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dc.creatorCabral, Thaíla Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169402619212172por
dc.contributor.advisor1Valverde, Tércia Costa-
dc.date.accessioned2019-08-15T22:49:01Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.citationCABRAL, Thaíla Moura. A fluidez identitária em Memorial do Convento, de José Saramago. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Literários)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/840-
dc.description.resumoNa presente pesquisa, apresentamos alguns reflexos da Pós-Modernidade na arte literária, com destaque para a fluidez identitária dos personagens principais do romance de José Saramago Memorial do convento (1982), a saber: Bartolomeu Lourenço de Gusmão, Blimunda Sete-Luas e Baltasar Mateus Sete-Sóis. Neste estudo, buscamos compreender a fragmentação desses protagonistas, que, representados no século XVIII, apresentam características que transcendem à época. O primeiro, padre e, ao mesmo tempo, homem da ciência, vive o conflito entre fé, dogma e razão, ademais, quer atingir a capacidade de voar, em um tempo em que o homem ainda não tinha a tecnologia necessária para trafegar pelos ares; a segunda é uma mulher que vê além do que se podia ver e do que a visão biológica alcançaria, ficando, assim, entre vendar os olhos para a ignorância e experimentar a dor que o conhecimento e a sabedoria podem causar; já Baltasar é um ex-soldado maneta, que encontrou na construção da máquina de voar um sopro de consciência quanto ao seu papel no universo. Buscamos delinear o perfil identitário fluido dessas três figuras e como tais identidades se constituem ao longo da narrativa. Para a concretização do trabalho, lançamos mão dos estudos de teóricos como: Jean-François Lyotard (1986), Zygmunt Bauman (2009, 2005, 2001, 1998) e Stuart Hall (2002, 2002, 1997), para falarmos sobre Pós-Modernidade e, por conseguinte, sobre identidade; e Jacques Le Goff (2013), Linda Hutcheon (2000, 1991) e Peter Burke (1992), sobre aspectos da História e da Metaficção Historiográfica. Foram utilizadas ainda as contribuições críticas dos estudiosos Ana Paula Arnaut (2008), Vera Bastazin (2006), Carlos Reis (2008, 2004) e João Marques Lopes (2010), que nos auxiliaram a perceber, na perspectiva singular e inovadora da escrita saramaguiana, o legado de seus livros para a literatura mundial.por
dc.description.abstractThis research presents some impacts of the Post-modernity in the literary art, highlighting the identity fluidity of the main characters of the novel Memorial do convento (1982), namely: Bartolomeu Lourenço de Gusmão, Blimunda Sete-Luas e Baltasar Mateus Sete-Sóis. This study aims to understand the fragmentation of these main characters that go beyond their time. The first one, who is a priest and also a man of the science, lives the conflict between faith, dogma and reason; furthermore, he wants to be able to fly, in a time when mankind did not have the technology needed to navigate through the air. The second character is a woman, who was able to see beyond what physical vision could, conflicted between closing her eyes to the ignorance and experimenting the pain that knowledge and wisdom may cause. Baltasar, on the other hand, was a crippled former soldier who found in the construction of the time machine a blow of consciousness about his role in the universe. We aim to describe a smooth identity profile of these personalities and the manner in which their identities are shown throughout the narrative. For the realization of this study we chose the studies by theoreticians like: Jean-François Lyotard (1986), Zygmunt Bauman (2009, 2005, 2001, 1998) e Stuart Hall (2002, 2002, 1997), to talk about Post-Modernity, and consequently, about identity; and Jacques Le Goff (2013), Linda Hutcheon (2000, 1991) e Peter Burke (1992) to talk about the aspects of History and the Historiographic Metafiction. We also used the critical contributions of the following scholars: Ana Paula Arnaut (2008), Vera Bastazin (2006), Carlos Reis (2008, 2004) and João Marques Lopes (2010), who helped us comprehend in Saramago’s writing, which is singular and innovative, the legacy of his books for global literature.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2019-08-15T22:49:01Z No. of bitstreams: 1 Dissertação completa - Final - Thaíla Moura Cabral.pdf: 725646 bytes, checksum: a56c57fd63f3fae3f287c9aa90d6f753 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-15T22:49:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação completa - Final - Thaíla Moura Cabral.pdf: 725646 bytes, checksum: a56c57fd63f3fae3f287c9aa90d6f753 (MD5) Previous issue date: 2018-12-03eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Estudos Literáriospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Portuguesapor
dc.subjectJosé Saramagopor
dc.subjectMemorial do conventopor
dc.subjectFragmentação identitáriapor
dc.subjectMetaficção Historiográficapor
dc.subjectPortuguese Literatureeng
dc.subjectIdentity fragmentationeng
dc.subjectHistoriographic Metafictioneng
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA fluidez identitária em Memorial do Convento, de José Saramagopor
dc.typeDissertaçãopor
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