???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/942
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rios, Lucivania Silva Lopes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0343510876752115 | por |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Antonilma Santos Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-12T21:52:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-13 | - |
dc.identifier.citation | RIOS, Lucivania Silva Lopes. Sendas do letramento literário pela magia do romance: uma proposta de intervenção. 2019. 235 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/942 | - |
dc.description.resumo | Nesta dissertação, apresentamos os resultados do projeto de intervenção intitulado “Sendas do Letramento Literário pela magia do romance: uma proposta de intervenção”, aplicado em uma turma de 9° ano, do Ensino Fundamental II, de uma escola pública na zona rural de Conceição do Coité - BA. A ideia surgiu de uma inquietação diante da dificuldade de alunos no que tange à leitura de romance. Frente a tal contexto, houve a necessidade de elaboração de uma proposta metodológica, na perspectiva do letramento literário, no desejo de contribuir para a ampliação leitora dos alunos e aproximá-los desse gênero. Para fundamentação teórica da referida intervenção foram feitas várias consultas: Soares (2002), Kleiman (2006; 2011), Street (2014) e Rojo (2009; 2012) versando sobre os estudos de (multi)letramentos; Failla (2006) e Antunes (2003) discutindo a dimensão social da leitura e sua perspectiva de ensino; Lajolo (1988), Zilberman (1991) e Todorov (2009) mostrando a importância do texto literário na sala de aula; os PCNs-LP (1998), Marcuschi (2008), Dolz e Schneuwly (2004) explorando a perspectiva e aplicação dos gêneros; e Bakhtin (1997), apresentando as classificações e base teórica do romance. A proposta foi organizada em Sequência Didática, norteada teoricamente por Cosson (2014), encaminhando o trabalho de leitura do romance “A menina que cavava com a caneta”, de Sarah Correia, permitindo o diálogo com “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e com outras obras. Os procedimentos metodológicos privilegiaram a leitura e discussão dos capítulos do romance por meio rodas de conversa, círculos de leitura, visita à cidade que inspirou o cenário do romance, entrevista com autora da obra, contação de histórias e produção de fanfics, as quais foram postadas em plataformas digitais. A proposta centrou-se na perspectiva intersemiótica, possibilitando o contato com outros gêneros e outras linguagens. Os resultados apontaram aproximação dos alunos com o romance, mudança na dinâmica das aulas de Língua Portuguesa, estreitamento nas relações socioafetivas e percepção da relevância da literatura na vida dos sujeitos. Tendo em vista a função social que tem a leitura literária para a emancipação do ser, considera-se que esta proposta constitui-se uma importante alternativa para a humanização e formação crítica do leitor literário. | por |
dc.description.abstract | We opted to write this dissertation to contribute to the process of forming critical literary readers. So we decided to elaborate a project of intervention with the title – “Ways of literary literacy through the magic of the novel: a proposal of intervention”, which has been applied to a nine group of a public elementary school (9° ano do Ensino Fundamental II), located at the rural area of Conceição do Coite – Bahia. The idea came out to us from some trouble on the part of students before reading a novel. Then, to present results, we thought of a methodological proposal to go ahead to a literary literacy in order to contribute to the spread of reading activities, and also to put students closer to the novel genre. To give a theoretical basis to the above-mentioned intervention, we had the opportunity to develop the work by reading Soares (2002), Kleiman (2006; 2011), Street (2014), and Rojo (2009; 2012) who speaks about multi-literacy; Failla (2006) and Antunes (2003) who discusses the social dimension of reading and its teaching perspective; and Todorov (2009) who stands out the relevance of the literary text in class; PCNs-Lp (1998), Marcuschi (2008), Dolz and Schneuwly (2004) who explore the perspective and application of genres, and also Bakhtin (1997) who presents classifications and a theoretical basis for the novel. So we organized this proposal, in a didatic sequence, based upon Cosson’s theory (2014), about the reading of the novel – “A menina que cavava com a caneta” by Sarah Correia, which permitted a dialogue with – “Capitães de Areia” by Jorge Amado, and also wih other titles. The methoddogical procedures favored the reading and discussion of the chapters of the novel, through chatting, reading circles, visiting the inspiring city of the setting of the novel, interviews with the author of the book, story – telling and fanfics production, which were posted on digital platforms. It is important to say that we centered the work on an intersemiotics perspective, what possibilited a contact with other genres and other languages. We can also stand out that results from the research pointed at: a good relationship between students and the novel, changing of activities in the classroom, social-affective behaviors among students, and perception of how literature is important to human beings. Taking into consideration the social function of lirerary reading for people’s emancipation, we can say that what we propose is such a good alternative to humanizing and forming critical literary readers. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Bruno Matos Nascimento (brunomatos@uefs.br) on 2019-12-12T21:52:57Z No. of bitstreams: 1 SENDAS DO LETRAMENTO LITERÁRIO PELA MAGIA DO ROMANCE - UM PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.pdf: 20725820 bytes, checksum: dab873731842ed57e39f625261ad66ad (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-12-12T21:52:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SENDAS DO LETRAMENTO LITERÁRIO PELA MAGIA DO ROMANCE - UM PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.pdf: 20725820 bytes, checksum: dab873731842ed57e39f625261ad66ad (MD5) Previous issue date: 2019-03-13 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Feira de Santana | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEFS | por |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Leitura literária | por |
dc.subject | Gênero romance | por |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | Literary reading | eng |
dc.subject | Novel genre | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.title | Sendas do letramento literário pela magia do romance: uma proposta de intervenção | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SENDAS DO LETRAMENTO LITERÁRIO PELA MAGIA DO ROMANCE - UM PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.pdf | Arquivo em texto completo | 20.24 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.