???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/733
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A gestão escolar em tempos de regulação pós-burocrática em escolas municipais de Poções/Ba (2007 – 2016)
???metadata.dc.creator???: Sousa, Maria Juliana Chaves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Antônia Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação problematiza a relação entre gestão escolar e avaliação externa, no município de Poções, situado na região Sudoeste do estado da Bahia. O município possui sistema de educação e, a partir de 2014, passou a estimular as escolas da rede a tomarem medidas administrativas e pedagógicas de impacto nos resultados, visando a elevação dos indicadores de desempenho, notadamente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nesse contexto, o estudo aqui apresentado foi orientado pela seguinte questão: como a regulação pós-burocrática, introduzida no contexto da reforma do Estado, influenciouou vem influenciando a agenda educacional e a organização pedagógica das escolas municipais de Poções/BA? O objetivo geralda pesquisa foi caracterizar e analisar as nuances daregulação pós-burocrática e suas possíveis influências nas agendas educacionais e na organização pedagógica de escolas municipais da localidade em questão. No percurso investigativo, optou-se por uma abordagem qualitativa da pesquisa, com inspiração nos procedimentos de triangulação de dados e análise crítica, à luz de Barroso (2005; 2006 e 2013), Freitas (2004; 2007; 2012; 2016), Oliveira (2000), Paro (2010; 2012; 2015, 2016a; 2016b), Peroni (2003; 2011), Sousa (2003; 2014), Sousa e Oliveira (2003; 2010), Silva (2013), entre outros. Pela natureza do objeto, optou-se pelo desenvolvimento do estudo de caso como um meio para apreensão das dimensões de singularidade e multiplicidade que a questão encerra, tomando como campo empírico três escolas de ensino fundamental. As categorias de análise que serviram de aporte para o estudo foram: regulação pós-burocrática, gestão escolar e organização pedagógica. Os resultados revelam a complexidade dos movimentos engendrados para o ordenamento da educação e dos modos de interpretar e dar efetividade à avaliação externa e suas nuanças operacionais no contexto escolar. Como parte disso, evidenciou-se a presença de lógicas distintas no modo das instituições lidarem com a avaliação externa. Nesse contexto, reconhecem os limites dos testes padronizados, mas encontraram neles um meio de obterem o reconhecimento do trabalho escolar, considerando, inclusive, os desafios que se apresentam frente ao processo de descrédito das escolas públicas. Pela caracterização dos casos estudados constatou-se, também, que a lógica da regulação pós-burocrática, baseada na indução de estratégias operacionais não se estabeleceu de forma sistemática no município, ficando as escolas sujeitas a lidarem com as demandas político-pedagógicas em razão de suas condições de funcionamento, incluindo o perfil dos profissionais, a infraestrutura e o respaldo dos gestores escolares perante a comunidade escolar e os gestores municipais
Abstract: This paper, studies the relationship between the schools management and the external evaluation, in the county of Poções, located on the southwest region of Bahia. The county possesses an education system and, since 2014, started stimulating the schools in the system to take administrative and pedagogical measures impacting the results, aiming to rise the performance levels, specifically the Índice de Desenvolvimento da EducaçãoBásica (IDEB). In this context, this study was centered on the following question: how the post-bureaucratic regulation, introduced in the state reform context influenced and is influencing the educational agenda and the pedagogical organization in the county schools of Poções/ BA? The objective of this research was the characterization and analysis the post-bureaucratic and it’s possible influence on the educational agendas and in the pedagogical organization of the schools in said location. In the investigative process a qualitative research was preferred, with inspiration on the methods of data triangulation and critical analysis from: Barroso (2005; 2006 e 2013), Freitas (2004; 2007; 2012; 2016), Oliveira (2000), Paro (2010; 2012; 2015, 2016a; 2016b), Peroni (2003; 2011), Sousa (2003; 2014), Sousa e Oliveira (2003; 2010), Silva (2013), and others. Due to the nature of the objective it was opted for the development of the case study with a mean for the apprehension of the dimensions of the singularity and multiplicity that the question finishes, taking as an empirical three middle schools. The analysis categories that served as contribution for the study were: the post-bureaucratic regulation, the school management and pedagogical organization. The results revealed the complexity of the movements geared towards the planning of the education and from the ways to interpret and rise the effectiveness of the external evaluation and its operational nuances in the school context. With that in mind, it was observed the presence of distinct logics in the method that the institutions use to deal with the external evaluation. In this context, recognizing the limits of uniformed tests, but with them there is a method to achieve the recognition from the school work, considering, among other things, the challenges that appear in the discredit process of public schools. Through the characterization of the cases studied it was observed, also, that the logic of the post-bureaucratic, based in the introduction of operational strategies did not create a systematic form en the county, allowing the schools to deal with the politic-pedagogic demands due to their way of working, including the professional profile, the infrastructure and the backup of the educational manages in front of the educational community and the county managers
Keywords: Gestão escolar
Avaliação externa
Regulaçãopós-burocrática
School management
External Evaluation
Post-bureaucraticregulation
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: SOUSA, Maria Juliana Chaves. A gestão escolar em tempos de regulação pós-burocrática em escolas municipais de Poções/Ba (2007 – 2016). 2018. 101f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, 2018, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/733
Issue Date: 28-Sep-2018
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Juliana Chaves de SousaPDF.pdfDissertação_Maria Juliana_2018814.91 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.