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dc.creatorAssunção, Lara Rios Alencar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2919717377796810por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Maria Geralda Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6184752468334717por
dc.date.accessioned2019-08-20T21:13:26Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Lara Rios Alencar. Abordagem da produção do cuidado no processo de formação da enfermeira para o sistema único de saúde. 2018. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/852-
dc.description.resumoA formação da enfermeira vem sendo amplamente discutida a fim de viabilizar a transformação de práticas de cuidado, para que a profissional enfermeira apreenda a dinâmica da produção do cuidado integral em saúde como uma estratégia para intervir no processo de saúde-doença, de maneira crítica, reflexiva e criativa na busca pela garantia da execução dos princípios e diretrizes preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo tem como objetivo geral compreender a abordagem da produção do cuidado integral como eixo do processo de formação da enfermeira para o Sistema Único de Saúde em um curso de graduação em Enfermagem e como objetivo específico discutir as práticas pedagógicas implementadas tendo em vista a produção do cuidado no processo de formação da enfermeira. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, utilizou-se o método de pesquisa-ação, tendo como participantes 10 docentes dos componentes curriculares Gerência de Enfermagem em Serviços de Saúde (8º semestre), Estágio Supervisionado I (9º semestre) e Estágio Supervisionado II (10º semestre) e 12 estudantes do componente curricular Estágio Supervisionado II do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana. Utilizou-se como técnicas de coleta de dados os encontros de grupo, entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados foram organizados e interpretados mediante a análise de conteúdo temática. No estudo fica evidenciado que o desafio de se alcançar a produção do cuidado integral na formação da enfermeira, requer uma formação voltada para a aquisição de competências que visem a atenção de qualidade, desenvolva a capacidade de análise crítica, problematize as práticas vigentes, estabeleça estratégias de ensino-aprendizagem que favoreçam a troca de saberes, o diálogo e a interdisciplinaridade, enfim, a formação para cidadania. Que se desenvolva a capacidade de aprender e ensinar, de estudantes e de docentes, para garantia de um cuidado humanizado, integral e de qualidade. As reflexões suscitadas na pesquisa revelaram necessidades de mudanças no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, propõe-se a discussão e reflexão sobre a necessidade de flexibilização dos modos de ensinar e aprender, da aplicação de práticas pedagógicas inovadoras, problematizadoras e construtivas, que promovam a autonomia dos estudantes, num reconhecimento de que o processo de aprender é continuo e permeia toda a nossa existênciapor
dc.description.abstractThe training of nurses has been widely discussed in order to enable the transformation of care practices so that the nurse learn the dynamics of the production of integral health care as a strategy to intervene in the health-disease process in a critical, reflective and creative way in the search for the guarantee of the execution of the principles and guidelines recommended by the Unified Health System (SUS). The study has as the main objective to understand the approach of the production of integral care as the center line of the nurses' training process for the Unified Health System in a nursing undergraduate course and it has as its specific objective to discuss the pedagogical practices implemented in view to the production of care in the process of training the nurse. It is a study with a qualitative approach, it used the action-research method, having as participants 10 teachers who possess the curricular components Nursing Management in Health Services (8th semester), Supervised Internship I (9th semester) and Supervised Internship II (10th semester) and 12 students of the curricular component Supervised Internship II of the undergraduate course in Nursing at the State University of Feira de Santana. There were used as data collection techniques group meetings, semi-structured interviews and documentary analysis. The data were organized and interpreted through thematic content analysis. The study shows that the challenge of achieving the production of integral care in the training of nurses requires training aimed at acquiring skills that aim at quality care, develop the capacity for critical analysis, problematize current practices, and establish strategies of teaching and learning that favor the exchange of knowledge, dialogue and interdisciplinarity, that is, training for citizenship. To develop the capacity to learn and teach, students and teachers, to guarantee a humanized, integral and quality care. The reflections raised in the research revealed the need for changes in the teaching-learning process. In this sense, it is proposed the discussion and reflection on the need to make teaching and learning more flexible, applying innovative, problematizing and constructive pedagogical practices that promote students' autonomy, recognizing that the process of learning is continuous and pervades our whole existenceeng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Pereira (verenagoncalves@uefs.br) on 2019-08-20T21:13:26Z No. of bitstreams: 1 DissertaçãoMPENF_Laraa Assuncao completo2.pdf: 1964232 bytes, checksum: 37f9da2221fd55e7e4895b52892d48ee (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-20T21:13:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissertaçãoMPENF_Laraa Assuncao completo2.pdf: 1964232 bytes, checksum: 37f9da2221fd55e7e4895b52892d48ee (MD5) Previous issue date: 2018-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SAÚDEpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProdução do cuidadopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectCare Productionpor
dc.subjectTrainingpor
dc.subjectNursingpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.subject.cnpqENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICApor
dc.titleAbordagem da produção do cuidado no processo de formação da enfermeira para o sistema único de saúdepor
dc.typeDissertaçãopor
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