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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Concepção(ões) de gestão escolar no processo de implementação das eleições de gestores escolares no município de Tucano/BA
???metadata.dc.creator???: Jesus, Gregório Luís De 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Solange Mary Moreira
???metadata.dc.description.resumo???: A gestão da educação, desde o final da década de 1970, aqui no Brasil, vem sendo pensada como um dos aspectos relevantes na luta pelo processo de democratização da educação, defendida por forças e interesses diversos, por parte de movimentos sociais, de gestores públicos e até de agências internacionais que concedem apoio financeiro a países, como os da América Latina, que se propõem a seguir diretrizes políticas e econômicas desses orgãos financiadores. A realização deste estudo perpassa, portanto, pelo complexo desafio que a gestão escolar possui no processo de democratização da educação. Nesse sentido, a questão de pesquisa posta foi: qual(is) concepção(ões) de gestão escolar orientaram os sujeitos responsáveis pelo processo de implementação das eleições de gestores escolares no município de Tucano/BA a partir de 2006? O objetivo geral foi analisar as concepções de gestão escolar que orientaram os sujeitos responsáveis pela implementação da eleição de gestores escolares no município de Tucano/B; os objetivos específicos foram: a) discutir concepções de democracia, estabelecendo uma relação com a concepção de gestão escolar democrática; b) apresentar concepções de gestão presentes no contexto da escola; c) contextualizar o processo de implementação das eleições em Tucano/BA; d) identificar concepções de gestão escolar subjacentes nos documentos e nos discursos dos sujeitos responsáveis pela implementação das eleições no município de Tucano/BA. O percurso metodológico, direcionado pelos pressupostos da abordagem qualitativa, teve como instrumentos de coletas de informações a entrevista semiestruturada, o questionário fechado, o grupo focal e a análise documental. Os 09 (nove) sujeitos que participaram da pesquisa foram selecionados com base no critério de envolvimento direto na implementação das eleições de gestores escolares do município de Tucano/BA. Para interpretação dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo de Franco (2005) e Bardin (2016). As discussões teóricas que embasaram o estudo estão alinhadas à teoria crítica. Este estudo buscou contribuir com o processo historiográfico da gestão escolar dentro do município de Tucano, bem como com o mapeamento da gestão escolar no Território de Identidade do Sisal e na Bahia, por se constituir parte integrante de um projeto de pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Professor (NUFOP/UEFS). Os resultados apontaram para uma legitimação da gestão escolar democrática enquanto discurso oficial, presente nas falas dos sujeitos e nos documentos produzidos, entretanto revelaram também as tensões, os dissensos e as disputas em torno de diferentes projetos de educação e sociedade. Como instrumento de colaboração no processo de democratização da gestão escolar, a eleição de diretores, embora reconhecida como um dos elementos essenciais, neste estudo se mostrou atravessada por práticas clientelistas, gerencialistas, patrimonialistas, posturas conservadoras e burocráticas as quais dificultam a concretização de um projeto de sociedade comprometido com a redução das desigualdades sociais.
Abstract: The educational management, since the end of the 1970s, here in Brazil, has been thought as one of the relevant aspects in the fight for the process of democratization of education, defended by forces and many interests, by social movements, public managers and even international companies that provide financial support to countries, as those in Latin American, that propose to follow politics and economical guidelines of these funders organs. Therefore, the accomplishment of this study runs through the complex challenge that the school management has in the process of democratization of education. In this regard, the question set was: which school management conception(s) of school administration oriented the responsible subjects for the implementation process of school managers’ elections in the city of Tucano/BA, and the specifics goals were: a) discuss ideas of democracy, stablishing a relation with the democratic school management conception; b) show management conceptions presents in the school context; c) put the elections implementation process in the city of Tucano/BA into context; d) identify underlying school management conceptions in the subjects responsible for the implementation of the elections in Tucano/BA’s documents and speeches. The methodological path, directed by the assumptions of the qualitative approach, had as information collection tools the semi-structured interview, the closed survey, focus group and documental analysis. The 09 (nine) subjects that participated in the research were selected based in the direct involvement in the implementation of Tucano/BA’s school managers criterion. To the data collected interpretation, the Franco (2005) and Bardin (2016) content analysis was used. The theoretical discussions that served as baseline to the study are aligned to the critical theory. This study sought to contribute with the school management historiographical process inside the city of Tucano, as well as the school management mapping in the Sisal’s Identity Territory and in Bahia, for being integral part of a research project that belongs to Studies and Researches about Teachers Training Core (NUFOP/UEFS). The results points to a democratic school management legitimation as official speech present in the subjects’ lines and in the produced documents, however, they also revealed the tensions, disagreements and disputes that surrounds different education process and society. As a collaboration tool in the school management democratization process, the principal’s elections, although recognized as one of the essentials elements, in this study shows itself crossed by clientelistics, managerialists, patrimonialists, conservatives and burocratics, which difficult the concretization of a society project committed to socials inequalities decrease.
Keywords: Democracia
Democratização da Educação
Gestão escolar
Gestão escolar democrática.
Democracy
Education Democratization
School Management
Democratic school management
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: JESUS, Gregório Luís De. Concepção(ões) de gestão escolar no processo de implementação das eleições de gestores escolares no município de Tucano/BA. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/881
Issue Date: 13-Jun-2019
Appears in Collections:Coleção UEFS

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