???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/919
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoreira, Soane da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5978297657504563por
dc.contributor.advisor1Trinchão, Gláucia Maria Costa-
dc.date.accessioned2019-10-25T22:37:25Z-
dc.date.issued2017-11-23-
dc.identifier.citationMOREIRA, Soane da Silva. O desenho nos livros didáticos de matemática em braile: a geometria e o desenho geométrico para alunos com deficiência visual. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.2017.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/919-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo geral analisar os capítulos de Geometria e o Desenho Geométrico dos livros didáticos de Matemática do ensino fundamental escritos em braile, para entender como se processa o ensino e a aprendizagem em alunos cegos. Retratei o Desenho como disciplina escolar paralelamente com a análise dos livros didáticos de Matemática em braile, como base empírica, especificadamente os capítulos direcionados à Geometria, os que abordam as formas geométricas. Foquei, assim, em conceitos como acessibilidade à educação, educação especial, atendimento educacional especializado, in/exclusão e imagem mental. Destaquei os dados das editoras e autores identificados, para depois realizar a investigação dos mesmos. Visei o uso de uma abordagem qualitativa, com conversas informais com a direção e com alguns professores do Centro de Apoio Pedagógico e do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim sobre os alunos com deficiência visual que estudam em cada local, os materiais a que poderiam ter acesso em cada instituição, as metodologias utilizadas e outros temas que foram surgindo em relação a minha investigação. Os sujeitos envolvidos foram sete alunos com deficiência visual que estudam em uma escola regular da rede pública na cidade de Feira de Santana, o Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, e que participam do atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais, no mesmo local. Foram feitas assim as análises documentais e as entrevistas semiestruturadas. As imagens mentais já construídas pelos alunos cegos e experiências de vida são suportes valiosos nesse processo educacional. Os resultados mostram que as formas geométricas presentes nos livros didáticos de Matemática em braile auxiliam bastante no ensino/aprendizado da Geometria/Desenho Geométrico, e que o estudo conjunto é capaz de desenvolver o aluno de maneira interdisciplinar. Os estudantes com deficiência visual conseguem perceber as formas geométricas pelo tato e são capazes de adquirir novos conhecimentos através de outros sentidos, mas existem algumas figuras geométricas trabalhadas nesses livros que por si sós não conseguem fazer com que isso aconteça, sendo necessário o uso de outros recursos didáticos que visem representar essas figuras de uma forma mais concreta.por
dc.description.abstractThe purpose of the research was to analyze the chapters of Geometry and Geometric Drawing of Mathematics textbooks of elementary education written in braille, to understand how teaching and learning of the blind students is processed. I showed the Drawing as a school subject in parallel with the analysis of the textbooks of Mathematics in Braille, as an empirical basis, specifically the chapters directed to Geometry, those that deal with geometric forms. I focused on concepts such as accessibility to education, special education, specialized educational care, in / exclusion and mental image. I highlighted the data of the identified publishers and authors, and then carry out their investigation. I used a qualitative approach, with informal conversations with the direction and with some teachers of the Pedagogical Support Center and the Integrated Center of Municipal Education Professor Joselito Falcão de Amorim on the students with visual deficiency that study in each place, the materials to which could have access in each institution, the methodologies used and other topics that have arisen in relation to my research. The subjects involved were seven visually impaired students who study at a public school in the city of Feira de Santana, the Integrated Education Center of Professor Joselito Falcão de Amorim, and that participate in the specialized educational service in the multifunctional resource room, at the same place. Documentary analyzes and semi-structured interviews were done. The mental images already constructed by blind students and life experiences are valuable supports in this educational process. The results show that the geometric forms present in the textbooks of Mathematics in Braille help a lot in the teaching / learning of Geometry / Geometric Drawing, and that the joint study is able to develop the student in an interdisciplinary way. Students with visual impairment can perceive the geometric shapes by touch and they are able to acquire new knowledge through other senses, but there are some geometric figures worked on these books that alone can not make this happen, being necessary the use of others educational resources that aim to represent these figures in a more concrete way.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Matos Nascimento (brunomatos@uefs.br) on 2019-10-25T22:37:25Z No. of bitstreams: 1 SOANE_dissertação.pdf: 2677708 bytes, checksum: dc7c7e73b3e85d93089520c41da7ce96 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-25T22:37:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOANE_dissertação.pdf: 2677708 bytes, checksum: dc7c7e73b3e85d93089520c41da7ce96 (MD5) Previous issue date: 2017-11-23eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenhopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectIn/exclusãopor
dc.subjectImagem mentalpor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectDrawingeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectIn/exclusioneng
dc.subjectMental imageeng
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqARTES PLASTICAS::DESENHOpor
dc.titleO desenho nos livros didáticos de matemática em braile: a geometria e o desenho geométrico para alunos com deficiência visualpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOANE_dissertação.pdfarquivo em texto completo2.61 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.