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dc.creatorSimões Sampaio Dias, Graciele-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5851587186920168por
dc.contributor.advisor1Aninger de Barros Rocha, Flávia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130941856755320por
dc.date.accessioned2019-10-11T19:52:35Z-
dc.date.issued2019-03-27-
dc.identifier.citationGRACIELE, Simões Sampaio. Dias quem conta um conto aumenta o espanto. 2019. 186 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/905-
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva favorecer o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes por meio de práticas de oficinas de letramento literário com o gênero textual conto. O método para a realização desse trabalho encontra-se sob a perspectiva de uma pesquisa de intervenção, que se caracteriza, segundo Damiani (2012), como pesquisas aplicadas semelhantes à pesquisa-ação, que visam planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas com objetivos de melhorar as aprendizagens dos alunos participantes do estudo. A metodologia adotada para dar forma a esse projeto é a sequência didática, pois através dessa prática a aprendizagem é construída sob um amplo conjunto de situações com continuidade e relações recíprocas. Foram utilizados os pressupostos teóricos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Cosson (2017), Jouve (2002), Silva (2009), Zilberman (2012), dentre outros. O lócus da pesquisa é um Colégio Estadual, situado num distrito de Feira de Santana, Bahia. Os sujeitos da pesquisa foram os 14 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da referida escola. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, estudos em grupo, rodas de leitura, depoimentos e produções textuais (inicial e final). A análise dos dados da intervenção revelou a pouca influência da família dos estudantes no incentivo à leitura, levando a escola e o professor ao papel de protagonistas na promoção da leitura, atividade capaz de ampliar o poder de observação e criticidade dos alunos, ajudando-os na construção de si mesmos buscando os novos sentidos e as múltiplas compreensões que a literatura oferece.por
dc.description.abstractThis study had as its aim to promote the development of the reading competence of students through practices of literary literacy in the form of workshops, using the short story as literary genre. The methodology used was the intervention research which characterizes, according to Damiani (2012), an applied research similar to Action Research that plans, implements and evaluates pedagogical practices with the objective of improving the students learning process in the study. The didactic sequence was chosen as the form for this method, since this practice provides an ample set of situations with continuity and reciprocal relations. The theoretical support was based on Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Cosson (2017), Jouve (2002), Silva (2009), Zilberman (2012), among others. The locus of the research was a public school in a district of Feira de Santana. The subjects were students of an 8th grade class of the school. The instruments for the data collection were questionnaires, group studies, reading circles, testimonials and text productions. The analysis of the data revealed that the students‟ families have little influence concerning the incentive to reading, fact that leads the school and the teacher to the role of protagonists in the promotion of reading, activity that can enhance the students‟ capabilities of observation and critical thinking, helping them in the process of building themselves, as they search for new meanings and multiple comprehensions that Literature can offer.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Joelma Souza de Oliveira (id.joelma7@gmail.com) on 2019-10-11T19:52:35Z No. of bitstreams: 1 GRACI Dissertação - versão final revisada essa.pdf: 14006241 bytes, checksum: 17629f7aa0f97b5a558da64c689a3184 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-11T19:52:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GRACI Dissertação - versão final revisada essa.pdf: 14006241 bytes, checksum: 17629f7aa0f97b5a558da64c689a3184 (MD5) Previous issue date: 2019-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContopor
dc.subjectLetramento Literáriopor
dc.subjectOficina de Leiturapor
dc.subjectShort Storyeng
dc.subjectLiterary literacyeng
dc.subjectReading workshopseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleQuem conta um conto aumenta o espantopor
dc.typeDissertaçãopor
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