Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/914
Tipo do documento: Dissertação
Título: Utilizando recursos audiovisuais como mediadores para ensinar a Teoria do Big Bang à luz da história e filosofia da ciência
Autor: Carapiá, Dilton Lopes 
Primeiro orientador: Silva, Indianara Lima
Resumo: Mesmo com todos os avanços tecnológicos proporcionados pela Ciência nos últimos séculos, ainda, observa-se pouca abordagem de objetos de conhecimento de Física Moderna e Contemporânea (FMC), nas escolas de Ensino Básico. Com intuito de contribuir para uma mudança nesse cenário, produzimos e aplicamos uma Sequência Didática (SD), apoiados na teoria de aprendizagem de Lev Vygotsky, para ensinar a Teoria do Big Bangà luz da História e Filosofia da Ciência (HFC). Com utilização de recursos audiovisuais, no processo de mediação, além da contextualização histórica e filosófica, buscamos a motivação necessária para dar significado aos signos a que almejamos internalizar. Assuntos, como o da Relatividade Restrita e Geral (RRG), aparecem como etapas da evolução do pensamento humano e corroboram para as mudanças da forma de ver e interpretar o mundo.
Abstract: Even with all the technological advances provided by science in recent centuries, there is still little approach of Modern and Contemporary Physics (MCP) knowledge objects in basic education schools. Aiming at contributing to a change in this scenario, we produce and applied a Didactic Sequence (DS), supported by the learning theory of Lev Vygotsky, to teachthe theory of the Big Bang in the light of History and Philosophy of Science (HPC). Using audio-visual resources, in the process of mediation, as well as historical and philosophical contextualization, we seek the motivation needed to give meaning to the signs that we aim to internalize. Topics such as the Special and General Relativity (SGR), appear as stages of the evolution of human thought and corroborate changes in the way of seeing and interpreting the world.
Palavras-chave: Ensino de Física
Sequência Didática
Teoria da Relatividade Restrita e Geral
História e Filosofia da Ciência
Teoria de aprendizagem de Vygotsky
Physics Teaching
Didactic Sequence
Special and General Theory of Relativity
History and Philosophy of Science
Learning theory of Vygotsky
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Programa: Mestrado Nacional Profissional em Física
Citação: CARAPIÁ, Dilton Lopes. Utilizando recursos audiovisuais como mediadores para ensinar a Teoria do Big Bang à luz da história e filosofia da ciência. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Física)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/914
Data de defesa: 24-Jun-2016
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARAPIÁ%2c Dilton Lopes.pdfArquivo em texto completo.1,67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.