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dc.creatorSantos, Wilgner Murilo da Conceição-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7389186691034524por
dc.contributor.advisor1Valverde, Tercia Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7836798472934362por
dc.date.accessioned2019-04-24T23:06:15Z-
dc.date.issued2018-03-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Wilgner Murillo da Conceição. O evangelho segundo Saramago: uma Madalena não mais proscrita. 2018. 142f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/745-
dc.description.resumoNo oitavo romance publicado por José Saramago, o mito cristão é desconstruído juntamente aos seus célebres protagonistas para, no processo de reconstrução, dar voz aos que não a têm. Por isso, neste trabalho, após assinalados alguns aspectosda gênese do mito e as configurações histórico-sociais que potencializaram um silenciamento sistemático do feminino no Ocidente, analisamos Maria de Magdala, personagem de O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991), em estudo comparado com a dos evangelhos canônicos e apócrifos, objetivando vislumbrar a Maria Madalena do século I da Era Cristã a fim de compreender sua participação no movimento que daria origem a uma das maiores religiões do planeta. As análises são empreendidas com base nos estudosde Armstrong (2006),Brunel (2005), Crowley (2016), Blainey (2012),Delumeau (1989), Beauvoir (2016), Hutcheon (1989, 2000), Arnaut (2008), Ferraz (1998, 2012), Perrone-Moisés (1999), Martins (2014), Sebastiani (1995), Faria (2004), entre outros estudiosos. Pelo caminho, observamos que, com esse livro, o escritor português não só expõe uma nova e irônica versão de uma históriaamplamenteconhecida, mas também apresenta umaMaria Madalenasubversiva, que, em sintonia com os recentes questionamentos sobre o cristianismo primitivo, surge como uma mulher dona de si; a descendente de Eva liberta da tradição depreciativa que a marginalizou durante séculos. No fim destas páginas, vemos que a personagem saramaguiana pode ser um reflexo da pessoa, pois, com o confrontar dos evangelhos, encontramos a Madalena companheira, discípula, apóstola, a mãe do euangélion.por
dc.description.abstractIn theeighth novel publishedby José Saramago, thechristianmythisdeconstructedalongwith its celebratedprotagonists in ordertogivevoicetothosewho, in theprocessofreconstruction, do nothave it. Therefore, in thiswork, afterdiscussing some aspectsofthegenesisofthemythandthe social-historicalconfigurationsthatpotentialized a systematicsilencingofthefeminine in theOccident, weanalyze Mary of Magdala, a characterfromThe Gospel accordingto Jesus Christ (1991), in a comparativestudywiththoseofthe canonical andapocryphal gospels, in ordertolocatethefirst-century Mary Magdalene ofthe Christian Era in ordertounderstandherparticipationatthemovementthatwouldgiverisetooneofthegreatestreligionsoftheplanet. The analyzes are basedonthestudiesof Armstrong (2006), Brunel (2005), Crowley (2016), Blainey (2012), Delumeau (1989), Beauvoir (2016), Hutcheon (1989, 2000), Arnaut (2008), Ferraz (1998, 2012), Perrone-Moisés (1999), Martins (2014), Sebastiani (1995), Faria (2004), amongotherstudious. Alongtheway, we note thatwiththis book, thePortuguesewriternotonlyexposes a new andironicversionof a widelyknownstory, butalsopresents a subversiveMary Magdalene, which, in tune withrecentquestionsaboutearlychristianity, emerges as a womanwhoownsherself; thedescendantofEvefreedfromthedepreciativetraditionthathasmarginalizedher for centuries. At theendofthesepages, weseethatthesaramaguiancharactercanbe a reflectionoftheperson, because, withtheconfrontationofthegospels, wefindtheMagdalene companion, disciple, apostle, themotheroftheeuangélioneng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Pereira (verenagoncalves@uefs.br) on 2019-04-24T23:06:15Z No. of bitstreams: 1 dissertação com ficha catalografica.pdf: 2917567 bytes, checksum: e71410eaca58b5a502eee751d90e8b0a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-24T23:06:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação com ficha catalografica.pdf: 2917567 bytes, checksum: e71410eaca58b5a502eee751d90e8b0a (MD5) Previous issue date: 2018-03-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Estudos Literáriospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvangelhopor
dc.subjectJosé Saramagopor
dc.subjectMaria Madalenapor
dc.subjectCristianismopor
dc.subjectGospeleng
dc.subjectJosé Saramagoeng
dc.subjectMary Magdaleneeng
dc.subjectChristianityeng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleO evangelho segundo Saramago: uma Madalena não mais proscritapor
dc.typeDissertaçãopor
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