???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/646
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Figueirêdo, Alexsandro de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4791068336991006 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Indianara Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2886681360553144 | por |
dc.date.accessioned | 2018-07-11T23:13:30Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-30 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIRÊDO, Alexsandro de Oliveira. A física brasileira na educação básica: discutindo as contribuições de césar lattes para a descoberta do méson π a partir de uma abordagem histórica e conceitual. 2017. 212f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/tede/646 | - |
dc.description.resumo | Com este estudo, pretende-se contribuir para a divulgação da Física brasileira em sala de aula. Ele consiste em uma pesquisa qualitativa que trata da inserção de tópicos de Física de Partículas através de abordagem conceitual, particularmente a primeira proposta de Yukawa para interação forte, a partir da história da descoberta do méson π com as contribuições do brasileiro César Lattes. A pesquisa consistiu na elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática fundamentada na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel | por |
dc.description.abstract | This work represents our contribution to disseminate Brazilian Physics in the classroom. It consists of a qualitative research about the insertion of topics of Particle Physics through a conceptual approach, particularly the first proposal of Yukawa for strong interaction, from the history of the discovery of the π meson with the contributions of the brazilian scientist, César Lattes. The research consisted in the elaboration, application and evaluation of a didactic sequence based on the theory of significant learning of David Ausubel | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Verena Pereira (verenagoncalves@uefs.br) on 2018-07-11T23:13:30Z No. of bitstreams: 1 DIssertação Alexsandro VFA HISTÓRIA DO MÉSON PI .pdf: 9797951 bytes, checksum: 05cccd1dc1df86aff95c514b9ac8f4ab (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-11T23:13:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIssertação Alexsandro VFA HISTÓRIA DO MÉSON PI .pdf: 9797951 bytes, checksum: 05cccd1dc1df86aff95c514b9ac8f4ab (MD5) Previous issue date: 2017-08-30 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Feira de Santana | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE FÍSICA | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEFS | por |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Astronomia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Física de Partículas | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Partícula elementar | por |
dc.subject | Partícula mediadora | por |
dc.subject | Interação forte | por |
dc.subject | Particle Physics | eng |
dc.subject | Significant learning | eng |
dc.subject | Elementary particle | eng |
dc.subject | Mediating particle | eng |
dc.subject | Strong interaction | eng |
dc.subject.cnpq | FISICA DAS PARTICULAS ELEMENTARES E CAMPOS::PROPRIEDADES DE PARTICULAS ESPECIFICAS E RESSONANCIAS | por |
dc.title | A física brasileira na educação básica: discutindo as contribuições de césar lattes para a descoberta do méson π a partir de uma abordagem histórica e conceitual | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DIssertação Alexsandro VFA HISTÓRIA DO MÉSON PI .pdf | Dissertação_Alexsandro de Oliveira_2017 | 9.57 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.