???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/86
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRamos, Evódio Maurício Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9465362636921446por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Marinalva Lopes-
dc.date.accessioned2015-07-24T13:10:21Z-
dc.date.issued2014-03-11-
dc.identifier.citationRAMOS, Evódio Maurício Oliveira. Formação pedagógica de professores de uma universidade pública baiana: teares, linhas e tessituras. 2014. 171 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/86-
dc.description.resumoNeste trabalho dissertativo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana – Bahia, buscamos analisar, a partir das representações dos professores participantes da experiência de formação pedagógica: Ensinagem, Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior, as mudanças ocorridas em sua prática educativa. Inicialmente, apresentamos o cenário de expansão do ensino superior, as bases legais de atuação e as necessidades formativas de professores universitários. Em seguida, descrevemos algumas experiências de formação pedagógica e apresentamos uma revisão de literatura sobre as produções de dissertações e teses da CAPES, a fim de compreendermos os avanços das pesquisas sobre a docência universitária e as possíveis lacunas existentes. No Quadro Teórico, pontuamos, de forma breve, o cenário político da formação de professores no Brasil, o contexto da docência universitária e a relação entre identidade docente e profissionalização para, em seguida, descrevermos alguns modelos de formação pedagógica (Modelo de formação baseada na análise das práticas e na reflexão, Modelo de formação por trabalho metodológico ou trabalho didático, Modelo de formação indagativo ou de pesquisa e Modelo de formação continuada por atualização didático-pedagógica). A metodologia da pesquisa está fundamentada nos princípios da Teoria das Representações Sociais (TRS), caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo. O grupo pesquisado foi constituído de 06 docentes da UEFS que participaram da última turma do curso anteriormente referido e um professor formador. O procedimento de coleta e produção dos dados utilizados foi a entrevista semiestruturada e o método de análise escolhido, a Análise Temática de Bardin (1977). Na apresentação e discussão dos dados, foram identificadas 03 categorias: a primeira, relacionada aos professores participantes (identidade docente, formação pedagógica e necessidades formativas); a segunda, referente ao curso (origem, concepção epistemológica, estratégias de ensino, o incentivo da instituição, dificuldades e contratempos); e a terceira, contribuições do curso para a prática pedagógica (na socialização entre professores, no aprendizado dos estudantes, nas experiências inovadoras, no processo avaliativo e nas fragilidades e sugestões apontadas pelos professores). Nas considerações finais, elencamos alguns aspectos que denotam a importância dessa experiência de formação, dentre eles: a reflexão epistemológica dos docentes sobre suas práticas, as inovações nas estratégias de ensino, o crescimento pessoal e profissional, a melhoria das atividades acadêmicas e a melhor compreensão do ato de ensinar e aprender.por
dc.description.abstractDissertative this work, developed in the Graduate Program in Education , State University of Feira de Santana - Bahia , we analyze , from the representations of teachers participating in the experience of teacher training : teaching and learning , Learning and Evaluation in Higher Education , the changes occurring in their educational practice . Initially , we present the scenario of expansion of higher education , the legal basis of performance and training needs of university professors . We then describe some experiences of teacher training and present a review of literature on the production of dissertations and theses from CAPES , in order to understand the advances in research on university teaching and possible gaps . In Theoretical Framework , we point briefly , the political landscape of teacher education in Brazil , the context of university teaching and the relationship between teacher identity and professionalism to then describe some models of teacher training ( education model based on analysis practices and reflection , education model for methodological work or didactic work , Model inquiring or research training and continuing education model for didactic- pedagogic update) . The research methodology is based on the principles of the Social Representations Theory ( SRT) , characterized as a descriptive, qualitative character. The research group was composed of 06 faculty members who participated UEFS the last class of the course mentioned above , and a teacher trainer . The procedure of collecting and compiling the data used was the semistructured interview and the chosen method of analysis , thematic analysis of Bardin (1977 ) . In the presentation and discussion of the data , 03 categories were identified : the first related to participating teachers ( teacher identity , teacher training and training needs ) ; The second , related to the course ( origin, epistemological concept , teaching strategies , encouraging the institution , difficulties and setbacks ) ; and third , the ongoing contributions to pedagogical practice ( socialization among teachers in student learning , the innovative experiments in the evaluation process and the weaknesses and suggestions made by teachers ) . In the conclusion , we list some aspects that denote the importance of this training experience , including : epistemological reflections of teachers on their practices , innovations in teaching strategies , personal and professional growth, to improve the academic activities and better understanding of act of teaching and learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Bastos (verena@uefs.br) on 2015-07-24T13:10:21Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Versão Final PPGE.pdf: 1710934 bytes, checksum: 605e366486bf44504246bf954e460d18 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-07-24T13:10:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Versão Final PPGE.pdf: 1710934 bytes, checksum: 605e366486bf44504246bf954e460d18 (MD5) Previous issue date: 2014-03-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDocência universitáriapor
dc.subjectUniversity teachingeng
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectSocial representationseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação pedagógica de professores de uma universidade pública baiana: teares, linhas e tessituraspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Versão Final PPGE.pdfArquivo em texto completo1.67 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.