???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/910
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGómez Daboín, María Mercedes-
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Marinalva Lopes-
dc.date.accessioned2019-10-15T19:07:07Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.citationGÓMEZ DABOÍN, María Mercedes. Motivações de estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana para a escolha da profissão de professor. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/910-
dc.description.resumoA pesquisa que deu origem a esta dissertação de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), teve por objetivo geral: compreender as motivações de estudantes de Pedagogia da UEFS (2018.1) para a escolha da profissão de professor. Inicialmente, apresentamos o contexto da investigação, como o discurso oficial trata a questão da profissão de professor e a importância dada à motivação na escolha da profissão de professor por outros pesquisadores. Para tal, realizamos uma pesquisa nos bancos de dados nos sites de Scielo, ANPED, Portal de Teses de CAPES e revistas científicas, a fim de descrevermos os avanços dos estudos sobre o tema, além de buscarmos as possíveis lacunas que nossa pesquisa poderia preencher. No referencial teórico, mostramos conceitos e diferentes abordagens referentes à profissão de professor (profissionalização, profissionalismo e profissionalidade), identidade docente, currículo da formação docente, condições de trabalho do professor na atualidade, para, em seguida, descrevermos conceitos e diferentes abordagens e perspectivas teóricas da motivação (Teoria behaviorista, Perspectiva humanista, Perspectiva Psicanalítica, Perspectiva Cognitiva e Teoria Social Cognitiva). Na perspectiva Sociocognitiva (1986), demos destaque à Teoria Modelo de estabelecimento de Metas ou Objetivos de Locke e Latham (1990), Teoria de Metas de Realização de Dweck (1986) e Teoria dos Sistemas motivacionais de Ford e Nichols (2004). Terminamos esse capítulo com o tema da escolha da profissão e os principais fatores que intervêm nela. Nosso caminho metodológico foi apresentado, caracterizando a pesquisa como de abordagem qualitativa. O grupo pesquisado foi constituído por 37 estudantes do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da UEFS (2018.1), que responderam um questionário de caracterização dos participantes, dos quais seis participaram da entrevista semiestruturada utilizada para o aprofundamento do conhecimento do objeto da pesquisa. Para a análise dos dados produzidos, utilizamos alguns princípios do método Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Na apresentação e discussão dos dados, foram identificadas quatro dimensões: a primeira, “Influências na escolha do curso”; a segunda, “O interesse pelo curso de Pedagogia”; a terceira, “Expectativas e metas de realização” e a quarta, “A profissão de professor”. Nas considerações finais, logramos caracterizar o perfil do estudante do Curso de Pedagogia ingressos em 2018.1 e elencamos algumas das motivações para a escolha da profissão de professor, como o compromisso social, gostar de crianças, relacionadas à motivação intrínseca, assim como influências externas (amigos e os professores que serviram de inspiração); a escolha da universidade pública, principalmente da UEFS, considerada uma instituição de ponta; a importância atribuída à profissão de professor; as expectativas de trabalhar na rede pública após a conclusão do Curso de Pedagogia; fazer especialização para aprofundar conhecimentos, além de, servir como meio para alcançar um salário digno.por
dc.description.abstractLa investigación que dio origen a esta disertación de Maestría desarrollada en el Programa de Postgrado en Educación en la Universidad Estadal de Feira de Santana (UEFS), tuvo por objetivo general: Comprender las motivaciones de estudiantes de Pedagogía de la UEFS (2018.1) para la elección de la profesión de profesor. Inicialmente, presentamos el contexto de la investigación, como el discurso oficial aborda el tema de la profesión de profesor y la importancia dada a la motivación en la elección de la profesión de profesor por otros investigadores. Para eso, realizamos una investigación en los bancos de datos de los sitios web de Scielo, ANPED, portal de Tesis de CAPES y revistas científicas, con la finalidad de describir los avances de los estudios referentes al tema, además de buscar posibles lagunas que nuestra investigación pudiese tener. En el referencial teórico, mostramos conceptos y diferentes enfoques relacionados a la profesión de profesor (profesionalización, profesionalismo e profesionalidad), identidad docente, el currículo de la formación docente, condiciones de trabajo del profesor en la actualidad, seguidamente describimos conceptos y diferentes enfoques y perspectivas teóricas de la motivación (Teoría conductista, Perspectiva Humanista, Perspectiva Psicoanalítica, Perspectiva Cognitiva y Teoría Social Cognitiva). En la Teoría Socio cognitiva (1986) destacamos: Modelo de establecimiento de Metas y Objetivos de Locke y Latham (1990), Teoría de Metas de Realización de Dweck (1986) y la Teoría de Sistemas motivacionales de Ford y Nichols (2004). Finalizamos ese capítulo, con el tema de la elección de la profesión y los principales factores que intervienen en ella. Nuestro camino metodológico fue caracterizado como investigación cualitativa. El grupo que participó en la investigación fue constituido por 37 estudiantes del primer semestre del Curso de Pedagogía de la UEFS (2018.1) que