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dc.creatorSantos, Clóvis Costa Dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2702906722329151por
dc.contributor.advisor1Coelho Neto, Agripino Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1597179534966668por
dc.date.accessioned2018-07-23T21:33:58Z-
dc.date.issued2018-03-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Clóvis Costa Dos Santos. A territorialidade da educação do campo: velhas questões, novos olhares. 2018. 219 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Planejamento Territorial) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/685-
dc.description.resumoAs formulações aqui desenvolvidas visam contribuir para o debate da perspectiva territorial da concepção de educação, campo e políticas públicas reivindicada pelos trabalhadores, movimentos e organizações sociais, articulando a universalidade das dimensões políticas e filosóficas com as condições objetivas dos espaços educativos na escala do município de Santa Inês/BA. Como objetivo geral, busca-se compreender em que medida a concepção teórico-empírica da Educação do Campo contribui na conformação do território e territorialidades campesinas a partir das escolas do campo no município em questão. Para isso, revisitamos as condições históricas e sociais que conformaram o território rural brasileiro centrado na concentração fundiária, na monocultura e expropriação dos homens e mulheres do campo, nas diversas escalas de análise (municipal, estadual e nacional). Em seguida, distinguimos a Educação Rural e a Educação do Campo como distintas e conflitantes formas de pensar o campo e produzir territórios e territorialidades, sendo esta última espaço estratégico na luta dos trabalhadores, organizados em movimentos e organizações sociais frente à exclusão social, sobretudo do acesso à terra e ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade. As diferentes formas de conceber a escola, a educação e o campo conduzem a diferentes relações de poder e sujeitos sociais na produção de territórios igualmente distintos, na lógica do capital ou na lógica de vida dos trabalhadores, por exemplo. Sendo assim, a Educação do Campo, ela mesma enquanto território, evidencia a disputa e o conflito entre projetos societários, por isso dedicamos uma parte do texto a refletir sobre os conceitos de território e territorialidade, bem como suas implicações nos processos educativos. Os dados empíricos demonstram que as escolas do campo ainda estão sob a influência de pedagogias contrárias à emancipação social, assim como professores que, em maioria, não conseguem compreender a essência dos fenômenos sociais, de modo que estão impossibilitados de superar a barreira da realidade aparente e estabelecer explicações científicas para os fatos cotidianos. Contudo, os programas de formação continuada no âmbito municipal e federal, a exemplo do Programa Escola da Terra, bem como a inserção de estudiosos da Educação do Campo em frações do poder público local demonstra um campo de possibilidades para a implementação das políticas públicas educacionais do campo. Diante disso, reconhecemos os desafios que estão postos, mas sustentamos a tese da viabilidade e plausibilidade da intensificação das ações coletivas no âmbito local com vistas à operacionalização do conjunto de normativas conquistadas em âmbito nacional. Ao final, sistematizamos os dados da pesquisa empírica, das entrevistas e da observação participante nos espaços e tempo de planejamento e formação pedagógica no documento “Subsídios para a Educação do Campo em Santa Inês/BA”.por
dc.description.abstractThis work aims to contribute to the debate of the territorial perspective of the conception of education, field and public policies claimed by workers, movements and social organizations, articulating the universality of the political and philosophical dimensions with the objective conditions of educational spaces in the scale of the municipality of Santa Inês / BA. The general objective is to understand to what extent the theoretical-empirical conception of Field Education contributes to the conformation of the territory and peasant territorialities from the rural schools in that municipality. In order to achieve our goal, we took into consideration the historical and social conditions that shaped the Brazilian rural territory centered on land concentration, monoculture and expropriation of the men and women of the field, at the various scales of analysis (municipal, state and national). Next, we distinguish Rural Education from Field Education as distinct and conflicting ways of thinking about the countryside and producing territories and territorialities, the latter being a strategic space in the struggle of workers, organized in social movements and organizations in the face of social exclusion, access to land and the knowledge historically produced by mankind, such as the different ways of conceiving school, education and the field lead to different relations of power and social subjects in the production of equally distinct territories, in the logic of capital or in the logic of the workers life. Therefore, Field Education, itself as a territory, evidences a kind of dispute and the conflict between social projects, so we devote a part of the text to reflect on the concepts of territory and territoriality, as well as its implications in educational processes. Empirical evidences show that rural schools are still under the influence of pedagogies contrary to social emancipation, as are teachers who, most of them, can not understand the essence of social phenomena, so that they are unable to overcome the apparent reality barrier and to establish scientific explanations for everyday facts. However, continuing education programs at municipal and federal levels, such as the Land School Program, as well as the inclusion of field education scholars in fractions of local public power, demonstrate a broad of possibilities for the implementation of those policies on the field. Therefore, we recognize the challenges that are posed, but we support the thesis of the feasibility and plausibility of the intensification of collective actions at the local level with a view to the operationalization of the set of norms conquered at the national level. In the end, we systematized the data of empirical research, interviews and participant observation in the spaces and time of planning and pedagogical training in the document "Grants for the Education of the Field in Santa Inês/BA".eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jadson Francisco de Jesus SILVA (jadson@uefs.br) on 2018-07-23T21:33:58Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Clóvis_Final.pdf: 22941870 bytes, checksum: 3ea4f859b4c73b29e799c709cbae12f1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-23T21:33:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Clóvis_Final.pdf: 22941870 bytes, checksum: 3ea4f859b4c73b29e799c709cbae12f1 (MD5) Previous issue date: 2018-03-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Planejamento Territorialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCampopor
dc.subjectTerritorialidadepor
dc.subjectMovimentos Sociaispor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFieldeng
dc.subjectTerritorialityeng
dc.subjectSocial Movementseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA territorialidade da educação do campo: velhas questões, novos olharespor
dc.typeDissertaçãopor
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