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dc.creatorSantos, Victor Lima Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794984684527743por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Clóvis Frederico Ramaiana Moraes-
dc.date.accessioned2019-11-06T19:05:12Z-
dc.date.issued2019-08-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Victor Lima Pereira. História, verdade, ficção: fronteiras epistemológicas no romance de Jorge Amado. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em História)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/923-
dc.description.resumoNas zonas fronteiriças da História e da Literatura, o trabalho aborda os nexos históricos construídos no ciclo do cacau de Jorge Amado, conjunto de romances que tomam o Sul da Bahia como espaço diegético e cujas narrativas se passam no início do século XX. O escritor propõe significados a respeito do passado do Sul da Bahia, utilizando referenciais fundamentalmente associados à construção simbólica do lugar enquanto região. Para entendermos como a instituição de uma região está associada às interações entre representação literária e relações de poder que vigoraram e impuseram projetos próprios de sociedade, levamos em consideração a capacidade que possuem de selecionar e perpetuar constructos imagéticos específicos, em detrimento de outros, postos à margem. Junto a isso, percebemos que Jorge Amado interpretou a história da região à medida que seus romances falam do surgimento de povoados, do mito de origem regional e de como o desenvolvimento urbano e a modernidade transformaram a paisagem e as sociabilidades do lugar. Atentos aos significados históricos que a literatura tem a capacidade de mobilizar, comparamos História e Literatura, seus propósitos, limites, diretrizes e possibilidades. Através de uma variada contribuição teórica de textos historiográficos, sociológicos, filosóficos e literários, analisamos Cacau (1933), Terras do Sem Fim (1943), São Jorge dos Ihéus (1944), Gabriela, cravo e canela (1958) e Tocaia Grande (1984), em busca dos significados que a literatura amadiana alimenta em torno do Sul Baiano. Com isso, traçamos percursos interdisciplinares que aventam o estatuto da historiografia, partindo da percepção de que os choques entre as diferentes instâncias de enunciação da realidade, inclusive a História, são inevitáveis e potencialmente produtivos.por
dc.description.abstractFrom inside the border areas of History and Literature, this work approaches the historical senses built in Jorge Amado’s ciclo do cacau, a collection of novels that takes Southern Bahia as their diegetic space and which narratives take place at the beggining of the 20th century. The author proposes meanings regarding Southern Bahia’s past, using benchmarks profoundly associated with the symbolical making of the space as a region. In order to comprehend how the instituting of a region is connected to interactions between literary representations and power relations that vigorated and enforced particular society projects, we are considering the capacity they detain of selecting and perpetuating specific imagetical constructs at the expense of others, which are marginalized. In addition, we reckon that Jorge Amado interpreted the region’s history as his novels address the founding of communities, regional origin myth and how urban development and modernity transformed the place’s landscapes and sociabilities. Attentive to the historical meanings that literature is able to mobilize, we compare History and Literature, their purposes, limits, policies and possibilities. Through a diverse theoretical contribution from historiographic, sociologic, phylosophic and literary texts, we analyse Cacau (1933), Terras do Sem Fim (1943), São Jorge dos Ihéus (1944), Gabriela, cravo e canela (1958) e Tocaia Grande (1984), seeking the meanings which amadian literature arouses over Southern Bahia. Furthermore, we trace interdisciplinary routes which ventilate the historiography status, assuming that the clash of different reality enunciating instances, such as History itself, are inevitable and potentially productive.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Carolina Neves (carolinapon@uefs.br) on 2019-11-06T19:05:12Z No. of bitstreams: 1 DissertaçãoVictor Lima.pdf: 1059151 bytes, checksum: b79bee1a60319f8ecabfd8a4da7811c6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-06T19:05:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissertaçãoVictor Lima.pdf: 1059151 bytes, checksum: b79bee1a60319f8ecabfd8a4da7811c6 (MD5) Previous issue date: 2019-08-09eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistoriografiapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectRegiãopor
dc.subjectTeoriapor
dc.subjectHistoriographyeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectRegioneng
dc.subjectTheoryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleHistória, verdade, ficção: fronteiras epistemológicas no romance de Jorge Amadopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

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