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dc.creatorCarvalho, Ana Paula Rios de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0453626421398113por
dc.contributor.advisor1Chaves , Joselisa Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3589599687371587por
dc.date.accessioned2019-08-14T22:42:59Z-
dc.date.issued2019-04-01-
dc.identifier.citationCARVALHO, Ana Paula Rios de. Geotecnologias na contextualização do ensino de geografia no município de Pé de Serra - Ba. 2019. 213f. Dissertação (Mestrado em Modelagem em Ciência da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/838-
dc.description.resumoO ensino de Geografia tem o papel de promover o desenvolvimento do estudante capacitando-o a compreender a realidade sob o ponto de vista da espacialidade. Tal ensino se torna mais potencializado quando contempla aspectos da realidade espacial em que o estudante está inserido e quando os recursos didáticos são adequados a isso. Nesse sentido, as Geotecnologias têm se destacado como ferramentas poderosas pela capacidade de agregar programas computacionais que contribuem para a elaboração de material didático. O objetivo geral da pesquisa é avaliar a potencialidade das Geotecnologias para o processo de ensino e de aprendizagem no contexto local do município de Pé de Serra – BA. A dissertação está organizada em três partes principais. A primeira constitui a revisão bibliográfica sobre a importância do lugar no mundo globalizado, o ensino de Geografia e o contexto local, as Geotecnologias para o ensino e recurso didático. A segunda compreende o diagnóstico com o livro didático de Geografia utilizado no município, com os professores de Geografia e com uma turma de alunos do 7º ano da Educação Básica. A terceira abrange o desenvolvimento de oficinas com o professor e com o aluno como proposta de usar material didático elaborado a partir de Geotecnologias. No diagnóstico realizado no município de Pé de Serra, esse estudo mostra que o livro didático é o principal recurso utilizado nas aulas de Geografia, porém a abordagem da realidade local é restrita nessas obras. Tendo como base esse diagnóstico, foram elaborados, a partir do programa Quantum Sistemas de Informação Geográfica (QGIS), mapas temáticos do município (Localização, Solo, Litologia, Isoietas, Hidrografia, Território de Identidade, População, Percentual Urbano, Carta-imagem) os quais serviram de base para as atividades desenvolvidas com os alunos da turma de 7º ano, os quais avaliaram de forma satisfatória a oficina com os mapas de Solo, Litologia e a Carta-imagem do município. A maioria dos alunos avaliou como excelente ou muito boa à contribuição do material didático para a sua aprendizagem. Já, a oficina desenvolvida com os professores permitiu constatar que é necessário proporcionar um embasamento teórico-metodológico sobre Geotecnologias, porque a maioria não teve formação inicial nessa área. Os professores aplicaram a proposta de material didático contextualizado em suas aulas e avaliaram de forma positiva. A oficina mostrou também que os professores podem conhecer e utilizar as Geotecnologias como suporte ao ensino de Geografia permitindo ao estudante desenvolver conhecimentos geográficos e construir sua ideia de mundo em escala local e global. Como conclusão do estudo realizado verifica-se que de fato as Geotecnologias são importantes recursos pedagógicos que possibilitam tanto professores quanto estudantes de Geografia se apropriar de conhecimentos locais, sem perder de vista os saberes globaispor
dc.description.abstractThe teaching of Geography has the role of promoting the student development enabling him to understand reality from the point of view of spatiality. Such teaching becomes more enhanced when it is linked to aspects of the spatial reality in which the student is inserted and when the teaching resources are adequate to it. In this sense, Geotechnologies have emerged as powerful tools for the facility to add computer programs that contribute to the development of teaching materials. The general objective of the research is to evaluate the potential of Geotechnologies to the process of teaching and learning in the local context of the municipality of Pé de Serra, Bahia. The dissertation is organized into three main parts. The first is the literature review about the importance of place in the globalized world, the teaching of geography and the local context, Geotechnologies for teaching and didactic resource. The second comprises the diagnosis with the Geography textbook used in the municipality, with the teachers of Geography and with a group of students of the 7th year of Basic Education. The third covers the development of workshops with the teacher and the student as a proposal to use teaching materials elaborated from Geotechnologies. In the diagnosis made in the municipality of Pé de Serra, this study shows that the textbook is the main resource used in Geography classes, but the approach of the local reality is restricted in these works. Based on this diagnosis were elaborated from the program Quantum Geographic Information Systems (QGIS), thematic maps of the city (location, soil, Lithology, Isohyets, Hydrography, Identity Territory, Population, Urban Percentage, Chart-image) which formed the basis for the activities with students from 7th year class, who positively evaluated the workshop with the soil maps, Lithology and Chart-image of the municipality. Most of the students evaluated “excellent” or “very good” the contribution of the didactic material to their learning. However, the workshop developed with the teachers showed that it is necessary to provide a theoretical and methodological basis about Geotechnologies, because most had no initial training in this area. The teachers applied the proposal of didactic contextualized material in their classes and evaluated positively. The workshop also showed that teachers can know and use Geotechnologies as a support to Geography teaching, allowing the student to develop geographical knowledge and build their idea of the world on a local and global scale. As a conclusion of the study the fact that it appears the Geotechnologies are important educational resources that enable both teachers and Geography students to appropriate local knowledge, without neglecting the global knowledgeeng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Pereira (verenagoncalves@uefs.br) on 2019-08-14T22:42:59Z No. of bitstreams: 1 dissertação_versão_final.pdf: 13084680 bytes, checksum: c6974f67d09c8247199ead2176474aa3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-14T22:42:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação_versão_final.pdf: 13084680 bytes, checksum: c6974f67d09c8247199ead2176474aa3 (MD5) Previous issue date: 2019-04-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado em Modelagem em Ciência da Terra e do Ambientepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecurso Didáticopor
dc.subjectCartografia Escolarpor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectDidactic Resourceseng
dc.subjectSchool Cartographyeng
dc.subjectBasic Educationeng
dc.subject.cnpqGEOGRAFIA FISICA::GEOCARTOGRAFIApor
dc.subject.cnpqGEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONALpor
dc.titleGeotecnologias na contextualização do ensino de geografia no município de Pé de Serra - Bapor
dc.typeDissertaçãopor
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