Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/792
Tipo do documento: Dissertação
Título: A dolorosa aprendizagem da agonia: a ironia e o grotesco em Os cus de Judas, de Lobo Antunes.
Autor: Cintra, Monica da Costa 
Primeiro orientador: Valverde, Tércia Costa
Resumo: Objetivamos, nesta dissertação, analisar a Ironia e o Grotesco como ferramentas de desconstrução social na obra Os cus de Judas (1979), do escritor português António Lobo Antunes. A obra em questão tem como temática central a guerra colonial em Angola, da qual Antunes participou como médico. No romance em estudo, o narrador-personagem passou vinte e sete meses como combatente na África e experimentou o horror da guerra. Assim, para desabafar e minimizar a sua angústia, inicia, em um bar, o que era para ser um diálogo, uma conversa com uma mulher desconhecida, que nunca lhe responde. Ao longo de uma noite, conta-lhe a sua experiência na guerra, as lembranças da infância, do casamento e da sua família. É através de uma narrativa nada linear que o autor descontrói o imaginário colonial do povo português e aborda a falta de sentido da guerra, através de uma escrita crítica e comprometida, cuja acidez, promovida pelo uso da Ironia e do Grotesco, revela as atrocidades do conflito. A pesquisa tem cunho bibliográfico e as ideias aqui defendidas serão alicerçadas a partir das obras de teóricos que tratam dos temas aqui abordados. Recorremos às obras de Hutcheon (1991; 2000), Bakhtin (1987), Bergson (1900) e Kayser (1986) para analisarmos a Ironia e o Grotesco; Maria Alzira Seixo (2002), Arnaut (2009), Blanco (2002) e Valverde (2006; 2010; 2014), dentre outros, serão utilizados para embasar as discussões estabelecidas.
Abstract: Objetivamos, en esta disertación, hacer un analisis de la Ironia y el Grotesco como hieramientas de descontrucción social en la obra Los Culos de Judas (1979), del escritor portugués António Lobo Antunes. La obra en questión tiene como temática central la guerra colonial en Angola, en la cual Antunes ha participado como médico. En el romance en estudio, el narrador personaje, así como el autor de la obra ha pasado veinte y siete meses como combatiente en Africa y experimentó los horrores de la Guerra. Etonces, para desahogar y minimizar su angústia, inicia, lo que deberia ser un diálogo, en un bar una conversación con una mujer desconocida, que nunca le contesta. Durante una noche le cuenta su experiéncia de Guerra, los recuerdos de niñez, el casamiento ysu família. Es por medio de uma narrativa sin ninguna linearidad que el autor desconstruye el imaginário colonial del pueblo portugués y aborda la falta del sentido de la guerra, través de uso de la Ironia e del Grotesco. La pesquisa tiene cuño bibliográfico y las ideas aqui defendidas tendrán como bases obras de teóricos especializados em los temas abordados. Utilizaremos aportes de: Hutcheon (1991; 2000), Bakhtin (1987), Bergson (1900), Kayser (1986), para analisarmos la Ironia y el Grotesco; Maria Alzira Seixo (2002), Arnaut (2009), Blanco (2002), Valverde (2006; 2010; 2014), dentre otros, en la ocasión de la discusión del perfil estético de Lobo Antunes.
Palavras-chave: António Lobo Antunes
Ironia
Grotesco
Ironia
Grotesco
Área(s) do CNPq: LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
Programa: Mestrado Acadêmico em Estudos Literários
Citação: CINTRA, Mônica da Costa. A dolorosa aprendizagem da agonia: a ironia e o grotesco em Os cus de Judas, de Lobo Antunes. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Literários)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/792
Data de defesa: 3-Dez-2018
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CD.pdfArquivo em texto completo.525,52 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.