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dc.creatorMascarenhas, Milena de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9103955151393503por
dc.contributor.advisor1Silva, Antonia Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6224537138349065por
dc.date.accessioned2018-11-12T23:04:02Z-
dc.date.issued2018-07-19-
dc.identifier.citationMASCARENHAS, Milena de Lima. Educação do campo no âmbito do Programa Escola Ativa: relações/implicações na formação continuada de professores(as) no município de Feira de Santana. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/714-
dc.description.resumoEsta pesquisa tematiza o Programa Escola Ativa e foi orientada pela seguinte questão: Quais as implicações do Programa Escola Ativa na organização e funcionamento das escolas do campo e sua repercussão na formação continuada de professores no município de Feira de Santana? Em diálogo com esta questão, o objetivo geral foi analisar as implicações do Programa na organização e funcionamento das escolas do campo e sua repercussão na formação de professores no município. Constituíram-se como referências de análises duas categorias centrais: educação do campo e formação de professores, notadamente a formação continuada.A Educação do Campo foi assumida como um movimento de resistência às relações de dominação que emanam da visão ruralista e, portanto, põe em relevo uma concepção de educação que apreenda a relação entre o espaço social e os direcionamentos que visam a emancipação da classe trabalhadora.Da concepção de formação de professores coadunamos da mesma ideia de Nóvoa (1992) quando afirma que o território da formação é habitado por atores individuais e coletivos, numa construção humana e social, na qual os diferentes envolvidos possuem autonomia na condução dos seus projetos próprios. Neste sentido, procurou-se explorar a sua dimensão de formação continuada,a partir da ideia de, Rodrigues e Esteves (1993) quando apontam que a formação não se esgota na formação inicial, devendo prosseguir ao longo da carreira, de forma coerente e integrada, respondendo às necessidades de formação sentidas. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, assumida em razão do entendimento de que este tipo de abordagem possibilita a análise do objeto investigado na sua complexidade e multiplicidade de formas de manifestação, incluindo a exploração das interfaces entre as dimensões objetivas e subjetivas que lhes dão conformidade na tensão entre o prescrito e o efetivado em contextos e relações de disputa.Os instrumentos selecionados para auxiliar na coleta dos dados foram a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Por meio dos dados coletados e das análises desenvolvidas concluiu-se que grandes são os entraves para efetivação de uma política pública de Educação do Campo, considerando que os movimentos que compõe essa construção são, por vezes, movimentos descontínuos, marcados por tensões e disputas entre forças políticas. No que concerne à política de Educação do Campo no município de Feira de Santana, não existem ações efetivas para sua implementação. Quanto a formação de professores, observou-se a inexistência de uma política de formação de professores do campo em Feira de Santana e que as ações realizadas não caracterizaram o delineamento de uma compreensão própria de formação pela rede. A implementação do Programa Escola Ativa no município se inseriu como parte da tentativa de atenção diferenciada para o campo, com foco nas classes multisseriadas, mas subordinadas às orientações externas dos setores que se constituíram como gestores do Programa.Todavia, isto por si só não caracterizou a existência de uma política de Educação do Campo no município.por
dc.description.abstractThis research thematizes the Active School Program and was guided by the following question: What are the implications of the Active School Program in the organization and operation of the rural schools and its repercussion in the continuous training of teachers in the municipality of Feira de Santana? In dialogue with this question, the general objective was to analyze the implications of the Program in the organization and functioning of the rural schools and its repercussion in the training of teachers in the municipality. Two central categories were constituted as references of analyzes: education of the field and formation of teachers, especially the continuous formation. Field Education was assumed as a resistance movement to the relations of domination that emanate from the ruralist vision and, therefore, it emphasizes a conception of education that apprehends the relation between the social space and the directives that aim at the emancipation of the working class. From the conception of teacher training, we agree with Nóvoa (1992) when he states that the territory of formation is inhabited by individual and collective actors, in a human and social construction, in which the different stakeholders have autonomy in the conduct of their own projects. In this sense, we sought to explore their continuing education dimension, based on the idea of Rodrigues and Esteves (1993) when they point out that training is not exhausted in initial training and must be pursued throughout the career in a coherent and integrated way , responding to the felt training needs. The methodology adopted was of a qualitative nature, assumed by the understanding that this type of approach allows the analysis of the object investigated in its complexity and multiplicity of forms of manifestation, including the exploration of the interfaces between the objective and subjective dimensions that give them conformity in the tension between the prescribed and the effected in contexts and relations of dispute. The instruments selected to assist in data collection were documental research and semi-structured interviews. Through the data collected and the analysis developed, it was concluded that the obstacles to the implementation of a Public Education Policy in the Field are great, considering that the movements that make up this construction are sometimes discontinuous movements, marked by tensions and disputes between political forces. Regarding the Field Education policy in the municipality of Feira de Santana, there are no effective actions for its implementation. Regarding teacher training, it was observed that there was no training policy for teachers in the field in Feira de Santana, and that the actions carried out did not characterize the design of an own understanding of training by the network. The implementation of the Escola Activa Program in the municipality was inserted as part of the attempt of differentiated attention to the field, focusing on the multisite classes, but subordinated to the external orientations of the sectors that constituted themselves as managers of the Program. However, this in itself did not characterize the existence of a Field Education policy in the municipality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Pereira (verenagoncalves@uefs.br) on 2018-11-12T23:04:01Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Milena_Versão Definitiva.pdf: 1177973 bytes, checksum: 2911bf260b42b975f83173a32120452e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-12T23:04:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Milena_Versão Definitiva.pdf: 1177973 bytes, checksum: 2911bf260b42b975f83173a32120452e (MD5) Previous issue date: 2018-07-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrograma Escola Ativapor
dc.subjectClasses multisseriadaspor
dc.subjectField educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectActive School Programeng
dc.subjectMultisseries classeseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEducação do campo no âmbito do Programa Escola Ativa: relações/implicações na formação continuada de professores(as) no município de Feira de Santanapor
dc.typeDissertaçãopor
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