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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ciência, raça e literatura : tertúlia dialógica científica nas oficinas do ProEMI
???metadata.dc.creator???: Pereira, José Marcos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barzano, Marco Antônio Leandro
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação versa sobre uma experiência de estímulo à formação leitora através da metodologia tertúlia dialógica científica vivenciada com jovens do Ensino Médio de uma escola pública situada no interior da Bahia, tendo como sujeitos os participantes do Programa Ensino Médio Inovador. Inicialmente foi feito uma abordagem sobre o processo histórico da invenção da escrita como forma de suprir a necessidade de comunicação atemporal como registro da vivência cotidiana e transmissão de conhecimentos e em seguida foi implementada a Tertúlia Dialógica Científica como metodologia de estímulo à compreensão leitora por meio de leituras compartilhadas com a socialização da compreensão do texto; para tanto foi utilizado o romance naturalista “O Cortiço”pela sua rica narrativa e abordagem da questão racial no Brasil no Século XIX. Nessa experiência tambémé apresentado o autor desta obra, Aluísio Azevedo, por conta de sua postura vanguardista nas questões políticas e sociais como crítico ferrenho do regime escravocrata e da Monarquia. A metodologia foi pautada na pesquisa-ação, inserida na abordagem qualitativa numa perspectiva analítico descritiva, dividida em duas fases, a primeira de caráter exploratório para detectar o nível de leitura em que se encontravam os sujeitos da pesquisa e a segunda fase foi constituída da produção e análise dos dados coletados durante a realização de oficinas baseadas nos pressupostos da tertúlia dialógica associando as situações vivenciadas pelos personagens do OCortiçocomo questões geradoras de interpretações que remetessem aos conhecimentos de Ciências e Biologia, promovendo também reflexões sobre questões ligadas ao racismo científico e determinismo social. Essa pesquisa recomenda a aplicação da Tertúlia Dialógica Científica como uma metodologia de fomento à formação leitora, nas diversas e variadas agências de promoção do conhecimento, uma vez que promoveu intercâmbios de saberes estimulando a autonomia dos sujeitos envolvidos nas análises dos textos trabalhados, já que uma das premissas básicas dessa metodologia é o estímulo à livre interpretação, dessa forma essa atividade despertou a autonomia e o senso crítico dos participantes, pré-requisitos básicos para a formação de sujeitos capazes de corresponder as demandas sociais. Nesse sentido, as atividades de leitura nessa perspectiva diferenciada tendem a promover a aprendizagem, pois estabelecem pontes entre os fatos descritos nos textos científicos da literatura universal com os fatos da vida real, tornando assim a aprendizagem mais significativa.
Abstract: This dissertation deals with an experience of stimulating reading education through the scientific dialogical tertúlia methodology experienced with high school youths from a public school located in the interior of Bahia, having as participants or participants of the Innovative High School Program. Initially, an approach was made to the historical process of invention of writing, as a way to meet the need for timeless communication, such as the recording of everyday experience and the transmission of knowledge, and then it was implemented in the Scientific Dialogic Tertúlia as the methodology. the use of the reader through shared readings with socialization of the comprehension of the text; To this end, the naturalist novel “OCortiço” was used for its rich narrative and approach to racial issues in Brazil in the 19th century. In this experience is also presented or author of this work, Aluísio Azevedo, for his avant-garde approach to political and social issues as fierce criticism of the slave regime and the monarchy. The methodology was based on action research, inserted in the qualitative approach in descriptive analytical perspective, divided into two phases, the first of exploratory character to detect the reading level in which the research studies were found and the second phase was the production and analysis of data collected during workshops used in the assumptions of dialogic dialogue associated with situations experienced by characters of Cortiço, as questions that generate interpretations that refer to the studies of science and biology, also promoting reflections on issues related to scientific racism and social determinism. . This research recommends the application of the Scientific Dialogic Tertúlia, as a methodology for fostering reading education, in the various and varied applications of knowledge promotion, since it promotes exchanges of flavors that stimulate the ability of performances in the analysis of worked texts, since One of the basic premises of this methodology or stimulus to interpretation, thus this activity awakens the capacity and critical sense of the participants, basic prerequisites for the formation of individuals able to respond as social demands. In this sense, as reading activities in this different perspective can promote learning, the bridges established between facts are detected in the scientific texts of universal literature with real life facts, thus being the most significant learning.
Keywords: Tertúlia Científica
Leitura
O Cortiço
Aluísio Azevedo
ProEmi
Racismo científico
Scientific Tertúlia
Reading
The tenement
Scientific racism
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: PEREIRA, José Marcos. Ciência, raça e literatura : tertúlia dialógica científica nas oficinas do ProEMI. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/935
Issue Date: 23-Sep-2019
Appears in Collections:Coleção UEFS

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