???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/915
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Descentralização na gestão pública da educação básica no Peru: as características da implementação do plano piloto e seus efeitos em La Molina e Imperial (2006-2011)
???metadata.dc.creator???: Vera Rojas, Haydeé Liliana 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Antonia Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação problematizou a descentralização da gestão da educação pública do Peru, notadamente a Educação Básica Regular (EBR), no marco da vigência do Plano Piloto de Municipalização, no período 2006-2011. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a descentralização da gestão e sua efetivação na vigência do Plano Piloto de Municipalização da Educação nos distritos de La Molina e Imperial Cañete, explorando as relações entre descentralização e modernização. Para orientar metodologicamente o estudo foram assumidas como categorias analíticas: gestão, descentralização e modernidade, por entendê-las como chaves interpretativas importantes para a compreensão do objeto de forma contextualizada e, por assim dizer, explorar as dimensões sócio-históricas, políticas e pedagógicas que ele (o objeto) encerra. A investigação utilizou como procedimento central a análise de documentos, tomando como fontes documentos oficiais, sejam impressos ou digitais, além de jornais. Complementarmente, recorreu-se, também, ao diálogo informal com pessoas atuantes nos órgãos oficiais, as quais deram pistas sobre a localização de documentos e fizeram comentários sobre a matéria em apreço. Os dados coletados e interpretados permitiram a constatação de que a aplicação da descentralização no Peru foi complexa e sofreu os efeitos da longa tradição centralista do país. A falta de consenso político e social sobre os objetivos a serem alcançados, além da frágil participação cidadã, mostraram-se como barreiras ao Plano Piloto de Municipalização da Educação (2006-2011), especialmente para as localidades com recursos escassos, como foi o caso de Imperial. Assim, o Peru seguiu com dificuldades para efetivar a descentralização e superar as grandes diferenças entre as escolas da capital e das províncias, da cidade e do campo. Deste modo, esta pesquisa constatou que o Plano Piloto de Municipalização da Educação projetava um olhar descentralizador de todos os serviços do Estado, com a finalidade de que os recursos pudessem ser usados de forma mais eficiente, efetiva e perto da população, porém, conservava condições improváveis para o alcance dos objetivos propostos, pois carecia das transferências financeiras ao Fundo de Compensação para a Municipalização (FONCOMUGE); capacidade técnica, pessoas para compor as equipes técnico-pedagógica e participação de outros atores sociais, o que foi marcando uma linha cheia de obstáculos para o seu bom desenvolvimento.
Abstract: The present investigation problematized the decentralization of the management of public education in Peru, particularly in the Regular Basic Education (EBR), within the framework of the validity of the Municipalization Pilot Plan, in the period 2006-2011. The general objective of the research is to analyze the decentralization of management and its effectiveness in the validity of the Municipalization Pilot Plan in the districts of La Molina and Imperial Cañete, exploring the relations between decentralization and modernization. To guide the study methodologically, they were assumed as analytical categories: management, decentralization and modernization, considering them as important interpretive keys for understanding the object in a contextualized way and, so to speak, exploring the socio-historical, political and pedagogical dimensions that the (the object) encloses. The investigation used as a central procedure the analysis of documents, taking as sources official documents, whether printed or digital, as well as newspapers. In addition, informal dialogue was also used with people acting on the official bodies, who gave clues about the location of documents and commented on the topic of interest. The data collected and interpreted allowed the verification that the application of decentralization in Peru was complex and suffered the effects of the long centralist tradition of the country. The lack of political and social consensus on the objectives to be achieved, in addition to the fragile citizen participation, showed barriers to the Pilot Plan for the Municipalization of Education (2006-2011), especially for localities with scarce resources, as was the case of Imperial. Thus, Peru continued to struggle to implement decentralization and overcome the great differences between the schools of the capital and the provinces, the city and the countryside. In this way, this research found that the Pilot Plan for the Municipalization of Education projected a decentralizing view of all State services, with the purpose that resources could be used more efficiently, effectively and close to the population, without However, it maintained improbable conditions for the achievement of the proposed objectives, since it lacked technical capacity, human resources and the participation of other social actors, which marked a line full of obstacles to its proper development.
Keywords: Gestão
Descentralização
Modernidade
Plano Piloto
Management
Decentralization
Modernity
Pilot Plan
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: ROJAS VERAS, Haydeé Liliana. Descentralização na gestão pública da educação básica no Peru: as características da implementação do plano piloto e seus efeitos em La Molina e Imperial (2006-2011). 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/915
Issue Date: 11-Mar-2019
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO FINAL PDF.pdfArquivo em texto completo.916.61 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.