???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/93
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A relação teoria e prática na formação do pedagogo à luz do materialismo histórico-dialético
???metadata.dc.creator???: Santos, Manoel Gonçalves dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Jesus, Wilson Pereira de
???metadata.dc.description.resumo???: A qualidade da formação de professores é atualmente muito questionada e discutida por pesquisadores do Brasil e do mundo, tendo em vista a importância que é atribuída à educação neste cenário social caracterizado pela expansão da globalização e mundialização do capital. Nesse debate sobre qualificação docente a temática da relação teoria e prática tem ganhado relevância, haja vista o potencial formativo de que este binômio se reveste, bem como pela perspectiva dicotômica com a qual o mesmo historicamente tem sido conduzido em configurações curriculares e práticas de formação. Tomando este cenário como motivação, a investigação decorre da seguinte questão: Quais as implicações da organização curricular e pedagógica do curso de Pedagogia da UEFS no processo de apropriação da relação teoria e prática realizado pelos estudantes desse curso? Enquanto orientação teórica e epistemológica, a pesquisa está pautada em princípios do materialismo histórico-dialético. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo lócus é o curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana/Bahia, e os sujeitos são 47 estudantes cursando o sétimo ou o oitavo semestre. Os dados derivam da aplicação de questionário e de análise documental do Projeto Político-Pedagógico do curso. O quadro teórico-conceitual inclui uma incursão histórica que explicita o processo de estruturação dos conceitos de teoria e de prática na história do conhecimento, e alguns desdobramentos das relações oriundas destes conceitos na configuração e interpretação da realidade. Inclui, ainda, uma análise histórica e crítico-política da influência dos interesses das classes sociais dominantes, calcados no domínio e expansão do capital, no direcionamento do Estado brasileiro, e de que forma estes interesses vêm se reverberando na formação docente. Buscando problematizar a realidade do nosso campo empírico no tocante à temática em tela, bem como tentando demarcar princípios formativos alinhados ao lastro teórico que norteia a pesquisa, foram utilizados como interlocutores, dentre outros, os seguintes autores: Adolfo Sanches Vásquez, Dermeval Saviani, Luis Carlos de Freitas, Leda Sheibe, Selma Garrido Pimenta e Iria Brzezinski. Os resultados permitem inferir que as implicações em questão repercutem sobre a formação política e sobre a formação técnica dos futuros professores, entendidas como dimensões que se complementam. Na primeira dimensão, tomando como ideal maior de formação a superação do modo capitalista de produção, notou-se que a proposta do curso referenda um direcionamento emancipatório, mas não define explicitamente a qual projeto histórico de formação se filia, se àquele legitimador dos ditames do capital, ou o seu contrário. Compreende-se que tal indefinição pode estar concorrendo para que os seus estudantes compartilhem, como os dados revelam, de uma visão de função social da escola inscrita nos marcos do capital, bem como de uma concepção de relação teoria e prática circunscrita preponderantemente no modelo de formação constituído pela racionalidade técnica e pela racionalidade prática, ambos balizadores de um fazer docente que não realça a nuance político-ideológica da educação, embora se perceba indícios de um movimento de construção de uma visão pautada na epistemologia da práxis. Quanto às repercussões sobre a dimensão técnica, entendida como processo de conhecer para saber fazer, os achados indicam uma percepção positiva dos estudantes sobre os conhecimentos estudados para a ampliação de sua visão sobre a realidade do ofício em que atuarão. Contudo, suas vozes revelam, precipuamente, a existência de uma dicotomia no trato da teoria e da prática no curso, apontando para problemas relacionados ao trabalho pedagógico e docente, e indicando a necessidade de o curso pensar, institucionalizar e operacionalizar um trabalho coletivo e interdisciplinar, de maneira a, fazendo valer o que pressupõe o seu PPP, favorecer a uma efetiva apropriação da relação teoria e prática pelos estudantes e, por conseguinte, uma melhor instrumentalização política e técnica desses futuros profissionais da educação básica.
Abstract: The quality of teacher education is currently too questioned and discussed by researchers from Brazil and the world, in view of the importance that is attributed to education in this social scenario characterized by the expansion of globalization and the globalization of capital. In this discussion about the teacher qualification, the theme of the relationship between theory and practice has gained relevance, considering the formative potential of this binomial is coated, as well as by the dichotomous perspective with which the same has historically been conducted in curriculum settings and training practices. Taking this scenario as motivation, the investigation stems from the following question: What are the implications of the curricular and pedagogical organization of the course in pedagogy of UEFS in the process of appropriation of the relation theory and practice realized by the students of this course? While theoretical and epistemological orientation, this research is based on principles of historical- dialectic materialism. It is a qualitative research, whose lócus is the course of pedagogy of the Universidade Estadual de Feira de Santana/Bahia, and the subjects are 47 students attending the seventh or the eighth semester. The data derive from the application of a questionnaire and documentary analysis of pedagogical political project of course. The theoretical-conceptual framework includes a historical foray that explains the process of structuring the concepts of theory and practice in the history of knowledge, and some eployment of relations arising from these concepts in the configuration and interpretation of reality. Also includes a historical and critical- political analysis of the influence of the interests of the dominant social classes, based in the dominion and expansion of capital, of the Brazilian State, and how these interests have been reverberating in teacher education. Seeking to problematize the reality of our empirical field regarding the theme on screen, as well as trying to demarcate formative principles aligned to theoretical ballast that guides the research, were used as interlocutors, among others, the following authors: Adolfo Sanchez Vasquez, Dermeval Saviani, Luis Carlos de Freitas, Leda Sheibe, Selma Garrido Pimenta and Iria Brzezinski. The results allow to infer that the implications in question have an impact on the training politic and on the technical training of future teachers, understood as complementary dimensions. In the first dimension, taking as a higher ideal of training overcome capitalist mode of production, it was noted that the proposal of the course a countersignature emancipatory direction, but does not define explicitly which joins training history project, if one legitimating of the dictates of capital, or its opposite. It is understandable that such vagueness can be competing for its students to share, as the data show, a vision of the social function of school entered in the capital's landmarks, as well as a concept of relationship between theory and practice circumscribed preponderantly on training model constituted consisting of technical rationality and practical rationality, both hallmarks of teaching practice which does not enhance the ideological and political nuance of education, although noticed signs of a building movement of a vision based on the epistemology of praxis. Regarding the repercussions on the technical dimension, while meeting process to know how to do, the findings indicate a positive perception from the students about the knowledge studied for the expansion of their vision about the reality of the craft in which they will operate. However, their voices reveal, primarily, the existence of a dichotomy of the bargain theory and practice on the course, pointing to problems related to pedagogical work and teaching, and indicating the need for the course thinking, institutionalize and operationalize a collective and interdisciplinary work in such a way, enforcing what assumes its pedagogical political project, to promote effective appropriation of the relationship between theory and practice by students and therefore a better political and technical instrumentalization of these future professionals of basic education.
Keywords: Formação de professores
Teacher education
Teoria e prática
Materialismo histórico-dialético
Práxis
Curso de pedagogia
Theory and practice
Historical and dialectical materialism
Praxis
Course in pedagogy
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: SANTOS, Manoel Gonçalves dos. A relação teoria e prática na formação do pedagogo à luz do materialismo histórico-dialético. 2014. 176 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/93
Issue Date: 12-Mar-2014
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Manoel Gonçalves dos Santos Versão Final.pdfArquivo em texto completo2.98 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.