???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Cristiane da Silva Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4548254046714299por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Carlos Augusto Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080003389498032por
dc.date.accessioned2018-09-18T22:28:21Z-
dc.date.issued2018-07-27-
dc.identifier.citationMARTINS, Cristiane da Silva Lima. Entre textos e imagens: representações femininas em livros didáticos de história (2008-2014). 2018. 174 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/711-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar as representações sobre as mulheres nos livros didáticos de história direcionados aos últimos anos do Ensino Fundamental (8º e 9ª ano) utilizados nas escolas públicas do Brasil, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD em 2008, 2011 e 2014. Entre as questões contidas na dissertação está presente a inquietação em relação à forma como a atuação das mulheres enquanto agentes históricos foi construída ao longo dos anos nos materiais didáticos. O foco principal das análises recaiu sobre os textos e imagens contidas nos seguintes livros didáticos - LD História, Sociedade & Cidadania (2006), Projeto Araribá (2007) e Estudar História: Das origens do homem à era digital (2011), haja vista que os livros didáticos são ferramentas importantes na consolidação e propagação de representações. Desse modo, procurou-se pensar a esfera da representação das mulheres nos livros escolares produzidos após um período de reformas educacionais: o processo de avaliação dos livros didáticos empreendidos pelo PNLD, que teve início em 1996, a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998), das Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN (2013). Além disso, buscou-se problematizar quais serão, daqui para frente, as possibilidades de mudança também nos livros didáticos de História após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017). A análise das fontes nos permitiu constatar que a maior parte dos textos, nos LD, continua privilegiando os aspectos políticos e econômicos. Desse modo, as abordagens sobre as mulheres, quando mencionadas, aparecem em textos complementares, separadas do corpo principal do conteúdo. O estudo das representações, tal como proposto por Roger Chartier, foi a base para a construção das análises deste trabalho.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the representation of women in history textbooks directed to the last years of Elementary School (8th and 9th grades), used in the public schools of Brazil, approved by the Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) [The National Program of Textbook] in 2008, 2011, and 2014. Among the questions contained in the dissertation, there is the concern about the way in which the performance of women as historical agents was built up over the years in didactic materials. The analysis focuses on the texts and images included in the following textbooks: História, Sociedade & Cidadania (2006), Projeto Araribá (2007), and Estudar História: Das origens do homem à era digital (2011), since textbooks are important tools in the process of consolidation and propagation of representations. Hence, we sought to think the sphere of women’s representation in the textbooks created after a period of educational reforms: the process of evaluation of the textbooks undertaken by PNDL, which has started in the beginning of 1996; the elaboration of the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) [National Curriculum Parameters], in 1998; and the Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) [National Curriculum Guidelines], in 2013. Furthermore, we have tried to problematize what will be, from now on, the possibilities of change, also in history textbooks, after the approval of the Base Nacional Curricular Comum (BNCC) [National Curricular Common Base] in 2017. The analysis of the sources allowed us to verify that most of the contents, in the textbooks, continue to privilege the political and economic aspects. In this way, the approaches on women, when mentioned, appear in complementary texts, separated from the main subject. The study of representations, as proposed by Roger Chartier, was the basis for the construction of the analyzes that constitute this work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jadson Francisco de Jesus SILVA (jadson@uefs.br) on 2018-09-18T22:28:21Z No. of bitstreams: 1 DIssertacaoCristianeMartins.pdf: 2498693 bytes, checksum: 401a9906739eca46d6900a643ca8a6e7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-18T22:28:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIssertacaoCristianeMartins.pdf: 2498693 bytes, checksum: 401a9906739eca46d6900a643ca8a6e7 (MD5) Previous issue date: 2018-07-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentação femininapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectHistória das mulherespor
dc.subjectImagenspor
dc.subjectWomen’s representationeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectWomen’s historyeng
dc.subjectImageseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleEntre textos e imagens: representações femininas em livros didáticos de história (2008 – 2014)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIssertacaoCristianeMartins.pdfarquivo textual completo2.44 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.