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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Mandala de avaliação: pistas para avaliação, integração e produção de diálogo no cotidiano do trabalho
???metadata.dc.creator???: Barros, Rebeca Silva de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Maria José Bistafa
???metadata.dc.description.resumo???: O Apoio Institucional, estratégia metodológica para a cogestão, surge como inovação para a ampliação da democracia institucional no Sistema Único de Saúde sendo experimentada no nível municipal, estadual e federal. Para a prática do Apoio, Campos (2007b), PNH (BRASIL, 2008); Bertussi (2010) e Oliveira (2011) recomendam a capacidade de negociação, facilitação de processos, ação a partir do cotidiano, ativação de Espaços Coletivos e capacidade de fazer junto com as pessoas e não em lugar delas. Considerando que existam diversos sentidos para tais recomendações e diversidade em sua operacionalização, é um desafio o desenvolvimento profissional dos apoiadores. O objetivo deste estudo de desenvolvimento metodológico foi elaborar e validar um instrumento para avaliação do processo de trabalho de apoiadores e equipes de Apoio do ponto de vista semântico e de conteúdo. A revisão de literatura apontou a carência de publicação de artigos científicos relacionados a avaliação do processo de trabalho no Apoio. A pesquisa documental (2008 a 2011) dos registros das competências do apoiador institucional discutidas pelos trabalhadores da Diretoria de Atenção Básica do Estado da Bahia e o aprofundamento teórico metodológico, permitiu a definição dos atributos: Observação e Escuta; Porosidade; Capacidade de Negociação; Proposição de Ofertas; Ativação de Espaços Coletivos e Trabalho em Equipe. O processo de elaboração e validação de conteúdo e semântica se fundamentou nos procedimentos do projeto europeu DISABKIDS. A validação de conteúdo por cinco juízes, a partir da porcentagem de concordância, avaliou a relevância dos atributos ao constructo em questão. A validação semântica, por 27 apoiadores institucionais vinculados a organizações de nível federal, estadual ou municipal verificou a compreensão que cada apoiador tinha de cada um dos atributos. A Mandala de Avaliação, instrumento alicerçado na Educação Permanente em Saúde, na Avaliação Apreciativa e na gestão participativa, é composta por um gráfico de radar, seis atributos, escala de respostas, padronização de escore baseada em quartis e tipologia quanto ao desenvolvimento da Função Apoio, guia prático com orientações para utilização e, pretende propor pistas para o processo avaliativo, orientação e Educação Permanente de apoiadores institucionais
Abstract: The Institutional Support, methodological strategy for co-management, emerges as an innovation for the expansion of institutional democracy in the Unified Health System being experienced at the municipal, state and federal level. For practicing the Support, Campos (2007b), PNH (BRAZIL, 2008); Bertussi (2010) and Oliveira (2011) recommend a capacity of negotiation, facilitation of processes, action from the everyday, Collective Spaces activation and ability to do together with the people instead of doing for them. Whereas there are several meanings to those recommendations and diversity in its operation, it is a challenge the professional development of the supporters. The aim of this methodological development study was to elaborate and validate an instrument in order to assess the work process of supporters and teams of support from a semantic and content point of view. The literature review pointed out the lack of scientific papers related to job evaluation process in Support. The documentary research (2008-2011) of the competency records of institutional supporter discussed by the employees of the Primary Care Directorate of Health Department of Bahia State and the methodological theoretical deepening enabled the defining attributes: Observation and Listening; Porosity; Ability of Trading; Proposition of Offers; Activation of the Collective Spaces and Teamwork. The process of development and validation of content and semantics was based according to the procedures of the European project DISABKIDS. The content validation done by five judges, from the percentage of agreement, assessed the relevance of the attributes of the study in question. The semantic validation, by 27 institutional supporters linked to federal, state or municipal organizations verified the understanding that each supporter had in each one of the attributes. The Mandala Assessment, a tool based on the Permanent Education in Health, Appreciative evaluation and participatory management, consists of a radar chart, six attributes, answer scale, score standardization based on quartiles and typology for the development of the Function Support, practical guidelines for the use, and intends to propose clues to the assessment process, orientation and permanent education of institutional supporters
Keywords: Gestão participativa
Processo avaliativo
Apoio institucional
Participatory management
Assessment process
Institutional support
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE SAÚDE
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Citation: BARROS, Rebeca Silva de. Mandala de avaliação: pistas para avaliação, integração e produção de diálogo no cotidiano do trabalho. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/716
Issue Date: 18-Dec-2015
Appears in Collections:Coleção UEFS

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