???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/701
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Intervenção docente nos conflitos interpessoais de estudantes: formas e fatores de interferência
???metadata.dc.creator???: Ribeiro, Elvira Maria Portugal Pimentel 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Solange Mary Moreira
???metadata.dc.description.resumo???: As formas de intervenção realizadas pelas professoras, mediante os conflitos que ocorrem entre os estudantes diferem devido à interferência de alguns fatores. A partir dessa constatação, surgem os seguintes questionamentos: quais fatores poderiam interferir no tipo intervenção que cada docente adota? E como acontecem essas intervenções? Essas questões levaram à construção desta pesquisa, que tem como objetivo geral: compreender os fatores que podem interferir na intervenção docente, diante dos conflitos entre pares; e como objetivos específicos: identificar as formas de intervenção praticadas e tidas como ideais pelas professoras; e discutir sobre as dificuldades encontradas por elas para intervir nos conflitos escolares. Para o alcance desses objetivos, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, através do estudo de caso de uma escola da rede municipal de Feira de Santana, que utiliza os pressupostos da teoria do desenvolvimento moral. Os sujeitos foram quatro professoras do 3º ao 5º ano, com as quais foram realizadas observações e entrevistas. A pesquisa teve como base a teoria do desenvolvimento moral piagetiana, além das discussões de autores contemporâneos como La Taille (1998; 2006), Puig (1998; 2004), Vinha (2000; 2003) e Tognetta (2009). Os conflitos escolares foram discutidos a partir de duas dimensões: perigo e oportunidade de aprendizagem (TOGNETTA; VINHA, 2011). A análise dos dados apontou para a existência de cinco formas de intervenção docente, que são elas: a resolução do conflito pelo aluno; a preterição do conflito em detrimento de conteúdos outros; a contenção imediata; a mediação; e a transferência do conflito. Quanto aos fatores, que interferem no tipo de intervenção realizada pelas docentes, foram encontrados quatro, que também representam algumas dificuldades encontradas por elas para intervir. O primeiro diz respeito às ambiguidades de saber-fazer uma intervenção em prol da autonomia. O segundo fator recai sobre a discussão das crianças e das famílias tidas como mais difíceis de lidar. A relação entre o tempo didático e o ambiente sociomoral foi o terceiro fator de interferência encontrado. O quarto fator se refere às representações que as professoras fazem de si, quanto à intervenção que realizam diante dos conflitos. Assim, é possível concluir que cada um dos fatores encontrados pode interferir de forma diferente, no modo como as docentes fazem as suas intervenções, estando, assim, interligados. A formação continuada em serviço se configura como uma oportunidade de aprendizagem e de transformação do saber-fazer-querer-crer docente, para que a tendência de intervenção seja mais a favor da autonomia moral do que da heteronomia.
Abstract: The forms of intervention carried out by the teachers through the conflicts that occur among the students differ due to the interference of some factors. From this observation comes up the following questions, which factors could interfere in the type of intervention that each teacher adopts? And how does this intervention occur? These questions led to the construction of this research which general objective is to understand the factors that can interfere in the teacher’s intervention in the face of the students' conflicts, and as specific objectives to identify the types of intervention used and considered as ideal by the teachers and to discuss about the difficulties encountered by them to intervene in the conflicts of the children. In order to achieve these objectives, a qualitative research was carried out through the case study of a municipal school in the city of Feira de Santana using the assumptions of moral development theory. The subjects were four teachers from the 3rd to the 5th year of elementary school, with which observations and interviews were made. The research was based on Piagetian theory of moral development, as well as the discussions of contemporary authors such as La Taille (1998; 2006), Puig (1998; 2004), Vinha (2000; 2003) and Tognetta (2009). The school conflicts were discussed from two dimensions, danger and learning opportunity (TOGNETTA; VINHA, 2011). The analysis of the data, showed up to the existence of five forms of teacher’s intervention, they are: the resolution of the conflict by the student, the preference of other contents instead of the conflict, the immediate containment of them, the mediation and the transfer of the conflict. Regarding the factors that interfere in the type of intervention chosen by the teacher, four were found, wich also represent some difficulties encountered by them to intervene. The first concerns the ambiguities of know-how in favor of autonomy. The second factor falls on children and families considered to be more difficult to cope with. The relationship between the sociomoral environment and the didactic time was the third interference factor found. The fourth factor refers to the representations that the teachers make of themselves, as to the intervention they perform in the face of conflicts. Thus, it is possible to conclude that each of the factors found can interfere of different way in the way the teachers make their interventions, being somehow interconnected. The continued education in service is an opportunity for teacher’s learning and transformation know-how-want-to-believe, to make that your tendency to intervention is more in favor of moral autonomy than heteronomy.
Keywords: Desenvolvimento moral
Intervenção docente
Conflitos escolares
Moral development
Teacher’s intervention
School Conflicts
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: RIBEIRO, Elvira Maria Portugal Pimentel. Intervenção docente nos conflitos interpessoais de estudantes: formas e fatores de interferência. 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/701
Issue Date: 7-Jun-2018
Appears in Collections:Coleção UEFS



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.