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dc.creatorCerqueira, Isis Thamara de Argolo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1454282616048117por
dc.contributor.advisor1Servo, Maria Lúcia Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988537163974120por
dc.date.accessioned2019-08-20T21:29:23Z-
dc.date.issued2018-02-16-
dc.identifier.citationCERQUEIRA, Isis Thamara de Argolo. Prática da supervisão no processo ensinar-aprender em estágios supervisionados I e II do curso de enfermagem. 2018. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/853-
dc.description.resumoA prática da supervisão em Estágios Supervisionados I e II do curso de enfermagem insere-se na dimensão ensinar/educar do processo de trabalho da enfermeira. É necessário que o docente e o discente de enfermagem aprendam, apreendam e valorizem os conhecimentos acerca dessa atividade, visto que a supervisão é uma ação inerente ao exercício profissional, cuja prática deve ser desenvolvida de forma sistematizada. Este estudo tem como objetivo analisar a prática da supervisão no processo de ensinar e de aprender em Estágios Supervisionados I e II do curso de Enfermagem no olhar dos docentes e discentes de uma Instituição de Ensino Superior. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, que teve como campo de pesquisa a UEFS. Foram 19 participantes da pesquisa, sendo 7 docentes e 12 discentes do curso de enfermagem. As técnicas de coleta dos dados utilizadas foram a observação sistemática, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Após leitura criteriosa dos dados, chegou-se às categorias: Prática da supervisão no processo ensinar-aprender em Estágios Supervisionados I e II do curso de enfermagem: a tradicional e a social no contexto das tendências pedagógicas; Dificuldades e facilidades da prática da supervisão no processo ensinar-aprender em Estágios Supervisionados I e II do curso de enfermagem. Os dados foram apresentados, analisados e discutidos através do Método de Análise de Conteúdo de Bardin. A prática da supervisão no processo de ensinar e de aprender dos ES I e II do curso de enfermagem é permeada pelas supervisões social e tradicional, e perpassa pelas tendências pedagógicas problematizadora e tradicional/tecnicista. O planejamento das ações transcorre entre o normativo com uma supervisão funcional e o estratégico concatenado à supervisão social. A metodologia de ensino desse processo é influenciada pelas tendências pedagógicas tradicional, tecnicista e problematizadora. O trabalho em equipe, o papel do docente, a comunicação e a execução das atividades são compreendidos à luz da supervisão social e da pedagogia problematizadora. A aprendizagem, os conteúdos e o papel do discente são influenciados pelas tendências tradicional e problematizadora. As relações supervisivas entre docente-discente são dialógicas, tranquila, harmônica e respeitosa. Na avaliação das ações acontecem a supervisão social no contexto da pedagogia problematizadora e a supervisão tradicional e permeada pelas tendências tradicional e tecnicista. As dificuldades perpassam pela atual situação da IES interferindo negativamente nos ES; precarização do trabalho de enfermagem e ausência de preceptoria; pouca ou ausência de comunicação entre os docentes dos demais componentes curriculares do curso de enfermagem; distanciamento parcial do docente no acompanhamento; deficiência de conhecimento teórico dos discentes; entre outros. E as facilidades são a comunicação e seus instrumentos; a parceria com a equipe e a relação estabelecida entre docentes-discentes-equipe; as discussões realizadas entre docente-docente; a possibilidade de propor mudanças; e o conteúdo de supervisão abordado no componente curricular de Gerência. Em suma, é necessário repensar a supervisão tradicional/funcionalista e as práticas pedagógicas tecnicistas e tradicionais adotadas por docentes e discentes, assim como a potencialização da pedagogia problematizadora e da supervisão social para a prática da supervisão social no processo de ensinar e de aprender nos ES I e II do curso de enfermagem com o intuito de que sejam promovidas ações de enfermagem pautadas nos princípios e diretrizes do SUS. As dificuldades são limites potenciais para a transformação da prática de supervisão no processo de ensinar e de aprenderpor
dc.description.abstractThe practice of supervision in Supervised Internships I and II of the Nursing course is part of the teaching / educating dimension of the nurse's work process. In this way, it is necessary that both teacher and student of nursing learn, understand and value knowledge about supervisory activities, as an action inherent to professional practice, the practice that should be developed in a efficient and effective way. This study has as objective to analyze the practice of supervision in the process of teaching and to learn in Supervised Internships I and II of the Nursing course through the eyes of the teachers and the students of an Institution of Higher Education. A qualitative and descriptive research was carried out, with the UEFS as the research field. The research had 19 participants, being 7 teachers and 12 students of the nursing course. The data collection techniques used were systematic observation, semi-structured interview and documentary analysis. The data were analyzed and interpreted through the Bardin Content Analysis. After careful reading of the data, the following categories were achieved: Supervision practice in the teaching-learning process in Supervised Stages I and II of nursing course: from traditional to social in the context of pedagogical tendencies; Difficulties and facilities of supervision practice in the teaching-learning process in Supervised Internships I and II of the nursing course. The practice of supervision in the teaching and learning process of SI I and II of the nursing course is permeated by social and traditional supervision, and permeates pedagogical trends problematizing and traditional / technical. The planning of actions takes place between the with functional and strategic supervision linked to social supervision. The teaching methodology of this process is influenced by the pedagogical tendencies traditional, technicist and problematizing. Teamwork, the role of the teacher, the communication and the implementation of activities are understood in the light of social problematizing pedagogy. The student's learning, content and role are influenced by the traditional and problematizing tendencies. Supervisory relationships between teachers, often take place in a quiet, harmonious and respectful way, with dialogue. In the evaluation of actions, social supervision occurs in the context of pedagogy traditional supervision associated with traditional and technical trends. The difficulties are due to the current situation of HEI, interfering negatively in SI; precariousness of nursing work and absence of preceptory; little or no communication among the teachers of the curricular components of the nursing course; absence of accompaniment of the teacher; lack of theoretical knowledge of students; among others. And facilities are communication and its instruments; the partnership with the team and the established relationship between teacher-student-team; the discussions between teacher and teacher; the possibility of proposing changes; and the content of supervision addressed in the curricular component of management. It is necessary to rethink the traditional / functionalist supervision and traditional and technical pedagogical practices adopted by teachers and students, as well as the enhancement of pedagogy problematic and social supervision for the practice of supervision in the process of teaching and to learn in the SI I and II of the nursing course in order to be promoted nursing actions based on SUS principles and guidelines. Difficulties are limits power to transform the practice of supervision into the process of teaching and learningeng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Pereira (verenagoncalves@uefs.br) on 2019-08-20T21:29:22Z No. of bitstreams: 1 dissertação_VERSÃO FINAL.pdf: 2099342 bytes, checksum: 4cc925e8981cd23a63a4e0f2a8aef6aa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-20T21:29:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação_VERSÃO FINAL.pdf: 2099342 bytes, checksum: 4cc925e8981cd23a63a4e0f2a8aef6aa (MD5) Previous issue date: 2018-02-16eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SAÚDEpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSupervisão de enfermagempor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectEducação em enfermagempor
dc.subjectNursing supervisionpor
dc.subjectInternshippor
dc.subjectNursing educationpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.titlePrática da supervisão no processo ensinar-aprender em estágios supervisionados I e II do curso de enfermagempor
dc.typeDissertaçãopor
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