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dc.creatorSilva, Elza Sueli Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2521216716322219por
dc.contributor.advisor1Besnosik, Maria Helena da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0267254417114178por
dc.date.accessioned2019-06-13T22:28:18Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.citationSILVA, Elza Sueli Lima. Círculo de leitura no ensino médio:uma análise a partir da estética da recepção. 2019. 203f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/783-
dc.description.resumoEste estudo nasceu da experiência docente, a partir da qual foi possível perceber a insuficiência do ensino historiográfico e estrutural de literatura no contexto da Educação Básica. Centrado na formação do leitor de literatura, ele objetiva compreender os modos de recepção do texto literário de estudantes do 3º ano do ensino médio, por meio de oficinas de leitura, embasadas na metodologia dos Círculos de Leitura, ancoradas, principalmente, nos pressupostos teóricos-metodológicos de Cosson (2016, 2017) e Yunes (1995, 1999, 2002, 2014). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que, além da aplicação de oficinas de leitura, utilizou os seguintes instrumentos e procedimentos para a coleta de dados: a observação participante, a entrevista narrativa, o diário de campo e as observações das leituras realizadas por estudantes do locus da pesquisa, quando estavam desobrigados da rotina escolar. Os dados gerados a partir deles foram analisados à luz dos pressupostos teóricos acerca da Estética da Recepção e da História da leitura defendidos por Chartier (1996, 1998, 1999) e Jauss (1979, 1994), num processo dialógico com outros autores. Com efeito, a realidade empírica evidenciou que os colaboradores da pesquisa, em sua maioria, são leitores de literatura não escolarizada e possuem diferentes modos de ler e de se apropriar dos sentidos do texto. Enquanto, a minoria de leitores de literatura clássica lê as obras, atualizando-as, conforme seu repertório cultural e o tempo histórico no qual está inserido. Os colegas, amigos e o mundo virtual, predominantemente, exerceram influência na formação destes leitores. Por fim, a pesquisa indica que para se formar leitores no espaço formal educativo, é preciso instaurar uma cultura da leitura, promovendo a leitura literária livre como porta de entrada para outras vivências leitoras de maior complexidade, proporcionadas em Círculos de Leiturapor
dc.description.abstractThis study was born from the teaching experience, from which it is possible to realize the insufficiency of the historiographic and structural literature teaching in the context of the Basic Education. Centered on the formation of the literature reader, it aims to understand the receiving of the literary text of students of the 3rd year of high school, through reading workshops, based on the methodology of the Reading Circles, guided mainly by theoretical and methodological thoughts of Cosson (2016, 2017) and Yunes (1995, 1999, 2002, 2014). It is a qualitative research that, besides the application of reading workshops, used the following tools and procedures for data collection: participant observation, narrative interview, field diary and observations of the readings performed by students at school, when they did not follow the school routine. The data generated from them were analyzed in the light of the postulates of Aestheticsof Reception and History of Reading defended by Chartier (1996, 1998, 1999) and Jauss (1979, 1994), in dialogic with others authors. Therefore, empirical reality has shown that most of the students are readers of “non-school” literature and have different ways of reading and take ownership of the senses of the text. While the minority of the readers of classical literature reads the works, updating them, according to their cultural repertoire and the historical time in which they are inserted. Classmates, friends and the virtual world had influence in the formation of these readers. Finally, the research indicates that in order to form readers in the formal educational space it is necessary to establish a culture of reading, promoting the free literary reading as a gateway to other more complex readers' experiences, provided in Reading Circleseng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Pereira (verenagoncalves@uefs.br) on 2019-06-13T22:28:18Z No. of bitstreams: 1 SILVA, ELZA SUELI L DA. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO UEFS.pdf: 4251493 bytes, checksum: 8d311758a45e06563b92bf2078117d41 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-13T22:28:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA, ELZA SUELI L DA. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO UEFS.pdf: 4251493 bytes, checksum: 8d311758a45e06563b92bf2078117d41 (MD5) Previous issue date: 2019-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação do Leitor de Literaturapor
dc.subjectCírculos de Leiturapor
dc.subjectHistória de Leiturapor
dc.subjectRecepçãopor
dc.subjectLiterature Reader Formationeng
dc.subjectReading Circlespor
dc.subjectHistory of Readingpor
dc.subjectReceptionpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleCírculo de leitura no ensino médio:uma análise a partir da estética da recepçãopor
dc.typeDissertaçãopor
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