Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/891
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensinando tópicos de natureza da ciência a partir de uma história do conceito de fóton no ensino médio
Autor: Sé, Daniel de Sento 
Primeiro orientador: Silva, Indianara Lima
Resumo: O ensino e aprendizagem de Física passam por um período de inquietação no qual se faz necessário atualizar o currículo, inserindo noções de Física Moderna e Contemporânea, pois, nesta área do conhecimento, atuam diversos aparelhos tecnológicos que fazem parte do cotidiano dos estudantes da educação básica. Intencionando abordar aspectos conceituais, históricos e filosóficos sobre temas de FMC e da Natureza da Ciência, propomos uma Sequência Didática apoiada na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, utilizando como esquemas a História e Filosofia da Ciência e a Natureza da Ciência para discutir a evolução do conceito (ou das conceitualizações) do fóton. Para isso, serão discutidos alguns temas de Física Moderna e Contemporânea, como o efeito fotoelétrico, o efeito Compton, a dualidade onda-partícula, o experimento HBT e noções da Óptica Quântica. Após a aplicação, foi verificado que o entendimento sobre como a Ciência é construída e como os conceitos são formulados, tal como o conceito de fóton, foi ampliado, contribuindo para a formação científica e autonomia dos estudantes
Abstract: The teaching and learning of physics undergo a caring period in which it is necessary to update the curriculum, inserting Modern and Contemporary Physics notions, because this area of knowledge, act different technological devices that are part of the basic education students in everyday. Meant to address conceptual, historical and philosophical aspects on topics of FMC and the Nature of Science, we propose a Didactic Sequence supported in theory of Conceptual Fields by Gérard Vergnaud, using schemes the History and Philosophy of Science and the Nature of Science to discuss the evolution concept (or conceptualizations) of the photon. For this, we will discuss some issues of Conteporânea modern physics, such as the photoelectric effect, the Compton effect, wave-particle duality, the experiment HBT and notions of Quantum Optics. After application, it was observed that the understanding of how science is constructed and how the concepts are formulated, such as the concept of the photon, has been expanded, contributing to scientific training and autonomy of students
Palavras-chave: Ensino de Física
Sequência Didática
Vergnaud
FMC
HFC
NDC
Natureza da Luz
Fóton
HBT
Physical Teaching
Didactic sequence
Vergnaud
Modern and Contemporary Physics
History and Philosophy of Science
Nature of Science
Nature of Light
Photon
HBT
Área(s) do CNPq: FISICA ATOMICA E MOLECULAR::ESPECTROS ATOMICOS E INTEGRACAO DE FOTONS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Programa: Mestrado Nacional Profissional em Física
Citação: SÉ, Daniel de Santo. Ensinando tópicos de natureza da ciência a partir de uma história do conceito de fóton no ensino médio. 2016. 138f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/891
Data de defesa: 24-Ago-2016
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DanielSentoSé_ABNT_comFichaCat.pdfDissertação_Daniel_20161,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.