| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/914| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Utilizando recursos audiovisuais como mediadores para ensinar a Teoria do Big Bang à luz da história e filosofia da ciência |
| Autor: | Carapiá, Dilton Lopes ![]() |
| Primeiro orientador: | Silva, Indianara Lima |
| Resumo: | Mesmo com todos os avanços tecnológicos proporcionados pela Ciência nos últimos séculos, ainda, observa-se pouca abordagem de objetos de conhecimento de Física Moderna e Contemporânea (FMC), nas escolas de Ensino Básico. Com intuito de contribuir para uma mudança nesse cenário, produzimos e aplicamos uma Sequência Didática (SD), apoiados na teoria de aprendizagem de Lev Vygotsky, para ensinar a Teoria do Big Bangà luz da História e Filosofia da Ciência (HFC). Com utilização de recursos audiovisuais, no processo de mediação, além da contextualização histórica e filosófica, buscamos a motivação necessária para dar significado aos signos a que almejamos internalizar. Assuntos, como o da Relatividade Restrita e Geral (RRG), aparecem como etapas da evolução do pensamento humano e corroboram para as mudanças da forma de ver e interpretar o mundo. |
| Abstract: | Even with all the technological advances provided by science in recent centuries, there is still little approach of Modern and Contemporary Physics (MCP) knowledge objects in basic education schools. Aiming at contributing to a change in this scenario, we produce and applied a Didactic Sequence (DS), supported by the learning theory of Lev Vygotsky, to teachthe theory of the Big Bang in the light of History and Philosophy of Science (HPC). Using audio-visual resources, in the process of mediation, as well as historical and philosophical contextualization, we seek the motivation needed to give meaning to the signs that we aim to internalize. Topics such as the Special and General Relativity (SGR), appear as stages of the evolution of human thought and corroborate changes in the way of seeing and interpreting the world. |
| Palavras-chave: | Ensino de Física Sequência Didática Teoria da Relatividade Restrita e Geral História e Filosofia da Ciência Teoria de aprendizagem de Vygotsky Physics Teaching Didactic Sequence Special and General Theory of Relativity History and Philosophy of Science Learning theory of Vygotsky |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA FISICA::FISICA GERAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
| Sigla da instituição: | UEFS |
| Departamento: | DEPARTAMENTO DE FÍSICA |
| Programa: | Mestrado Nacional Profissional em Física |
| Citação: | CARAPIÁ, Dilton Lopes. Utilizando recursos audiovisuais como mediadores para ensinar a Teoria do Big Bang à luz da história e filosofia da ciência. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Física)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/914 |
| Data de defesa: | 24-Jun-2016 |
| Aparece nas coleções: | Coleção UEFS |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CARAPIÁ%2c Dilton Lopes.pdf | Arquivo em texto completo. | 1,67 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.


