???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/708
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ser e o tornar-se docente em alternância: memórias do presente, passado e futuro
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Grasiela Lima de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freixo, Alessandra Alexandre
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta as narrativas (auto)biográficas de quatro monitores e de uma monitora da área de ciências naturais. Por meio de suas memórias, trajetórias e histórias de vida, investigamos o seu ser e tornar-se docente em alternância, entendida tanto como campo de estudo quanto como poder alternar entre universos distintos. Por isso, temos o objetivo de conhecer a vida em alternância dos monitores/as da área de ciências naturais, nas EFAs da rede REFAISA, durante a construção do seu ser e tornar-se profissional do campo, com base nas suas trajetórias/histórias de vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, embasada nos conceitos de memória, (auto)biografia, história de vida e narrativas. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Para a análise dos dados gerados, tentamos nos apropriar da ideia de experiência, de Jorge Larrosa e de professoralidade, de Marcos Villela Pereira, e também queríamos escutar os/as nossos/as participantes, por isso, sentimo-nos na obrigação de trabalhar todas as questões que, de certa forma, lhes afetam. A partir da análise dos dados, conseguimos concluir que muito desse ser e tornar-se docente está perpassado por experiências que vão lhe tocando ao longo das suas trajetórias, sejam elas pessoais ou profissionais, o que levam a construção de uma professoralidade, que é a diferença em si, e mesmo quando e quero seguir modelos, ser igual a outros/as, eu não consigo, pois eu construo em mim o/a professor/a-monitor/a que consigo, e esse conseguir está ligado ao que me afeta, ao que me passa. No caso das EFAs, sentir-se mais confortável como professor/a ou monitor/a está ligado à trajetória, a uma história construída em contato com a família, na escola enquanto estudante e depois enquanto docente, na sua formação inicial e continuada. A nossa vida é um eterno jogo, onde somos influenciados por ideias, por marcas que carregamos das nossas vidas; muitas vezes queremos ser iguais a pessoas que são tidas como importantes, no entanto, as nossas diferenças nos projetam para outros caminhos, para sermos únicos, para mudarmos. Com isso, a nossa vida é instável e, enquanto docente, precisamos eternamente nos reconstruir.
Abstract: This dissertation presents the (auto)biographical narratives of four monitors and a monitor of the area of natural sciences. Through his memories, trajectories and life histories we investigate his being and become an alternating teacher, understood both as a field of study and as being able to alternate between different universes. Therefore, we have the objective of knowing the alternating life of the natural science monitors in the EFAs of the REFAISA network, during the construction of their being and becoming a professional of the field, based on their trajectories / stories of life. It is a qualitative research, based on the concepts of memory, (auto) biography, life history and narratives. Semi-structured interviews were carried out to collect data. For the analysis of the data generated, we tried to appropriate the idea of experience, Jorge Larrosa and Professorality, by Marcos Villela Pereira, and also wanted to listen to our participants, so we felt obliged to work all issues that somehow affect them. From the analysis of the data, we can conclude that much of this being and becoming a teacher is permeated by experiences that are touching him along his trajectories, whether personal or professional, which leads to the construction of a qualityality, which is the difference in itself, and even when and I want to follow models, to be equal to others, I can not, because I build myself the teacher / monitor that I can, and this achievement is linked to what affects me, what happens to me In the case of EFAs feel more comfortable as a teacher or monitor is connected to the trajectory, a history built in contact with the family, in school as a student and then as a teacher, in their initial and continued formation. Our life is an eternal game, where we are influenced by ideas, brands that we carry from our lives and often we want to be equal to people who are considered important, however, our differences project us to other ways, to be unique, to change, with that our life is unstable and as a teacher we need to eternally rebuild ourselves.
Keywords: Pedagogia da alternância
Ensino de Ciências
Ser/tornar-se docente
Experiência
Professoralidade
Pedagogy of alternation
Science teaching
Being/becoming a teacher
Experience
Professorality
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: OLIVEIRA, Grasiela Lima de. O ser e o tornar-se docente em alternância: memórias do presente, passado e futuro. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/708
Issue Date: 6-Jun-2018
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de Grasiela Lima.pdfArquivo em texto completo.742.85 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.