???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/689
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Daniela dos Reis Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1694720521424733por
dc.contributor.advisor1Portela, Girlene Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969651270666020por
dc.date.accessioned2018-07-24T21:42:38Z-
dc.date.issued2018-03-15-
dc.identifier.citationLIMA, Daniela dos Reis Santos. Letramentos na escola: uma proposta de ensino de língua portuguesa a partir de crônicas literárias. 2018. 228f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/689-
dc.description.resumoO presente texto, intitulado Letramentos na escola: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa a partir de crônicas literárias, apresenta uma proposta de intervenção pedagógica no ensino de leitura e escrita, a partir do gênero textual/discursivo crônica literária, em uma turma do 9º ano, de uma escola pública municipal de Santaluz-Ba. Por meio de uma sequência didática, adaptada com base em Schneuwly e Dolz (2004) e Costa-Hübes (2009), objetivamos o desenvolvimento das competências leitoras e escritoras nos alunos, com base nas perspectivas dos letramentos. Nesse sentido, apoiamo-nos nos construtos teóricos de Street (1995), Soares (1998;2002), Rojo (2009), Cosson (2016), Lajolo (2001), Petit (2009), os PCN de Língua Portuguesa, terceiro e quarto ciclos (1998), Sá (1985), Cândido (1992;1995), Freitas (2011), Antunes (2010;2016), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e de base etnográfica, que intenta responder à seguinte questão: de que maneira o desenvolvimento de uma sequência didática, com enfoque no gênero textual/discursivo crônica literária, pode contribuir para o desenvolvimento de competências leitoras e escritoras, nas aulas de Língua Portuguesa, com base nas perspectivas dos letramentos? Assim, além do gênero crônica, responsável pelo letramento literário, inserimos na pesquisa o uso de linguagens multimodais, como a fotografia, com vistas à apropriação, no âmbito escolar, de práticas comumente utilizadas pelos alunos nos tempos hodiernos. Os resultados da pesquisa mostram que é possível ampliar a competência comunicativa dos alunos, bem como a reflexão crítica acerca do mundo e de si mesmos, através dos letramentos, em especial o literário, com destaque para a crônica e sua característica humanizadorapor
dc.description.abstractThe present text, entitled Letramentos in school: a proposal for the teaching of Portuguese Language from the literary chronicles, presents a proposal for a pedagogical intervention in teaching reading and writing, from textual/discursive genre literary Chronicle, in a class of ninth grade, a public school Hall of Santaluz-Ba. Through a didactic sequence adapted based on Schneuwly and Dolz (2004) and Costa-Hübes (2009), aim the development of skills in students, writers and readers based on the perspectives of literacy. In this sense, we support the theoretical constructs of Street (1995), Soares (1998; 2002), Rojo (2009), Cosson (2016), Lajolo (2001), Petit (2009), the PCN of Portuguese Language, third and fourth cycles (1998), Sá (1985), Cândido (1992; 1995), Freitas ( 2011), Antunes (2010; 2016), among others. This is a qualitative and ethnographic based character, which brings answer the following question: in what way is the development of a didactic sequence, with a focus on textual/discursive genre literary Chronicle, may contribute to the skills development readers and writers, in Portuguese Language, based on the perspectives of the literacy? So, in addition to the genre, literary literacy Chronicle, we insert in the search using multimodal languages, as the photography, with the appropriation, in the framework of school practices commonly used by students in the times today. The survey results show that it is possible to enlarge the communicative competence of students, as well as critical reflection about the world and themselves, through the literacy, especially the literary, highlighting the chronic and your feature humanizingeng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Pereira (verenagoncalves@uefs.br) on 2018-07-24T21:42:38Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - LETRAMENTOS NA ESCOLA A PARTIR DE CRÔNICAS.pdf: 20936853 bytes, checksum: 085313456f33539ee5869724e7c89df8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-24T21:42:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - LETRAMENTOS NA ESCOLA A PARTIR DE CRÔNICAS.pdf: 20936853 bytes, checksum: 085313456f33539ee5869724e7c89df8 (MD5) Previous issue date: 2018-03-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino-aprendizagem de Leitura e escritapor
dc.subjectpesquisa-intervençãopor
dc.subjectcrônica literáriapor
dc.subjectletramento literáriopor
dc.subjectteaching and learning of reading and writingeng
dc.subjectresearch-interventioneng
dc.subjectliterary Chronicleeng
dc.subjectliterary literacyeng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleLetramentos na escola: uma proposta de ensino de língua portuguesa a partir de crônicas literáriaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - LETRAMENTOS NA ESCOLA A PARTIR DE CRÔNICAS.pdfDissertação_Daniela dos Reis_201820.45 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.