???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/91
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Suely dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7921524883591323por
dc.contributor.advisor1Trinchão, Glaucia Maria Costa-
dc.date.accessioned2015-07-24T23:43:40Z-
dc.date.issued2014-03-31-
dc.identifier.citationSOUZA, Suely dos Santos. O livro didático e as influências ideológicas das imagens: por uma educação que contemple a diversidade social e cultural. 2014. 188 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/91-
dc.description.resumoEste estudo propõe um diálogo interdisciplinar entre os campos da Educação e do Desenho, este último, compreendido como linguagem e conhecimento, aqui se traduz enquanto imagem. Busca-se subsidiar educadores na compreensão e no trato do conteúdo imagético de livros didáticos, principalmente, os de História utilizados no 5º ano do Ensino Fundamental, pois os mesmos trazem os princípios da construção social e cultural da nossa nação e foram indicados pelo PNLD por meio do Guia do Livro Didático, triênio 2010-2012, para serem adotados na rede pública de ensino brasileira. Acredita-se na importância pedagógica da imagem e sua contribuição para se trabalhar o imaginário, a memória e a identificação de elementos sociais e culturais, e na sua capacidade de transmissão de conteúdos, códigos, signos e significados, convertidos em discursos que dissimulam relações de poder, estereótipos e preconceitos, em uma relação de não alteridade e de desrespeito as diferenças. Nesse aspecto, o objetivo do estudo é identificar e analisar concepções ideológicas que denotam racismo, estereótipos, preconceitos, e discriminação em relação ao povo negro, nas imagens de livros de História do 5º ano do Ensino Fundamental, utilizados na rede pública de ensino. Foram selecionados três livros didáticos, História Projeto Pitanguá, História Projeto Buriti e História, Bahia e destes, nas unidades referentes ao período da Colonização e da Regência, quatro imagens, dos autores Debret, Spix e Martius, Rugendas e Guillobel, foram selecionadas, por serem as mesmas recorrentemente utilizadas em livros didáticos de história quando se trata de questões sócio-culturais do povo negro. Para o trato dessas imagens foi adotada a metodologia qualitativa associada ao método iconográfico de Análise de Imagens, de Erwin Panofsky, e ao método de Análise de Discurso, da linha fundada por Michael Pêcheux de modo a refletir sobre a composição dessas imagens e a multiplicidade de sentidos que elas desvelam. Este estudo contribui para a reflexão sobre a importância do diálogo interdisciplinar na compreensão das representações visuais impressas no livro didático, que podem exteriorizar concepções discriminatórias e que precisam ser desvendadas e desconstruídas. Conclui-se que, não obstante as muitas lutas e reflexões empreendidas pelos movimentos sociais negros e pela academia, esses livros ainda hoje reproduzem e disseminam concepções ideológicas etnocêntricas que precisam ser erradicadas na busca pela construção de uma sociedade realmente justa e igualitária.por
dc.description.abstractThis study presents an interdisciplinary dialogue between the Education and Design areas, in which, this latter is understood as language and knowledge, here means an image. The aim is to support educators in understanding and addressing the imagistic content of textbooks, especially, the History books which are used in the 5th grade of the Elementary School, because they present the principles of social and cultural construction of our nation and were indicated by the PNLD through the Textbook Guide, 2010-2012 triennium, to be adopted in the Brazilian public education. It is believed the pedagogical importance of image and its contribution to work the imaginary, memory and identification of social and cultural elements, and its capacity to transmit contents, codes, signs and meanings, converted into discourses that dissimulate power relations, stereotypes and prejudices, in a relation of not alterity and disrespect to the differences. In this aspect, the objective of the study is to identify and analyze ideological conceptions that denote racism, stereotypes, prejudice, and discrimination against the black people, in the images of the History books of the 5th year of elementary school, used in public education. Three textbooks, História Projeto Pitanguá, História Projeto Buriti and História, Bahia, were selected, and in these materials, four images of authors, like Debret, Spix and Martius, Rugendas and Guillobel, were chosen in the units concerning to the Colonization and the Regency period, because they are repeatedly the same used in History textbooks, when they refer to the socio-cultural issues of the black people. For the analysis of these images was adopted the qualitative methodology, associated with the iconographic method of Image Analysis, by Erwin Panofsky, and the Discourse Analysis method, from the line that was founded by Michael Pêcheux, which enables the reflection about the composition of these images and the multiplicity of meanings they unveil. This study contributes to the debate about the importance of the interdisciplinary dialogue in the understanding of the printed visual representations in the textbook, which can externalize discriminatory conceptions that need to be elucidated and deconstructed. It was concluded that, despite the many struggles and considerations undertaken by the black social movements and the Academy, these books still have been reproducing and disseminating ethnocentric ideological conceptions that need to be eradicated in the seek for the construction of a truly equal and just society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Natalie Mendes (nataliermendes@gmail.com) on 2015-07-24T23:43:40Z No. of bitstreams: 1 O LIVRO DIDÁTICO E AS INFLUÊNCIAS IDEOLÓGICAS DAS IMAGENS POR UMA EDUCAÇÃO QUE CONTEMPLE A DIVERSIDADE SOCIAL E CULTURAL.pdf: 2415317 bytes, checksum: 2ee24983beb12a053af481fbce83f12d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-07-24T23:43:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O LIVRO DIDÁTICO E AS INFLUÊNCIAS IDEOLÓGICAS DAS IMAGENS POR UMA EDUCAÇÃO QUE CONTEMPLE A DIVERSIDADE SOCIAL E CULTURAL.pdf: 2415317 bytes, checksum: 2ee24983beb12a053af481fbce83f12d (MD5) Previous issue date: 2014-03-31eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Desenhopor
dc.subjectEducation and designeng
dc.subjectIdeologiaspor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectAnálise de imagenspor
dc.subjectIdeologieseng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectImage analysiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO livro didático e as influências ideológicas das imagens: por uma educação que contemple a diversidade social e culturalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.