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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação para saúde: análise dos cursos de Educação Física de Feira de Santana-BA
???metadata.dc.creator???: Almeida, Ediberto Ferreira de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Welington Araújo
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como objeto a formação de professores de Educação Física, em especial, a relação entre Educação Física e Saúde nos cursos de Educação Física do município de Feira de Santana, tendo como parâmetro as orientações para atuação no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Nossa pesquisa compõe o conjunto de estudos do grupo LEPEL e se insere no embate de projetos em torno da formação de professores, e, consequentemente, em torno da formação humana das novas e futuras gerações através da intervenção pedagógica do professor de Educação Física. Trata-se de uma análise documental que objetivou identificar a relação entre os marcos teórico-conceituais do NASF e os projetos formativos dos cursos de Educação Física de Feira de Santana (BA). Assim, nossa investigação se deu sob a seguinte pergunta síntese: Qual a relação entre os marcos teórico-conceituais do NASF e os projetos formativos dos cursos de Educação Física de Feira de Santana (BA)? Levantamos a hipótese de que as concepções de saúde expostas nos documentos oficiais dos cursos de Educação Física de Feira de Santana não expressam a concepção presente nas diretrizes que orientam a atuação no NASF. Nosso estudo se desenvolveu a partir da técnica de análise de conteúdo, guiado pelo materialismo histórico e dialético, onde buscamos evidenciar as contradições presentes no objeto o que nos possibilitou identificar a concepção de saúde. Constatamos que os documentos oficiais dos cursos de Educação Física de Feira de Santana (BA) não expressam uma concepção de saúde que avance na explicação desse fenômeno, apresentando uma noção limitada e ainda ligada ao modelo biomédico e que, portanto, não se aproxima do Conceito Ampliado de Saúde expresso na Lei Orgânica do SUS e nas diretrizes do NASF. Embora os documentos dos cursos não apresentem de forma explícita e aprofundada suas concepções, o auxílio de outras categorias de conteúdo nos possibilitou fazer essa inferência, a saber: concepção de mundo, concepção de homem e concepção de Educação Física. Essas categorias também são pouco desenvolvidas e apresentam elementos contraditórios, ora de crítica ora de adequação ao modelo capitalista de sociedade e suas mediações. Dessa forma, ainda permanece a noção de que a exercitação corporal é fundamental para a obtenção de saúde sem que haja a necessária problematização da dinâmica sistêmica da vida humana no capitalismo e de sua influencia direta no estado de enfermidade. Nesse sentido, entendemos como fundamental que o currículo dos cursos superiores em Educação Física tenha de modo explícito e conciso os aspectos teóricos e epistemológicos que orientam a formação, tendo em vista uma formação que avence no processo de humanização dos seres humanos a partir da compreensão dos determinantes em torno do processo saúde/doença e da realidade concreta. Para tanto, compreendemos como necessário incorporar as concepções que mais avançam na explicação da saúde – Conceito Ampliado de Saúde e o Conceito de Determinação Social do Processo Saúde-doença –, bem como a defesa da Licenciatura Ampliada enquanto proposta de formação tendo em vista uma formação omnilateral e a superação do atual modo de produção.
Abstract: El presente estudio tiene como objeto la formación de profesores de Educación Física, en especial, la relación entre Educación Física y Salud en los cursos de Educación Física del municipio de Feira de Santana, teniendo como parámetro las orientaciones para actuación en el Núcleo de Apoyo a la Salud de la familia (NASF). Nuestra investigación compone el conjunto de estudios del grupo LEPEL y se inserta en el embate de proyectos en torno a la formación de profesores y, consecuentemente, en torno a la formación humana de las nuevas y futuras generaciones a través de la intervención pedagógica del profesor de Educación Física. Se trata de un análisis documental que objetivó identificar la relación entre los marcos teórico-conceptuales del NASF y los proyectos formativos de los cursos de Educación Física de Feira de Santana (BA). Así, nuestra investigación se dio bajo la siguiente pregunta síntesis: ¿Cuál es la relación entre los marcos teórico-conceptuales del NASF y los proyectos formativos de los cursos de Educación Física de Feira de Santana (BA)? Levantamos la hipótesis de que las concepciones de salud expuestas en los documentos oficiales de los cursos de Educación Física de Feira de Santana no expresan la concepción presente en las directrices que orientan la actuación en el NASF. Nuestro estudio se desarrolló a partir de la técnica de análisis de contenido, guiado por el materialismo histórico y dialéctico, donde buscamos evidenciar las contradicciones y mediaciones presentes en el objeto lo que nos posibilitó identificar la concepción de salud. Constatamos que los documentos oficiales de los cursos de Educación Física de Feira de Santana (BA) no expresan una concepción de salud que avance en la explicación de ese fenómeno, presentando, una noción limitada y aún ligada al modelo biomédico y que, por lo tanto, no se aproxima al Concepto Ampliado de Salud expresado en la Ley Orgánica del SUS y en las directrices del NASF. Aunque los documentos de los cursos no presentan de forma explícita y profundizada sus concepciones, el auxilio de otras categorías de contenido nos posibilitó hacer esa inferencia, a saber: concepción de mundo, concepción de hombre y concepción de Educación Física. Estas categorías también son poco desarrolladas y presentan elementos contradictorios, o de crítica, o de adecuación al modelo capitalista de sociedad y sus mediaciones. De esta forma, sigue siendo la noción de que la ejercitación corporal es fundamental para la obtención de salud sin que haya la necesaria problematización de la dinámica sistémica de la vida humana en el capitalismo y de su influencia directa en el estado de enfermedad. En este sentido, entendemos como fundamental que el currículo de los cursos superiores en Educación Física tenga de modo explícito y conciso los aspectos teóricos y epistemológicos que orientan la formación, teniendo en vista una formación que avenga en el proceso de humanización de los seres humanos a partir de la comprensión de los entendidos determinantes en torno al proceso salud / enfermedad y de la realidad concreta. Para ello, comprendemos como necesario incorporar las concepciones que más avanzan en la explicación de la salud - Concepto Ampliado de Salud y el Concepto de Determinación Social del Proceso Salud-enfermedad -, así como la defensa de la Licenciatura Ampliada como propuesta de formación para una formación el omnilateral y la superación del actual modo de producción.
Keywords: Formação humana
Formação de professores
Educação Física e Saúde
Concepção de saúde
Formación humana
Formación de profesores
Educación Física y Salud
Concepción de salud
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: ALMEIDA, Ediberto Ferreira de. Formação para saúde: análise dos cursos de Educação Física de Feira de Santana-BA. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/800
Issue Date: 25-Sep-2018
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