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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Juventudes e masculinidades: conversando sobre gênero com estudantes em uma escola pública no municipio de Feira de Santana-Ba
???metadata.dc.creator???: Santos, Neide Pinto dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Iriart, Mirela Figueiredo Santos
First advisor-co: Faria, Ivan
???metadata.dc.description.resumo???: Os estudos que tecem relações entre gênero, juventudes e masculinidades ainda são recentes na sociedade contemporânea, e a atual conjuntura de resistências contra o debate sobre questões de gênero, demarcada por discursos de poder, torna relevante a realização deste estudo. Fomentar, entre os jovens na escola, a discussão de gênero e das relações que se estabelecem entre homens e mulheres, levando em consideração outros modelos de masculinidades não hegemônicas, é relevante tanto para o campo da produção científica, quanto para campo das práticas escolares e das relações sociais de forma geral. Esta pesquisa investigou a produção de masculinidades entre os jovens, homens e mulheres, no cotidiano escolar, atravessados pelas suas singularidades, sociabilidades e processos de socialização, tendo como objetivo analisar as produções de masculinidades entre jovens homens e jovens mulheres, na faixa etária de 15 a 23 anos, em uma escola da rede pública estadual em Feira de Santana, Bahia. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa em que, através do diálogo com os/as jovens, buscou-se compreender como estes têm construído concepções e vivências sobre masculinidades. Para tanto, usaram-se estratégias de produção e registro de dados (conversas informais, uso do diário do campo, grupos de discussão e entrevistas) e aplicação de questionários aos estudantes. A análise dos dados obtidos evidenciou diferentes experiências de masculinidades, sexualidade e relações de gênero, sinalizou tensões existentes entre as configurações identitárias construídas e assumidas pelos/pelas jovens e as expectativas sobre estes projetadas pela família, religião e sociedade, de padrões do que venha a ser homem e ser mulher. Os resultados obtidos mostraram que família e religião constitui espaço de afeto e de acolhimento para o jovem, mas também de regulação e disciplinamento. Este estudo também provocou reflexões acerca de possibilidades de interação entre as experiências juvenis e a escola, objetivando processos educativos pautados no diálogo e no respeito às diferenças.
Abstract: Studies that link gender, youth and masculinities are still recent in contemporary society, and the current conjuncture of resistance against the debate on gender issues, demarcated by discourses of power, makes relevant the realization of this study. Encouraging the discussion of gender and relationships between men and women among young people at school, taking into account other models of non-hegemonic masculinities, is relevant both for the field of scientific production and for the field of scholastic practices and of social relations in general. This research aims to investigate the production of masculinities among young men and women in school life, crossed by their singularities, sociabilities and socialization processes, with the objective of analyzing masculinity productions among young men and young women, aged 15 to 23, at a state public school in Feira de Santana, Bahia. It is a research with a qualitative approach in which, through the dialogue with the youngsters, it was sought to understand how they have constructed conceptions and experiences about masculinities. To do so, we used data production and recording strategies (informal conversations, use of the field diary, discussion groups and interviews) and the application of questionnaires to students. The analysis of the data obtained evidenced different experiences of masculinities, sexuality and gender relations. The analysis also signalized existing tensions between the identity configurations built and assumed by the young people and the expectations about them projected by the family, religion and society, of patterns of what comes to being a man and being a woman. The results showed that family and religion constitute a space of affection and acceptance for the youngsters, but also of regulation and discipline. This study also provoked reflections on the possibilities of interaction between the experiences of the youth and the school, aiming at educational processes based on dialogue and respect for diferences.
Keywords: Juventudes
Masculinidades
Gênero
Cotidiano escolar
Youths
Masculinities
Gender
Everyday school
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: SANTOS, Neide Pinto dos. Juventudes e masculinidades: conversando sobre gênero com estudantes em uma escola pública no municipio de Feira de Santana-Ba. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/884
Issue Date: 13-Jun-2019
Appears in Collections:Coleção UEFS

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