respondió un cuestionario de caracterización de los participantes, de los cuales seis participaron de la entrevista semiestructurada para profundizar el conocimiento del objeto de investigación. Para el análisis de los datos producidos, utilizamos algunos principios del método Análisis de Contenido de Bardin (2011). En la presentación y discusión de los datos, fueron identificadas cuatro dimensiones: la primera Influencias en la elección del curso; la segunda Interés por el curso de Pedagogía; la tercera Expectativas y metas de realización y la cuarta La profesión de profesor. En las consideraciones finales logramos caracterizar el perfil del estudiante del Curso de Pedagogía en 2018.1 y enumeramos algunas de las motivaciones para la escogencia de la profesión de profesor como: El compromiso social y el agrado por los niños, relacionadas a la motivación intrínseca, así como influencias externas (amigos e profesores que sirvieron de inspiración); la elección de la universidad pública, principalmente de la UEFS, considerada una institución de punta; la importancia atribuida a la profesión de profesor; las expectativas de trabajar en la red pública tras concluir el curso de Pedagogía; hacer especialización para profundizar conocimientos, además de servir como medio para alcanzar un salario digno.spa
dc.description.abstractThe research that gave rise to this Master's degree dissertation developed in the Postgraduate Program in Education at the State University of Feira de Santana (Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS), had the general objective of: Understanding the motivations of students of Pedagogy from the UEFS (2018.1) for the choosing of the teaching career. Initially, we present the context of the research, as the official discourse addresses the subject of the teaching career and the importance given to the motivation in the choice of the teaching career by other researchers. For that, we carried out an investigation in the data banks of the websites of Scielo, ANPED, CAPES thesis portal and scientific journals, in order to describe the progress of the studies related to the topic, as well as to look for possible gaps that our research could have. In the theoretical framework, we show concepts and different approaches related to the carrer of teacher (professionalization, professionalism and professionality), teaching identity, the curriculum of teacher training, current working conditions of the teacher, then we describe concepts and different approaches and Theoretical perspectives of motivation (Behavioral Theory, Humanistic Perspective, Psychoanalytic Perspective, Cognitive Perspective and Social Cognitive Theory). In Socio-Cognitive Theory (1986) we highlight: Locke and Latham's Goal Setting Model (1990), Dweck's Theory of Implementation Goals (1986) and the Motivational Systems Theory by Ford and Nichols (2004). We finish that chapter, with the topic of the choice of carrer and the main factors that intervene in it. Our methodological path was characterized as qualitative research. The group that participated in the research consisted of 37 students from the first semester of the Pedagogy Course of the UEFS (2018.1) that answered a questionnaire of characterization of the participants, from which six participated in the semi-structured interview to deepen the knowledge of the research goal. For the analysis of the data produced, we use some principles of the Bardin Content Analysis method (2011). In the presentation and discussion of the data, four dimensions were identified: the first Influences in the choice of the course; the second Interest for the Pedagogy course; the third Expectations and goals of realization and the fourth the profession of professor. In the final considerations we managed to characterize the student profile of the Pedagogy Course in 2018.1 and listed some of the motivations for the choice of the teaching profession as: Social commitment and liking for children, related to intrinsic motivation, as well as influences external (friends and teachers who served as inspiration); the election of the public university, mainly of the UEFS, considered a state-of-the-art institution; the importance attributed to the teaching career; the expectations of working in the public network after completing the Pedagogy course; specialize to deepen knowledge, in addition to serving as a means to achieve a living wage.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Carolina Neves (carolinapon@uefs.br) on 2019-10-15T19:07:07Z No. of bitstreams: 1 FINALdisertação_Word.pdf: 1530635 bytes, checksum: baf82510f5001349be867e013e13b34b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-15T19:07:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FINALdisertação_Word.pdf: 1530635 bytes, checksum: baf82510f5001349be867e013e13b34b (MD5) Previous issue date: 2019-02-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfissão de professorpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectEscolha da profissãopor
dc.subjectTeacher's professioneng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectCareer choiceeng
dc.subjectProfesión de profesorspa
dc.subjectMotivaciónspa
dc.subjectElección de la profesiónspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMotivações de estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana para a escolha da profissão de professorpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FINALdisertação_Word.pdfArquivo de texto completo1.49 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.