???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/644
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Marcelo Lago-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5111289757708586por
dc.contributor.advisor1Guedes, Germano Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8080697890419252por
dc.date.accessioned2018-07-11T22:28:24Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.citationARAÚJO, Marcelo Lago. Simuladores experimentais de radiotelescópios para o ensino de astronomia no nível médio. 2017. 233f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/tede/644-
dc.description.resumoCom a Radioastronomia podemos estudar o Universo por meio das ondas de rádio que chegam até nós, aproveitando as janelas de observação atmosférica. É um ramo da Astronomia que abrange o desenvolvimento de novas tecnologias para a captação, detecção, armazenamento e análise de imensas quantidades de dados. Num cenário de diversas inovações tecnológicas, os desenvolvimentos científicos oriundos da Radioastronomia têm impacto em outros campos do saber e o estudo desta Ciência é um recurso pertinente para o Ensino de componentes da Física, em caráter interdisciplinar. Antes de propor os Produtos Educacionais, tendo a Radioastronomia como tema, foi necessário vivenciar seus aspectos práticos, desde a construção de protótipos às observações radioastronômicas com radiotelescópios experimentais, como o Radio Jove. As vivências em campo se constituíram numa prática que pode ser adotada por outros professores. Forneceram conhecimentos para o desenvolvimento dos Produtos Educacionais propostos: Experimento de Hertz, Rádio de Galena Adaptado, Simulador de Io-Júpiter, Simulador de Pulsar, Radiotelescópio Banda Ku, Simulador RCFM, Oficina para Professores e o sítio na Internet, repositório dos roteiros dos Produtos Educacionais. Também colaboraram para a metodologia desenvolvida que inclui a proposta de aplicação em sala de aula com a utilização de Mapas Conceituais e Diagramas em Vê, para diagnóstico, avaliação e condução dos experimentos. Os produtos foram testados e avaliados qualitativamente, a partir de sua aplicação em eventos de divulgação científica em ambientes formais e não formais de ensino. Nestas avaliações, obtiveram qualificação positiva que indica a sua relevância para a promoção da aprendizagem significativa, a partir dos itens analisadospor
dc.description.abstractWith Radio Astronomy we can study the Universe through the radio waves that reach us, taking advantage of the windows of atmospheric observation. It is an Astronomy branch that covers the development of new technologies for the capture, detection, storage and analysis of immense amounts of data. In a scenario of several technological innovations, the scientific developments from Radio Astronomy have an impact on other fields of knowledge. The study of this Science is a pertinent resource for the teaching of components of Physics, in an interdisciplinary way. Before proposing the Educational Products, with Radio Astronomy as its theme, it was necessary to experience its practical aspects, from the construction of prototypes to radioastronomical observations with experimental radio telescopes, such as Radio Jove. Field experiences have become a practice that can be adopted by other teachers. They provided knowledge for the development of the proposed Educational Products: Hertz Experiment, Adapted Galena Radio, Io-Jupiter Simulator, Pulsar Simulator, Ku Band Radio Telescope, RCFM Simulator, Teacher Workshop and Website, repository of Educational Product guides. They also collaborated on the developed methodology that includes the proposal of classroom application with the use of Conceptual Maps and V Diagrams, for diagnosis, evaluation and conduction of the experiments. The products were tested and evaluated qualitatively, from their application in events of scientific dissemination in formal and non-formal teaching environments. In these evaluations, they obtained a positive qualification that indicates their relevance to the promotion of meaningful learning, based on the items analyzedeng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Pereira (verenagoncalves@uefs.br) on 2018-07-11T22:28:24Z No. of bitstreams: 1 TFC - MARCELO LAGO ARAÚJO.pdf: 15427093 bytes, checksum: 0f71c2c794a5b17a6bd6de1c0dedb9df (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-11T22:28:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TFC - MARCELO LAGO ARAÚJO.pdf: 15427093 bytes, checksum: 0f71c2c794a5b17a6bd6de1c0dedb9df (MD5) Previous issue date: 2017-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRadioastronomiapor
dc.subjectEletromagnetismopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectProdutos Educacionaispor
dc.subjectRadio Astronomyeng
dc.subjectElecromagnetismeng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectEducational Productseng
dc.subject.cnpqASTRONOMIA::ASTROFISICA DO MEIO INTERESTELARpor
dc.titleSimuladores experimentais de radiotelescópios para o ensino de astronomia no nível médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFC - MARCELO LAGO ARAÚJO.pdfDissertação_Marcelo Lago_201715.07 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.