???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarapiá, Dilton Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6288257268658773por
dc.contributor.advisor1Silva, Indianara Lima-
dc.date.accessioned2019-10-18T20:44:46Z-
dc.date.issued2016-06-24-
dc.identifier.citationCARAPIÁ, Dilton Lopes. Utilizando recursos audiovisuais como mediadores para ensinar a Teoria do Big Bang à luz da história e filosofia da ciência. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Física)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/914-
dc.description.resumoMesmo com todos os avanços tecnológicos proporcionados pela Ciência nos últimos séculos, ainda, observa-se pouca abordagem de objetos de conhecimento de Física Moderna e Contemporânea (FMC), nas escolas de Ensino Básico. Com intuito de contribuir para uma mudança nesse cenário, produzimos e aplicamos uma Sequência Didática (SD), apoiados na teoria de aprendizagem de Lev Vygotsky, para ensinar a Teoria do Big Bangà luz da História e Filosofia da Ciência (HFC). Com utilização de recursos audiovisuais, no processo de mediação, além da contextualização histórica e filosófica, buscamos a motivação necessária para dar significado aos signos a que almejamos internalizar. Assuntos, como o da Relatividade Restrita e Geral (RRG), aparecem como etapas da evolução do pensamento humano e corroboram para as mudanças da forma de ver e interpretar o mundo.por
dc.description.abstractEven with all the technological advances provided by science in recent centuries, there is still little approach of Modern and Contemporary Physics (MCP) knowledge objects in basic education schools. Aiming at contributing to a change in this scenario, we produce and applied a Didactic Sequence (DS), supported by the learning theory of Lev Vygotsky, to teachthe theory of the Big Bang in the light of History and Philosophy of Science (HPC). Using audio-visual resources, in the process of mediation, as well as historical and philosophical contextualization, we seek the motivation needed to give meaning to the signs that we aim to internalize. Topics such as the Special and General Relativity (SGR), appear as stages of the evolution of human thought and corroborate changes in the way of seeing and interpreting the world.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2019-10-18T20:44:46Z No. of bitstreams: 1 CARAPIÁ%2c Dilton Lopes.pdf: 1712011 bytes, checksum: f749c34af95dbb57f922d6781edb108a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-18T20:44:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARAPIÁ%2c Dilton Lopes.pdf: 1712011 bytes, checksum: f749c34af95dbb57f922d6781edb108a (MD5) Previous issue date: 2016-06-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectTeoria da Relatividade Restrita e Geralpor
dc.subjectHistória e Filosofia da Ciênciapor
dc.subjectTeoria de aprendizagem de Vygotskypor
dc.subjectPhysics Teachingeng
dc.subjectDidactic Sequenceeng
dc.subjectSpecial and General Theory of Relativityeng
dc.subjectHistory and Philosophy of Scienceeng
dc.subjectLearning theory of Vygotskyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.subject.cnpqFISICA::FISICA GERALpor
dc.titleUtilizando recursos audiovisuais como mediadores para ensinar a Teoria do Big Bang à luz da história e filosofia da ciênciapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARAPIÁ%2c Dilton Lopes.pdfArquivo em texto completo.1.67 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.