???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/760
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A construção discursiva do Nordeste brasileiro em livros didáticos de Geografia
???metadata.dc.creator???: Sátiro, Leandro Nascimento 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Besnosik, Maria Helena da Rocha
???metadata.dc.description.resumo???: A partir de 1938, o livro didático passa a circular por todo o espaço brasileiro, carregando em sua estrutura discursos produzidos por sujeitos diversos, que ocupam as mais diferentes formações discursivas. Assim, o livro torna-se um espaço de produção de significados inscritos por códigos de uma determinada cultura. Dessa forma, o livro didático não é simplesmente uma transmissão de conhecimentos, mas um difusor de ideologias. A ADLF torna-se um instrumento de fundamental importância para a investigação aqui proposta, uma vez que se trata da análise de um discurso, que busca buscando entender e explicar como se constrói o sentido de um texto e como esse texto se articula com a história e a sociedade que o produziu. O discurso é um objeto ao mesmo tempo linguístico e histórico, entendê-lo requer a análise desses dois elementos simultaneamente. Logo, aquilo que é dito pelo sujeito vai gerar sentidos diversos, pois estes dependem da posição ideológica que o sujeito ocupa, sendo que este, falará a partir de formações discursivas. Por isso, a proposta deste trabalho não é buscar uma verdadeira representação do Nordeste, mas tentar compreender os efeitos de sentido gerados pelos discursos materializados nos livros didáticos a partir da Análise do Discurso de Linha Francesa Pechetiana, uma vez que esta dialoga com várias áreas.
Abstract: Beginning in 1938, the book began to circulate throughout the Brazilian space, carrying in its structure discourses produced by different subjects, which occupy the most different discursive formations. Thus, the book becomes a space of production of meanings inscribed by codes of a certain culture. In this way, the book isn't simply a transmission of knowledge, but a diffusion of ideologies. The ADLF becomes an instrument of fundamental importance for research proposed here, since it's the analysis of a discourse, which seeks to understand and explain how constructs the meaning of a text and how this text articulates with history and society that produced it. Speech is a linguistic and historical object, understanding it requires the analysis of these two elements simultaneously. Therefore, what is said by the subject, will generate different meanings, since these depend of an ideological position that the subject occupies, and this one will speak from discursive formations. Therefore, the proposal of this work isn't to seek a true representation of Northeast, but try to understand the effects of meaning generated by discourses materialized in books from the Analysis of the Speech of Pechetiana French Line, since this dialogue with several areas.
Keywords: Discurso
Livro Didático
Nordeste
Seca
Geografia
Discourse
Didactic Book
Northeast
Drought
Geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: SÁTIRO, Leandro Nascimento. A construção discursiva do Nordeste brasileiro em livros didáticos de Geografia. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/760
Issue Date: 21-Jun-2018
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Construção Discursiva do Nordeste em Livros Didáticos de Geografia.pdfArquivo em texto completo.5.79 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.