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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O Facebook na sala de aula : uma proposta de escrita nas aulas de língua portuguesa : uma proposta de revitalização
???metadata.dc.creator???: Nascimento, Cristiane Paim da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Portela, Girlene Lima
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo é uma proposta de intervenção que apresenta discussões sobre o uso do Facebook como recurso didático/pedagógico, concentrando-se na leitura e na produção de textos no ambiente virtual, considerando para isso, os letramentos digitais no ensino como é proposto por Coscarelli (2009; 2016); Marcuschi (2008); Ribeiro (2016); Rojo (2012); Santaella (2014), dentre outros estudiosos. Desenvolvido no âmbito do Profletras/UEFS este estudo teve o objetivo de propor atividades de leitura e de escrita em torno do gênero digital post junto a uma turma do 9º ano de uma escola pública de Feira de Santana-BA, concretizado através de uma sequência didática que possibilitou, aos alunos, explorarem o universo digital, reconhecendo o post como um gênero híbrido ou multimodal, como preconizam Bakhtin (2011) e Bonini (2011), dentre outros. Além dos pesquisadores que se debruçam sobre o Letramento e sobre o Gênero, outros teóricos também estão em consonância com as ideias apresentadas neste estudo, a exemplo de Freire (2008); Koch (2010); Soares (2000); Marcuschi (2003), bem como documentos oficiais como os PCNs (1997, 1998), os quais foram consultados por entendermos que é preciso inserir a escola no meio digital online, adequando-a ao novo contexto social e de aprendizagem; além de implementar práticas pedagógicas inovadoras com vistas à criação de novos comportamentos de leitores e escritores de textos nas aulas de língua. A utilização do Facebook como espaço de ensino desperta nos alunos maior interesse em participar e possibilita ações nas quais os mesmos se apropriam do conhecimento, aprimoram e diversificam suas práticas de leitura e de escrita com maior autonomia e criticidade, tanto no espaço escolar quanto socialmente. Contudo, considerando a análise dos dados, tais resultados nos leva a sugerir novos estudos acerca dessa temática, visando dirimir as dificuldades apontadas, a fim de rever ações e estratégias que ampliem a capacidade leitora e escritora de alunos no que tange a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de línguas na escola.
Abstract: This study is an intervention proposal that presents discussions about the use of Facebook as a didactic-pedagogical resource, it focus on reading and text production in virtual environments, considering to this, digital literacy on teaching as proposed to Coscarelli (2009; 2016); Marcuschi (2008); Ribeiro (2016); Rojo (2012); Santaella (2014) and other authors. Developed in the scope of Profletras/UEFS, this study aimed to propose reading and writing activities of the digital genre ‘post’ with 9th grade students of a public school in Feira de Santana, Bahia, Brazil. The research, with an interventionist nature, was accomplished by didactic sequence activities of reading and text production that enabled the students to explore the digital universe and to recognize the post as a hybrid or multimodal genre like Baktin (2011), Bonini (2011) and others profess. Besides the researchers about Literacy and Genre, also other theorists are in consonance with the ideas presented by this study, like Certeau (2014), Freire (2008), Kock (2010), Soares (2000) and Marcuschi (2003). Official documents like National Curricular Parameters (PCNs, 1997/1998) were also consulted because of the understanding the necessity of inserting the school on online digital media, adapting it to the new social and learning contexto, in addition to implement innovative pedagogical practices with the objective of developing new behaviors to readers and text writers on language classes. Despite all the care and effort implemented during the past two years of dedication to the presente study, the data analysis pointed to a low performance of the discursive competence of the majority of the students during the online interaction. This result was surprising since the use of Facebook as a teaching space should awaken in them a greater interest in participating and enabling actions in which they would appropriate knowledge, improving and diversifying their reading and writing practices with greater autonomy and criticality, both in school and socially. This is not to say that there was no progress to be considered in the data analysis. However, these results lead us to suggest new studies on this subject, aiming to resolve the difficulties pointed out, in order to review actions and strategies that increase the student's reading and writing capacity in improving the quality of language teaching and learning in the school.
Keywords: Ensino-aprendizagem de leitura/escrita
Letramentos
Post
Interação
Teaching-learning of Reading and writing
Literacy
Post
Interaction
???metadata.dc.subject.cnpq???: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Letras
Citation: NASCIMENTO, Cristiane Paim da Silva. O Facebook na sala de aula : uma proposta de escrita nas aulas de língua portuguesa : uma proposta de revitalização. 2019. 157. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/944
Issue Date: 12-Mar-2019
Appears in Collections:Coleção UEFS

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