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dc.creatorSilva, Hellen Mabel Santana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0713365007744775por
dc.contributor.advisor1Santana, Marise de-
dc.date.accessioned2015-07-23T00:47:01Z-
dc.date.issued2014-08-19-
dc.identifier.citationSILVA, Hellen Mabel Santana. “São Bartolomeu chegou da Bahia coberto de flores, cheio de alegria!”: o desenho do território cultural da criança. 2014.170 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/76-
dc.description.resumoNeste estudo nos detemos na análise do desenho do território cultural de crianças de identidade afro-brasileira durante a festa de São Bartolomeu, que acontece na cidade de Maragojipe, situada no Recôncavo Baiano. O nosso objetivo é investigar como as crianças maragojipanas com identidade afro-brasileira desenham o território cultural do festejo a São Bartolomeu. Compreendemos que a cidade de Maragojipe possui um legado ancestral africano o qual faz parte da sua constituição histórica e cultural. Dessa forma, para além dos elementos da cultura ocidental católica, reverberados pela memória oficial, o espaço maragojipano apresenta também símbolos e mitos originários dos povos africanos, os quais se territorializam através das identidades dos sujeitos, por exemplo, no momento de festejar o santo padroeiro da cidade. O desenho ao qual nos referimos tem o seu lugar no campo das imagens e é expresso via o traçado com lápis e papel, como também através da fotografia, o que estende a noção acerca do ato de desenhar e do campo do desenho, evidenciando a potencialidade da referida categoria. Neste sentido, a imagem e seus elementos gráfico visuais emanam como ferramentas de linguagem utilizadas pelas crianças para revelarem o território cultural da festa. Buscamos em nossa proposta evidenciar que as crianças são sujeito sociais que conhecem suas realidades e sobre estas sabem falar. Para tanto, nos ancoramos nas metodologias da Hermenêutica da Profundidade de Thompson (1995) e na Dialética de Vasconcellos (1999) que, enquanto nossas bases metodológicas nos possibilitaram por meio de entrevistas e oficinas conhecer pelo olhar das crianças a cidade de Maragojipe, sua história cultural, as formas simbólicas existentes em seu espaço e um dos territórios culturais da festa de São Bartolomeu.por
dc.description.abstractIn this study we stop in the analysis of the cultural territory drawing children african-Brazilian identity during the feast of St. Bartholomew, held in the city of Maragojipe, located in the Reconcavo Baiano. Our goal is to investigate how maragojipanas children african-Brazilian identity draw the cultural territory of celebration to St. Bartholomew. We understand that the city of Maragojipe has an African ancestral legacy which is part of its historical and cultural constitution. Thus, in addition to the elements of Catholic Western culture, reverberated by the official memory, maragojipano space also features symbols and myths originating in the African peoples, which are territorializam through the identities of the subjects, for example, when you celebrate the patron saint the city. The design which we refer to has its place in the field of images and is expressed via the tracing with pencil and paper, but also through photography, which extends the notion about the act of drawing and design field, showing the potential the said category. In this sense, the image and its visual graphic elements emanate as language tools they employed to reveal the cultural territory of the party. We tried to proposal prove that the children are subject who know their social realities and know about these talk. Therefore, the anchor in the methodologies of the Hermeneutics of Thompson depth (1995) and the Dialectic of Vasconcellos (1999) that while our methodological basis enabled us through interviews and workshops meet the children look the city of Maragojipe, its history cultural, existing symbolic forms in your space and one of the cultural territories of the feast of St. Bartholomew.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Bastos (verena@uefs.br) on 2015-07-23T00:47:01Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO.pdf: 4599608 bytes, checksum: 92fb1c0e332c4fafbb16e09eddfea1fd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-07-23T00:47:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO.pdf: 4599608 bytes, checksum: 92fb1c0e332c4fafbb16e09eddfea1fd (MD5) Previous issue date: 2014-08-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLegado africanopor
dc.subjectAfrican heritageeng
dc.subjectTerritório culturalpor
dc.subjectImagempor
dc.subjectCultural territoryeng
dc.subjectImageeng
dc.subject.cnpqARTES PLASTICAS::DESENHOpor
dc.title“São Bartolomeu chegou da Bahia coberto de flores, cheio de alegria!”: o desenho do território cultural da criançapor
dc.typeDissertaçãopor
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