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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A linha e o linho: significações de professoras alfabetizadoras sobre a rede de experiência e sua relação com a formação
???metadata.dc.creator???: Queiroz, Carla Andréa Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Iriart, Mirela Figueiredo Santos
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação investigou a produção de significações de professoras alfabetizadoras sobre o momento formativo denominado Rede de Experiência, no contexto do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Neste sentido, a partir da abordagem de natureza qualitativa, em diálogo com a perspectiva teórico-metodológica da Rede de Significações da autora Rossetti-Ferreira (2004), buscou-se analisar as significações que as professoras alfabetizadoras atribuem às suas experiências formativas, considerando o contexto, as interações e posicionamentos referentes à Rede de Experiência. Entre os teóricos que inspiraram essa investigação tem-se Larossa (2002), que contribuiu para pensar a educação a partir da experiência e sentido; assim como Josso (2004), que discute sobre experiências formativas e seus desdobramentos na transformação de si. A produção dos dados foi se costurando e sendo tecida processualmente, em uma rede composta por elementos de natureza semiótica - contextos, interações e práticas discursivas, através de entrevistas gravadas e semiestruturadas, contando com a participação de cinco professoras alfabetizadoras da educação básica do município de Serrinha-BA. Tais dados foram interpretados a partir das múltiplas dimensões temporais, processos e contextos interativos relacionados à Redsig: o acontecido, o vivido, e o refletido, em um horizonte de deslocamentos de saberes e fazeres, abrindo fendas para novas experiências docentes. As interações forjadas a partir do momento formativo da Rede de Experiência possibilitaram compreender tensionamentos em relação às im-possibilidades da docência, fazendo emergir outros modos e jeitos de fazer docente. Os tensionamentos e as zonas de fronteiras que separam as orientações do Programa e as diversas possibilidades do fazer docente deixam entrever que as professoras se trans-formam e se autoformam a partir das práticas de subjetivação que são acionadas nos contextos de formação e da prática docente. Tais docentes, ao mesmo tempo em que silenciam, recusam, ou ainda burlam as orientações formativas verticalizadas, demandam por um espaço de escuta, de trocas e compartilhamento de experiências que de fato reconheça a autonomia, singularidades e subjetividades inerentes à profissão docente
Abstract: This dissertation investigated the production of meanings of literacy teachers on the formative moment called the Network of Experience, in the context of the National Literacy Program in the Right Age. In this sense, based on a qualitative approach, in a dialogue with the theoretical-methodological perspective of the Network of Meanings of the author Rossetti-Ferreira (2004), we sought to analyze the meanings that literacy teachers attribute to their formative experiences, considering the context, interactions and placements related to the Experience Network. Among the theorists who inspired this investigation is Larossa (2002), who contributed to think about education based on experience and meaning; as well as Josso (2004), who discusses formative experiences and their unfolding in self-transformation. The data production was sewn and processed in a network composed of semiotic elements - contexts, interactions and discursive practices, through recorded and semi-structured interviews, with the participation of five literacy teachers from the basic education of the municipality of Serrinha-BA. These data were interpreted from the multiple temporal dimensions, processes and interactive contexts related to Redsig: what happened, lived, and reflected, in a horizon of shifts of knowledge and actions, opening up cracks for new teaching experiences. The interactions forged from the formative moment of the Experiential Network made it possible to understand tensions in relation to the im-possibilities of teaching, thus giving rise to other ways and ways of teaching. The tensions and border zones that separate the orientations of the Program and the different possibilities of teaching make it possible to see that the teachers are transformed and self-formed from the practices of subjectivation that are triggered in the contexts of formation and teaching practice. Such teachers, while silencing, refusing, or even circumventing vertical orientation, demand a space for listening, exchanging and sharing experiences that in fact recognizes the autonomy, singularities and subjectivities inherent to the teaching profession
Keywords: Formação Continuada
PNAIC
Rede de Experiência
Rede de Significações
Continuing Education
PNAIC
Network Experience
Network of Meanings
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: QUEIROZ, Carla Andréa Santos. A linha e o linho: significações de professoras alfabetizadoras sobre a rede de experiência e sua relação com a formação. 2018. 114f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/867
Issue Date: 9-Jul-2018
Appears in Collections:Coleção UEFS

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