is comparable to a desert mirage where the various areas of research can be explored synchronically using the various technological and scientific tools to stimulate the curiosity of young people to take an interest in science and from there, to develop a meaningful learning in relation to those who do not use informal environments. The moon trip simulator is the necessary instrument to fill these gaps, adding to the possibility of insertion of young people trained in simulators like this, to be integrated into the short and medium duration space travel crew, undoing all the frontiers of Science, in especially, Astrophysics. The simulator is composed of diverse environments that resemble those found in real spacecraft, equipped with materials necessary for the execution of didactic-pedagogical, physical and other experimental activities included in this study. The formation of a multiprofessional team is crucial for the planning and execution of the Project as well as obtaining the positive results.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jadson Francisco de Jesus SILVA (jadson@uefs.br) on 2018-07-11T21:34:41Z No. of bitstreams: 1 TCC para impressão - LORENA RODRIGUES FERREIRA_18_09_2017 (2).pdf: 20198275 bytes, checksum: 49dde4b02a733ef7c2f80cfcbcf9effa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-11T21:34:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC para impressão - LORENA RODRIGUES FERREIRA_18_09_2017 (2).pdf: 20198275 bytes, checksum: 49dde4b02a733ef7c2f80cfcbcf9effa (MD5) Previous issue date: 2017-12-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de física em ambientes não formaispor
dc.subjectIsolamento forçadopor
dc.subjectFull immersioneng
dc.subjectPhysics teaching in non-formal environmentseng
dc.subjectForced insulationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.titleViagem à Luapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC para impressão - LORENA RODRIGUES FERREIRA_18_09_2017 (2).pdfArquivo de texto completo19.72 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.