???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/891
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSé, Daniel de Sento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1939138474285927por
dc.contributor.advisor1Silva, Indianara Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2886681360553144por
dc.date.accessioned2019-09-19T22:59:09Z-
dc.date.issued2016-08-24-
dc.identifier.citationSÉ, Daniel de Santo. Ensinando tópicos de natureza da ciência a partir de uma história do conceito de fóton no ensino médio. 2016. 138f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/891-
dc.description.resumoO ensino e aprendizagem de Física passam por um período de inquietação no qual se faz necessário atualizar o currículo, inserindo noções de Física Moderna e Contemporânea, pois, nesta área do conhecimento, atuam diversos aparelhos tecnológicos que fazem parte do cotidiano dos estudantes da educação básica. Intencionando abordar aspectos conceituais, históricos e filosóficos sobre temas de FMC e da Natureza da Ciência, propomos uma Sequência Didática apoiada na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, utilizando como esquemas a História e Filosofia da Ciência e a Natureza da Ciência para discutir a evolução do conceito (ou das conceitualizações) do fóton. Para isso, serão discutidos alguns temas de Física Moderna e Contemporânea, como o efeito fotoelétrico, o efeito Compton, a dualidade onda-partícula, o experimento HBT e noções da Óptica Quântica. Após a aplicação, foi verificado que o entendimento sobre como a Ciência é construída e como os conceitos são formulados, tal como o conceito de fóton, foi ampliado, contribuindo para a formação científica e autonomia dos estudantespor
dc.description.abstractThe teaching and learning of physics undergo a caring period in which it is necessary to update the curriculum, inserting Modern and Contemporary Physics notions, because this area of knowledge, act different technological devices that are part of the basic education students in everyday. Meant to address conceptual, historical and philosophical aspects on topics of FMC and the Nature of Science, we propose a Didactic Sequence supported in theory of Conceptual Fields by Gérard Vergnaud, using schemes the History and Philosophy of Science and the Nature of Science to discuss the evolution concept (or conceptualizations) of the photon. For this, we will discuss some issues of Conteporânea modern physics, such as the photoelectric effect, the Compton effect, wave-particle duality, the experiment HBT and notions of Quantum Optics. After application, it was observed that the understanding of how science is constructed and how the concepts are formulated, such as the concept of the photon, has been expanded, contributing to scientific training and autonomy of studentseng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Pereira (verenagoncalves@uefs.br) on 2019-09-19T22:59:09Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_DanielSentoSé_ABNT_comFichaCat.pdf: 1119638 bytes, checksum: 0b10453eb787791f909555272eef6fba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-19T22:59:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_DanielSentoSé_ABNT_comFichaCat.pdf: 1119638 bytes, checksum: 0b10453eb787791f909555272eef6fba (MD5) Previous issue date: 2016-08-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectVergnaudpor
dc.subjectFMCpor
dc.subjectHFCpor
dc.subjectNDCpor
dc.subjectNatureza da Luzpor
dc.subjectFótonpor
dc.subjectHBTpor
dc.subjectPhysical Teachingeng
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.subjectVergnaudeng
dc.subjectModern and Contemporary Physicseng
dc.subjectHistory and Philosophy of Scienceeng
dc.subjectNature of Scienceeng
dc.subjectNature of Lighteng
dc.subjectPhotoneng
dc.subjectHBTeng
dc.subject.cnpqFISICA ATOMICA E MOLECULAR::ESPECTROS ATOMICOS E INTEGRACAO DE FOTONSpor
dc.titleEnsinando tópicos de natureza da ciência a partir de uma história do conceito de fóton no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_DanielSentoSé_ABNT_comFichaCat.pdfDissertação_Daniel_20161.09 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.