???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/703
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aspectos psicossociais do trabalho e qualidade do sono entre docentes de educação superior
???metadata.dc.creator???: Freitas , Aline Macedo Carvalho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Araújo, Tânia Maria de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação objetiva avaliar a associação entre os aspectos psicossociais do trabalho e a qualidade do sono entre docentes de educação superior de uma universidade pública na Bahia. Trata-se de um estudo epidemiológico, de corte transversal, realizado com 423 docentes aleatoriamente selecionados por departamento e tipo de vínculo empregatício. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário padronizado, anônimo e autoaplicável, constituído por nove blocos de questões. Os aspectos psicossociais do trabalho foram avaliados pelo Job Content Questionnaire (JCQ) e a qualidade do sono foi mensurada pela escala Mini-Sleep Questionnaire (MSQ). As covariáveis de interesse foram aquelas pertencentes aos blocos com informações gerais sobre o trabalho, os hábitos de vida e saúde e a identificação geral. Empregou-se procedimento de análise descritiva, bivariada e multivariada. Neste estudo, a prevalência estimada de qualidade do sono ruim foi de 61,3%. A dificuldade de adormecer, acordar cansado/a, acordar com dor de cabeça e não ter tempo para dormir durante o dia foram as queixas mais frequentes entre os docentes estudados. Mantiveram-se estatisticamente associadas com a qualidade do sono ruim, as variáveis: tempo irregular e/ou insuficiente para a prática de atividades de lazer, horas de sono ≤ 6 horas, dor musculoesquelética, dor de cabeça e a experiência de alta exigência do Modelo Demanda-Controle (MDC). Os resultados indicam que os aspectos psicossociais do trabalho são fatores associados com a qualidade do sono ruim. Na análise de modificadores de efeito, constatou-se que a variável prática de atividade física modificava a associação principal sob teste. Na análise final, a alta exigência e o trabalho passivo foram experiências associadas à qualidade do sono ruim entre os docentes que não praticavam atividade física. Contudo, é possível confirmar que os aspectos psicossociais do trabalho relacionam-se a efeitos negativos na qualidade do sono dos docentes de educação superior.
Abstract: This study provides to evaluate the association between the psychosocials aspects of work and sleep quality between professors of a public university from Bahia. It’s a epidemiologic study, cross-sectional, realized with 423 professors randomly selected for department and kind of employee. For date collection, used a standardized questionnaire, private and self-applicable, constituted for nine questions blocs. The psychosocials aspects were availed for Job Content Questionnaire (JCQ) and the sleep quality was measured for scale Mini-Sleep Questionnaire (MSQ).The covariables of interest were that belonging to blocs with general information about the work, the habits of life and health and the general identification. Realized a descriptive analyze, bivariate and multivariate. This study, the prevalence estimated of bad sleep quality was 61,3% . The difficult to sleep, wake up tired, wake up headache and don’t have time to sleep during the day were the complaints more frequently between the professors. They were statistically associated with bad sleep quality, the variations: irregular time and/or insufficient for the practice of recreation activity, sleep hours ≤ 6 hours, musculoskeletal pain, headache and high requirement experience of Demand-Control Model (DMC). The results indicate the psychosocial aspects of work are associated factors with the bad sleep quality. On analyze of effects modifiers, it was found that the practical variable of physical activity modified the main association in test. In the final analyze, the high exigency and passive work were associate experience to bad sleep quality between the professors didn’t practice physic activity. However, is possible to confirm the psychosocial aspects of work are related to negative effects on sleep quality of professors.
Keywords: Saúde do Trabalhador
Sono
Docentes
Educação Superior
Estudos Transversais
Worker’s health
Sleep
Professors
College
Transversal study
???metadata.dc.subject.cnpq???: SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE SAÚDE
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva
Citation: FREITAS, Aline Macedo Carvalho. Aspectos psicossociais do trabalho e qualidade do sono entre docentes de educação superior. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/703
Issue Date: 9-Apr-2018
Appears in Collections:Coleção UEFS



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.