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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Práticas pedagógicas em ambiente hospitalar: a contação de histórias na perspectiva das crianças de um centro de oncologia
???metadata.dc.creator???: Ribeiro, Osdi Barbosa dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freixo, Alessandra Alexandre
???metadata.dc.description.resumo???: A prática pedagógica de contação de histórias no ambiente hospitalar consiste em uma possibilidade de assegurar às crianças, em tratamento oncológico,vivências relacionadas a ludicidade e a aprendizagem por meio dos processos de socialização e dos atos de cuidar e educar. A partir dessa afirmação, nesta pesquisa objetivou compreender os sentidos atribuídos pelas crianças de um centro de oncologia, às práticas pedagógicas no ambiente hospitalar, em especial à contação de histórias. Esse estudo se apoia numa abordagem qualitativa do tipo descritiva. Como técnicas de pesquisa, foram utilizadas na coleta de dados, a observação sistemática, o diário de campo e a entrevista semiestruturada. O universo de participantes envolveu crianças do Centro de Oncologia Infanto-juvenil do HEC, em Feira de Santana, Bahia. No primeiro momento, foi realizada uma entrevista com uma pedagoga de o ambiente hospitalar e, paralelamente à observação sistemática das práticas pedagógicas, foram realizadas entrevistas com onze crianças. Baseada nas informações cedidas pela pedagoga foi realizada a escolha dos participantes, respeitando a condição da criança hospitalizada. A pesquisa teve como aporte teórico autores de referência como Elizete Matos e Maria Mugiatti, José Carlos Libâneo, RosângelaWolf, Cristiane Verdi,Nelly Coelho entre outros que ajudaram no debruçar sobre o conhecimento em relação objeto de estudo. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo. As sínteses desse estudo indicam que as práticas pedagógicas no ambiente hospitalar, quanto as suas intencionalidades, podem ser caracterizadas com base no enfoque educativo sob as vertentes da escolarização e do lúdico. Quanto à compreensão das crianças sobre as experiências vivenciadas em torno do diagnóstico do câncer e das práticas pedagógicas no contexto da brinquedoteca, os dados expressam que, apesar de essas práticas serem desenvolvidas no ambiente hospitalar, estão mais ligadas ao sentido que as crianças atribuem à escola do que ao hospital. A brinquedoteca faz um elo entre esses ambientes. É na brinquedoteca que as crianças encontram elementos que as aproximam do ambiente escolar, como a prática pedagógica de contação de histórias. Essa prática surge como uma forma de tirar a criança de uma realidade de silêncio e isolamento para ingressar em um mundo onde o sonho é possível, em que a fantasia faz esse papel de transpor para além dos limites impostos pela doença. Assim, foi constatado que ao participar da prática pedagógica de contação de história, a criança assume a condição de sujeito ativo e participativo, com possibilidade de refletir sobre o que está vivendo e romper com a condição de paciente que a situação de adoecimento e hospitalização lhe confere. Com base nos sentidos atribuídos pelas crianças, a referida prática pedagógica consiste em um recurso metodológico relevante no ambiente hospitalar, ao proporcionar o bem-estar, promover efetivamente o desenvolvimento, amenizar os efeitos decorrentes do tratamento e ajudar a criança a lidar melhor com a situação que está vivendo. Em suma, os achados dessa pesquisa indicam a prática pedagógica com uma frequência que poderia ser ampliada com vistas às necessidades sentidas pelas crianças em participar dessa atividade durante toda a semana. A prática desenvolvida na brinquedoteca não tem obrigação de estabelecer vínculo com a escola, por não se tratar de uma classe hospitalar. Para tanto, os dados conferem que a oportunidade proporcionada previne as dificuldades das crianças até que estejam aptas a retornarem a escola na qual estão matriculadas. Além disso, os achados sugerem a possibilidade de implantação de uma classe hospitalar para o atendimento mais pontual dessa demanda no contexto em estudo.
Abstract: The pedagogical practice of storytelling in the hospital environment consists of a possibility to assure to children in oncological treatment experiences related to playfulness and learning through the processes of socialization and the acts of caring and educating.Based on this statement, this research aimed to understand the meanings attributed by the children of the oncology center, to the pedagogical practices in the hospital environment, especially to storytelling. This study is based on a descriptive qualitative approach. As research techniques, data collection, systematic observation, field diary and semi-structured interview were used. The universe of participants involved children from the Child and Adolescent Oncology Center of the HEC, in Feira de Santana, Bahia. At the first moment, an interview was conducted with a pedagogue of the hospital environment and, in parallel with the systematic observation of pedagogical practices, interviews were conducted with eleven children. Based on the information provided by the pedagogue, the participants were chosen, respecting the condition of the hospitalized child. The research had as theoretical contribution as reference authors such as Elizete Matos and Maria Mugiatti, José Carlos Libâneo, Rosângela Wolf, Christiane Verdi, Nelly Coelho among others that helped to investigate the state of knowledge in relation to object of study. The collected data were analyzed based on content analysis. The syntheses of this study indicate that the pedagogical practices in the hospital environment, as well as their intentionalities, can be characterized based on the educational approach under the aspects of schooling and play. Regarding children's understanding of the experiences of cancer diagnosis and pedagogical practices in the context of the toy library, the data show that, although these practices are developed in the hospital environment, they are more related to the sense that the children attribute to the school than to the hospital. It’s in the toy library that children find elements that bring them closer to the school environment, such as the pedagogical practice of storytelling. This practice emerges as a way to take the child from a reality of silence and isolation to enter a world where the dream is possible, in which fantasy plays this role of transposing beyond the limits imposed by the disease. Thus, it was observed that when the child participates in the pedagogical practice of storytelling, the child assumes the condition of an active and participatory subject, with the possibility of reflecting on what is being lived and breaking with the condition of the patient that the situation of illness and hospitalization confere. Based on the meanings attributed by children, this pedagogic practice consists of a relevant methodological resource in the hospital environment, by providing well-being, effectively promoting development, mitigating the effects of treatment and helping the child to deal better with the situation that is living.In summary, the findings of this research indicate pedagogical practice with a frequency that could be amplified in view of the needs felt by the children to participate in this activity throughout the week. The practice developed in the toy library has no obligation to establish a link with the school, since it isn’t a hospital class. To do so, the data show that the opportunity afforded prevents the children's difficulties until they’re able to return to the school in which they’re enrolled. In addition, the findings suggest the possibility of implanting a hospital class for the more punctual care of this demand in the context under study.
Keywords: Pedagogia hospitalar
Prática pedagógica
Contação de história
Criança
Centro de oncologia
Hospital pedagogy
Pedagogical practice
Storytelling
Child
Center for oncology
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: RIBEIRO, Osdi Barbosa dos Santos. Práticas pedagógicas em ambiente hospitalar: a contação de histórias na perspectiva das crianças de um centro de oncologia. 2018.140 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/854
Issue Date: 13-Sep-2018
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