???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/757
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Currículo integrado do curso de agroecologia no IF - Baiano Campus Valença- BA: entre o oficial e a prática cotidiana
???metadata.dc.creator???: Almeida, Leonizia de Jesus Sena de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barzano, Marco Antônio Leandro
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo investiga a construção, implantação e implementação do Currículo Integrado do curso Técnico em Agroecologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) - Campus Valença. Para essa investigação foi utilizada a pesquisa de caráter descritivo e como método, escolhemos a pesquisa qualitativa por implicar em um meio de recolha e análise de dados através de variadas fontes.A proposito dessas afirmações, temos como objetivo: analisar o Currículo Integrado a partir de documentos oficiais e práticas de professores e, para alcançá-los, é relevante aprofundar o debate teórico em torno do Currículo Escolar e Currículo Integrado; identificar os conhecimentos abordados na proposta pedagógica do curso, assim como, as ementas e planos de ensino por entender a necessidade desse olhar e, por fim, investigar a prática docente na aplicabilidade do currículo prescrito. O lócus da pesquisa foi o Curso de Agroecologia no IF Baiano, Campus- Valença. Como procedimento metodológico para obtenção dos dados foi realizada uma revisão bibliográfica e análise de documentos oficiais do IF Baiano. Além disso, as ferramentas utilizadas foram: aplicação de questionário semiestruturado e entrevistas semiestruturadas com docentes, Coordenador de Curso, Coordenador de Ensino e equipe Técnico-Pedagógica. A análise do Currículo Integrado desenvolvido no curso supramencionado, demostrou a partir dos achados da pesquisa, que foi e continua sendo uma prática desafiadora, embora algumas iniciativas apontam a existência de práticas mais próximas da integração de saberes. Nesses achados, foram citados alguns problemas de ordem física e pedagógica que trazem dificuldades na aplicabilidade do currículo Integrado no Curso de Agroecologia, tais como: a falta de estrutura física no desenvolvimento das aulas práticas; a falta de proposta de formação continuada para capacitação docente; a dificuldade de encontrar profissional formado na área para desenvolver o trabalho; a organização de uma matriz curricular coerente para atender as necessidades do Técnico em Agroecologia; o tempo de formação do curso, que necessita ser revisto para permitir ter propostas pedagógicas mais coerentes, entre outras. Acredita-se que esse estudo possa contribuir com reflexões acerca de possibilidades para construção efetiva de um Currículo que atenda as especificidades do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, de forma que aproxime práticas pedagógicas coerentes que visem a integração de saberes necessários para a formação do educando.
Abstract: This study investigates the construction, execution and implementation of the Integrated Curriculum of the Technical Course in Agroecology at Baiano Federal Institute of Education, Science and Technology (IF Baiano) - Campus Valença. For this investigation it was used the research of descriptive character and as method, we chose qualitative research because it implies in a means of collecting and analyzing data through various sources.The purpose of these statements is to analyze the Integrated Curriculum from official documents and practices of teachers, and to reach them, it is relevant to deepen the theoretical debate around the School Curriculum and Integrated Curriculum; to identify the knowledge addressed in the pedagogical proposal of the course as well as the menus and plans of teaching for understanding the necessity of this look, and finally, to investigate the teaching practice in the applicability of the prescribed curriculum. The locus of the research was the Agroecology Course at IF Baiano, Campus-Valença. As methodological procedures to obtain the data, a bibliographic review and analysis of IF Baiano official documents was carried out. In addition, it was used some procedures in this study: application of semi-structured questionnaire and semi-structured interviews with teachers, Course Coordinator, Teaching Coordinator and Technical-Pedagogical team. The empirical analysis of the Integrated Curriculum developed in that previously mentioned course, showed from the research findings, which it was and it continues to be a challenging practice, although some initiatives point to practices closer to the knowledge integration. In these findings, some problems of physical and pedagogical nature were mentioned that bring difficulties in the applicability of the Integrated curriculum in the Agroecology Course, such as: the lack of physical structure in the development of practical classes; the lack of a proposal for continuing training for teacher qualification; the difficulty of finding a trained professional in the specific area in order to develop the work; the organization of a coherent curricular matrix to meet the needs of the Technician in Agroecology; the time of course formation, which needs to be revised to allow more coherent pedagogical proposals, among others. It is believed that this study can contribute with reflections about possibilities for the effective construction of a Curriculum that meets the specificities of Integrated Technical Education to High School, so that it can approach coherent pedagogical practices that aim at the integration of the necessary knowledge for the student education.
Keywords: Currículo
Currículo integrado
Agroecologia
IF Baiano
Curriculum
Integrated curriculum
Agroecology
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: ALMEIDA, Leonizia de Jesus Sena de. Currículo integrado do curso de agroecologia no IF - Baiano Campus Valença- BA: entre o oficial e a prática cotidiana. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/757
Issue Date: 18-Jul-2018
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEXTO VERSÃO FINAL 27.08.182 (1).pdfArquivo em texto completo.1.47 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.