???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/895
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Cartografia docente: alinhavos entre imagens, experiências e naturezas na formação de professores de ciências e biologia
???metadata.dc.creator???: Silva, João Paulo dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freixo, Alessandra Alexandre
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa cartográfica emerge das inquietações e dos atravessamentos oportunizados a partir das investigações e desdobramentos do meu trabalho monográfico. Embarcaram comigo nesta nova aventura onze licenciados em Ciências Biológicas, que outrora participaram do componente curricular Imagens da Natureza no Ensino de Ciências entre 2010 e 2012. Inspirados pela noção de dispositivo proposta por Focault, buscamos criar mapas, imagens, narrativas e tecnologias para pensarmos nossos processos de (trans)formação docente. Para tanto, também recorremos aos vídeo-mosaicos de imagens de natureza, produzidos no componente curricular, como potências para pensarmos cartografias docentes. O mosaico, assumido como dispositivo, nos leva a outro olhar, provocando tensões em nossas trajetórias. O diário de bordo, outro dispositivo deste processo cartográfico, nasce e nos atravessa como um registro da complexa dinâmica estabelecida entre o discurso e a realidades emergentes dele. Forjados como planos de subjetividades, possibilidades e passeios por diferentes mundos, os mapas professorais traçam e envolvem processos de singularização rumo a estéticas de professoralidades. A ideia de mapa professoral, inclusive, emerge da nossa necessidade de delimitar estes mapas frente a outros dispositivos que utilizamos durante o processo cartográfico, outros mapeamentos possíveis nos quais investimos. Em adição, o novo vídeo-mosaico de experiências imagéticas, com traços das experiências vivenciadas nesta pesquisa, alinhava os atravessamentos deste processo ao qual chamamos de cartografia docente. O que começou como algo despretensioso com as primeiras produções dos mosaicos de imagens da natureza em 2010 persiste em se renovar. O novo vídeo-mosaico de experiências imagéticas de natureza traz consigo uma trajetória que não se restringe a universidade, muito menos ao componente curricular ‘Imagens de Natureza’. Uma caminhada coletiva que, por onde tem passado, tem deixando esporos e criando rizomas que estão espalhados pelo mundo. Enfim, elementos que nos fazem olhar quantos caminhos diferentes nos trouxeram até aqui, que muitas vezes nos desterritorializaram, transgrediram para horizontes sequer imaginados. Caminhos que pareciam fixos, estáveis e eternos, mas que são arrasados por algo, muitas vezes aquilo que se torna uma (in)experiência. A potência deste processo cartográfico nos levou a cultivar sentidos outros sobre nosso processo de (trans)formação, visitando territórios não tão distantes e que se fazem presentes em nosso devir doscente, estabelecendo relações não apenas entre o estudante de outrora, mas com o professor de hoje.
Abstract: This cartographic research emerges from the concerns and crossings made possible by the investigations and unfoldings of my monographic work. In this new adventure, eleven teachers of Biological Sciences embarked with me, and all of us have participated in the curricular component of Image of Nature in Teaching Science between 2010 and 2012. Inspired by the idea of device proposed by Focault, we seek to create maps, images, narratives and technologies to think about our process of teaching (trans)formation. We used the video-mosaics of nature images, produced in the curricular component, as tools to think about the (trans)formation processes that have occurred since then. The mosaic, taken as a device, leads us to another look, provoking tensions in our trajectories towards the aesthetics of being teacher. The logbook, another device of this cartography, is born and traverses us as a record of the complex dynamics established between the discourse and the emergent realities of it. Forged as plans of subjectivities, possibilities and walks through different worlds, teacher maps trace and involve processes of singularization towards aesthetics of professorialities. The idea of ​​a teacher map even emerges from our need to delimit these maps in front of other devices that we used during the cartographic process, other possible mappings in which we invest. In addition, the new video mosaic of imagery experiments, with traces of the experiences lived in this research, aligned the crossings of this process to what we call teacher cartography. What began as something unpretentious with the first productions of the mosaics of nature images in 2010 persists in renewing itself. The new video mosaic of imagery experiences of nature brings with it a trajectory that is not restricted to the university, much less to the curriculum component 'Images of Nature'. A collective walking that we are passing by, leaving spores and creating rhizomes that are scattered around the world. Finally, elements that make us look at how many different paths have brought us here, which often deterritorialized us, have transgressed into horizons even imagined. Paths that seemed fixed, stable and eternal, but which are devastated by something, often what becomes an (in) experience. The power of this cartographic process has led us to cultivate other senses about our process of (trans)formation, visiting territories not so distant and that are present in our becoming teacher, establishing relations not only between the student of yesteryear, but also the teacher of today.
Keywords: Cartografia docente
Experiência imagética
Professoralidades
Teaching cartography
Image experience
Being teacher
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: SILVA, João Paulo dos Santos. Cartografia docente: alinhavos entre imagens, experiências e naturezas na formação de professores de ciências e biologia. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/895
Issue Date: 29-Mar-2019
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cartografia Docente_JPSSILVA.pdfArquivo de texto completo4.31 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.